Bugarach
    Bom
    Bugarach

E o mundo não se acabou

por Lucas Salgado

"Anunciaram e garantiram / Que o mundo ia se acabar / Por causa disso / Minha gente lá de casa / Começou a rezar / E até disseram que o sol / Ia nascer antes da madrugada / Por causa disso nessa noite / Lá no morro / Não se fez batucada." O clássico da música popular brasileira cairia bem na trilha de Bugarach.

Mesclando ficção e documentário, esta coprodução entre Alemanha, Espanha, França e Inglaterra acompanha a rotina da pequena cidade do interior da França Bugarach, nos meses que antecederam o dia 21 de dezembro de 2012, que marcaria o fim do mundo pelo calendário Maia. Com menos de 200 habitantes, o lugarejo é cercado por montanhas que sempre foram alvo de visitação por parte de turistas em busca de paz e meditação.

A cidade se viu como alvo da mídia e foco de atenção de todo mundo ao surgir a informação que lá seria o único local que sobreviveria o apocalipse previsto pelos Maias. Com isso, o local passou a receber a visita de muitos pessoas exóticas, exigindo até a intervenção militar.

A trama é verdadeira e os diretores Sergi Cameron, Salvador Sunyer e Ventura Durall acompanharam personagens reais que tiveram suas vidas afetadas pelo fim do mundo que não veio. Destaque para um jovem mágico, um ermitão, o prefeito local e um garoto tímido apaixonado por armas.

Bugarach conta com alguns problemas sérios de ritmo. Possui apenas 95 minutos de duração, mas a impressão é de que é muito maior, principalmente pela queda em sua segunda metade. Ainda assim, traz uma história fascinante e envolvente, sendo difícil acreditar que estamos diante de um fato real, que aconteceu a pouco mais de dois anos.

Talvez não necessitasse de tantos personagens, como deixa claro a própria distribuição de tempo entre um e outro. Enquanto os quatro citados estão presentes ao longo de toda obra, os outros (um jornalista, um "pesquisador" etc) não se destacam muito.

É tudo tão bizarro que fica divertido e tão exótico que fica cativante. Tem problemas, mas compensa por contar uma história que merece ser conhecida.

Filme visto no 5º Festival Internacional Cineramabc, em maio de 2015.