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    Cinco Graças
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    3,6
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    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Cinegrafando

    por Ingrid Xavier

    Outro trunfo do trabalho de Deniz Ergüven é o roteiro [...] O texto não se perde em fofuras e rebeldias adolescentes. Em grandes momentos na narrativa as roteiristas nos fazem encarar, sem meias palavras, a dureza da situação. Em outros momentos tudo se diz sem uma palavra sequer.

    A crítica completa está disponível no site Cinegrafando

    Quarto Ato

    por Arthur Gadelha

    “Cinco Graças” é incrivelmente emocionante. O quinteto de atrizes parece tão à vontade em cena que a aceitação é rápida. Ao alcançar um envolvimento absurdo entre ficção e plateia, rimos, choramos e nos desesperamos. Estamos em cena.

    A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

    Cinemascope

    por Joyce Pais

    A cumplicidade e irmandade entre elas traz à tona a força do grupo e evidencia a enorme sinergia entre as atrizes, donas de belezas desconcertantes, diga-se de passagem. Me custou acreditar que elas não eram realmente irmãs na vida real.

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Almanaque Virtual

    por Zeca Seabra

    Apesar de a mensagem ser claramente feminista, Deniz não abre mão de uma linguagem poética ao comparar as irmãs à uma bela flor que aos poucos vai perdendo suas pétalas.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    New York Times

    por Nicolas Rapold

    O conjunto de jovens atrizes é uma presença constantemente inquieta e muito real, e a perspectiva é filtrada principalmente através da insolente Lale, mas também através do elenco todo - como uma amorosa equipe.

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    Screen International

    por Tim Grierson

    Em "Cinco Graças", o que começa como um olhar perspicaz sobre o espírito rebelde de cinco jovens moças que vão na contramão da maneira restritiva na qual foram criadas, logo torna-se uma narrativa muito mais profunda, emocionante e sensível.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Guardian

    por Jordan Hoffman

    Ainda que o tema seja muito tenso, o filme não deixa de possuir ternura e uma ocasional leveza [...] "Cinco Graças" é um longa emocionante e um filme que com certeza criará alguma controvérsia...

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Hollywood Reporter

    por David Rooney

    O poder silencioso da história vem de sua observação sensível dos personagens como normais, mulheres modernas jovens emancipadas, com desejos e curiosidades saudáveis [...]

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    The Playlist

    por Jessica Kiang

    A via exuberante e cheia de energia que transborda da tela, assim como a química natural entre as jovens atrizes são razões poderosas para você ver "Cinco Graças"...

    A crítica completa está disponível no site The Playlist

    Télérama

    por Mathilde Blottière

    Um primeiro filme empolgante no qual transborda o tempo inteiro a sensualidade das irmãs fugitivas. Desde o início, com uma magnífica cena de banho, [a diretora] celebra a feminilidade explosiva (mas não agressiva) que tanto incomoda os conservadores...

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Variety

    por Jay Weissberg

    [...] alguns podem argumentar sobre o talento do diretor ou de sua decisão em escalar grande parte do elenco com jovens e desconhecidas mulheres. [o filme vai] vai passear pelos campos frutíferos dos festivais e encontrar abrigo nas salas de arte da Europa.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Contrastando com a dureza de seu confinamento, a própria beleza e desabrochar, inclusive sexual, das meninas bate na tela com força, assim como sua luta por pequenas brechas que possam dar vazão a sua energia represada.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Papo de Cinema

    por Leonardo Ribeiro

    Com um olhar atento e uma câmera que se movimenta com fluidez, Ergüven registra os momentos de cumplicidade entre as personagens com bastante delicadeza, o que faz com que suas descobertas – sobre o sexo, paixão, desilusão, perda – surjam com naturalidade.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Critikat.com

    por Raphaëlle Pireyre

    A bela ideia do filme é adotar o ponto de vista da filha mais jovem [...] Pode-se criticar o fato que o filme não consiga transmitir a sensação de clausura, e que adote exemplos redundantes através da voz off, combinada com um roteiro convencional demais...

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin Oricchio

    A diretora Deniz Gamze Ergüven, nessa que é sua estreia, impõe certo frescor à história. [...] Desse modo, o filme torna-se agradável. Embora, mesmo em seus momentos trágicos, seja superficial.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por Daniel Schenker

    "Cinco Graças" é mais importante pela contundência do tema do que por seus méritos artísticos. Falta um pouco de singularidade no modo como a história é contada. Determinados lances, como a relação abusiva entre o tio e as meninas, não são abordados com suficiente precisão.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    Certamente feminista, o filme nunca pesa na mensagem, apenas retrata os fatos de maneira bem poética, muito ajudado por um elenco encantador (aliás o título nacional se ajusta a isso).

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Zero Hora

    por Marcelo Perrone

    Deniz procura destacar nesse país onde predomina a fé islâmica duas realidades: uma porção cosmopolita e mais liberal sintonizadas com o Ocidente e outra mais atada às tradições seculares conservadoras [...] Mas a diretora expõe esse contraste sem maior complexidade...

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Chicago Sun-Times

    por Barbara VanDerBurgh

    O diretor Deniz Gamze Erguven dirigindo seu primeiro longa, indicado pelo seu país à uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro, é fortemente inspirado pela estréia de outra cineasta: Sofia Coppola, em "As Virgens Suicidas" [...]

    A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

    Folha de São Paulo

    por Cássio Starling Carlos

    É difícil não simpatizar com a meiguice de Günes Sensoy, a jovem intérprete de Lale. Só que do mesmo modo que ela se torna refém da família e da moral patriarcal, o filme nos impõe a simpatia por coerção.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
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