Jurassic World: Reino Ameaçado
    Legal
    Jurassic World: Reino Ameaçado

De volta à origem

por Francisco Russo

Já na primeira sequência deste novo Jurassic World, é possível notar o DNA do diretor Juan Antonio Bayoná: ao manipular com habilidade as sombras e luzes decorrentes de raios, acompanhamos a aproximação do temível T-Rex, cada vez mais perto de um humano incauto. Egresso do cinema de terror - é dele o tenso O Orfanato e a série Penny Dreadful -, Bayoná até imprime sua identidade em Reino Ameaçado, mas não consegue escapar dos arquétipos clássicos da franquia Jurassic Park. Este, no fim das contas, acaba sendo um dos maiores problemas do filme.

Após a nostalgia latente do primeiro Jurassic World, que investiu forte na saudade do público em (re)ver dinossauros desfilando na tela de cinema, esta continuação vai mais além ao replicar, também, personagens - ou ao menos o que significam na trama, como um todo. Senão, vejamos: o cientista idealista de Richard Attenborough agora cabe a um envelhecido James Cromwell, a criança da vez é interpretada pela novata Isabella Sermon, há um punhado de empresários interesseiros ao redor, cujos nomes não serão revelados para evitar spoilers. O fascínio diante dos dinossauros mais uma vez é explorado, associado a uma campanha para evitar sua nova extinção: um vulcão está prestes a eclodir na ilha Nublar e o mundo se pergunta se deve salvar os animais "desextintos" - termo do filme! - ou deixá-los seguir seu caminho natural.

Sem muito interesse em desenvolver o debate, Reino Ameaçado prefere rapidamente relembrar um ícone da franquia, Jeff Goldblum - mais nostalgia! -, e logo partir para a ação. Mais uma meia dúzia de minutos são gastos para reunir novamente Claire e Owen, até então separados e mais uma vez interpretados por Bryce Dallas Howard e Chris Pratt. Detalhe: a primeira aparição de Bryce é com um close em seu salto alto, ironia bem-humorada em relação a um dos ícones do longa anterior.

Apenas quando Claire, Owen & equipe retornam à ilha Nublar que o filme de fato tem início. Estamos de volta ao Jurassic Park, terra dos esplêndidos dinossauros em CGI que sempre nos impressionam pela grandiosidade e pelo detalhismo nos efeitos especiais. Uma batalha de monstros acontece ali, velhos conhecidos ressurgem, a ganância humana põe tudo a perder - ou seja, nada de novo! Entretanto, o posto de perigo maior não atende pela lava cada vez mais próxima, mas ao simplório roteiro escrito pela dupla Colin Trevorrow e Derek Connolly.

Repleto de facilitadores, o roteiro deste novo Jurassic World é um complicador constante. Não só pela mudança brusca de ritmo e interesse nas duas ambientações do longa-metragem, mas especialmente pelos vilões estereotipados e perigos mal construídos, que rapidamente se tornam uma piada involuntária. A insistência em repetir temas e ícones batidos também revelam uma preguiça imensa em trazer algo realmente novo - como houve em Jurassic World com o treinamento dos velociraptors, por exemplo. Tudo soa mais do mesmo, sem brilho.

Em meio a tamanho marasmo, quem brilha em algumas (poucas) cenas é Bayoná, quando o diretor tem liberdade para impôr sua grife particular. A sequência da garota na cama com o dinossauro entrando no quarto é um exemplo claríssimo, remetendo aos pesadelos infantis de que há um monstro lá fora. A própria manipulação de sombras aparece em outro momento, quando o vislumbre de um dinossauro surge em um túnel. A cortina de lava que separa humanos e dinossauros também funciona bem, especialmente em 3D. Soma-se também duas sequências do mais puro entretenimento, uma envolvendo um T-Rex dopado e outra o salvamento dos tripulantes de um dos veículos-bolha do parque - inverossímil, mas divertida! Pena que são ocasionais.

Com seus protagonistas burocráticos e uma história que evita a novidade, Jurassic World: Reino Ameaçado se arrasta durante boa parte de sua duração, especialmente na transição imposta nas duas realidades do filme. É quando personagens estereotipados entram em cena e supostas máscaras caem, para a surpresa de absolutamente ninguém. Sem contar que o filme apresenta uma situação bem estranha: quer dizer que dinossauros vivos valem apenas US$ 4 milhões em lances de um leilão? Isto no mundo atual, em que quadros de grandes pintores com frequência atingem cifras até 10 vezes maiores? Pode até ser que esta seja uma polêmica intencionalmente plantada, para causar tanto quanto o salto alto no primeiro Jurassic World, mas soa como desleixo de roteiro mesmo.

Repetitivo, Reino Ameaçado até avança na continuidade da franquia rumo à uma situação inédita que ainda irá ocorrer - no terceiro Jurassic World, não neste! Se não chega a ser um filme ruim, pela excelência dos efeitos especiais e as citadas boas cenas que divertem, deixa bastante a desejar em relação ao antecessor, especialmente nos quesitos roteiro e inovação.

• Anderson Wergutz Flip
      Eduardo Fauzi Richard Cerquise não está sozinho!!
    • Paulo Victor
      diego_f_g no but
    • DjNando
      Falta um detalhe nesses filmes que é insubstituível: Steven Spienberg!
    • Arthur A.
      ué? eram DINOSSAUROS CARA, DINOSSAUROS VIVOS A VENDA
    • Arthur A.
      Jurassic World 1 ainda é o pior filme da franquia, pegou carona na sela do JP1 e por isso atraiu a merda da fandom
    • Flavia
      eu que havia detestado Jurassic World, agora vejo que é uma obra-prima comparado a esse lixo compilado de todos os filmes anteriores. Fraquíssimo.
    • Ricardo Martins Dias
      Particularmente eu entendi que esse filme é uma transição...no primeiro retratava a volta dos dinossauros, nesse agora a ganância humana mais uma vez se supera e poem em risco toda a população, e no terceiro filme vai mostrar os resultados/consequências de toda essa ganância, provavelmente se instalando o caos pelo mundo e tendo que retratar como está sendo essa convivência entre humanos e dinossauros.É uma pena que nem todos conseguiram entender que o filme se trata de uma TRANSIÇÃO, onde algo muito maior está por vir.
    • Diego F G
      Pra quem cresceu assistindo Jurassic Park original, francamente..... Esse filme parece até uma piada. Tudo parece forçado, sem aquela alma do Jurassic Park original. Eles apelam pra coisas loucas como destruir a ilha, prender dinossauros em uma mansão e soltá-los na cidade depois.... O filme parece que foi pensado somente para meninos de 8 anos....Realmente, estamos nos contentando com pouco. Parece que agora basta colocar um monte de CGI e cenas de ação criativas que já está bom. Basta assistir o Jurassic Park de 1993 e esse. Parece só uma exploração comercial da franquia, sem aquele 'sentimento' que pessoas com mais de 8 anos de idade querem ver.Eu já tinha achado o primeiro Jurassic World forçado, mas agora ele parece até 'bonzinho' perto desse. Mas se você quiser ação criativa, bons efeitos especiais, um terror com um toque de humor, vale assistir.P.S. A cena do baryonyxs na beira do mar com a lava me tocou rs..
    • Tatiana D.
      Estamos nos habituando com pouco! Achar esse filme bom... bom são os efeitos especiais, as cenas que remetem ao terror clássico, no mais é manter viva a franquia...
    • dsouza 36
      Assisti o filme em tela 2D. Tive a impressão que o vilão leiloeiro é têm o rosto e, principalmente, o corte de cabelo parecidos com o atual presidente dos E.E.U.U., o Trump. Essa semelhança foi proposital ou foi apenas casual? O que vocês acham?
    • Marcos Arthur
      QUERO VER EM 3 D CARAMBOLAS N TEM PRA HOJE Q ISSO NITERÓI É UMA M......DE LUGAR , CINEMA ESTÁ ENFRAQUECENDO NOS LAZER E ENTRETENIMENTO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    • Marcos Arthur
      pow to querendo assistir justamente hj now yeahh com minha querida avó e não consigo ver mais horários certos com elezinha para poder assistir o filme de JURASSIC PARK #WORD3 - O REINO AMEAÇADO Q TÁ MT DIFÍCIL ENCONTRAR NA VERSÃO DUBLADA 3D CRKLL E O SISTEMA ONLINE ÉH RUIM PRA CASSETA MANOO ; NA BOAA SACANAGEM HEIN ************
    • Lucas E.
      O filme tem seus pontos fracos no roteiro coisas como : O vilão principal tem um nome horroroso além de ser citado três vezes eu tive que pesquisar por que eu não me lembrei o nome não é marcante Indoraptor O vilão resistiu a uma bala e foi empalado por um OSSO de um triceratops sem contar que não tinha nada a ver o vilão foi morto praticamente do nada eu cheguei a pensar que teria mais dinossauros mais não , é só ele e ele morreu de uma forma tão estupidaOutra coisa eu fui assistir com meu primo e demos um apelido pro Blue que é :Blue maromba pq teve uma cena que o blue jogou o indoraptor pela janela isso é completamente sem sentido Uma coisa boa eles retiraram aqueles meninos chatos do primeiro filme eu achei essa menina bem melhor ela tem uma ligação com tudo que tá acontecendo e não é só alguém só pra ser uma ancora Na minha opinião a primeira cena do mossasauro e do T-rex foi desnecessaria demais na moral pra que tem aquela cena se fosse só a missão do indominous rex seria uma cena com sentido e simples mas pra que envolver aquilo tudo.Agora os pontos positivos A cena do baryonyxs na lava foi muita emocionante .Outra cena boa foi dos dinossauros fugindo outra coisa mt epica.Legal foi ver o carnotauro levando uma surra do triceratops .Eu daria nota 2 pq foi mt abaixo da minha espectativa e o primeiro é claramente superior mas se você ver esse filme vc vai gostar.Outra coisa RIDICULA foi a cena da mão aonde o Indoraptor arranca a mão do contrabandista pagando de Sargento dá pra ver mt bem a mão dele mt mal feito sem contar que ele fica fazendo cocegas nele depois que a câmera tira close Filme Fraco no roteiro mas na animação Luz Efeitos especiais ta mt bom Recomendo mas não tenha mutas espectativas
    • Ricardo Fortes
      Eu acho que é mais ou menos isso que vai acontecer no próximo filme, pelo menos o final deu a entender isso.
    • Jefferson Santana
      Pela primeira vez sou obrigado a concordar com a crítica. O filme é bom, recomendo para todos, mas é mais do mesmo, sem dúvida. Precisam criar novos argumentos para o próximo filme e deixar de lado a velha história de humanos tentando lucrar com os dinossauros. Seria bom criar uma espécie de apocalipse jurássico.
    • Henrique Zimmermann Tomassi
      Mas na trilogia Jurassic World a protagonista é mesmo a Claire. A personagem de Chris Pratt é coadjuvante.
    • Roberto Carlos Silva
      É um filme bom. Tem muito eu já vi disso mas dá pra divertir. Dificil é ler essa ler essa crítica gigantesca sem pegar no sono.
    • Tamyris B.
      Concordo em gênero,número e grau com essa crítica! Não chega a ser ruim,porque é Jurassic freaking park, mas decepciona por não trazer nada novo como o primeiro Jurassic Wolrd. Decepcionou por fazer mais do mesmo, realmente.Comparo o fracasso desse filme em contraposição com o sucesso do oitavo episódio de Star Wars, que trouxe muitas novidades e reviravoltas, sem deixar de prestar suaves homenagens à trilogia clássica.Uma coisa que sempre observo em trilogias é o arco dos personagens, e confesso que uma das coisas mais interessantes foi ver a transformação da Claire, que no primeiro Jurassic world era uma arrogante empresária que não tinha nenhum apego a dinossauros e começa esse filme como uma entusiasta ativista determinada a se arriscar para salvá-los. Ela teve as melhores cenas de ação e a personagem dela se redimiu muito pelo primeiro. Chris Pratt ficou quase como seu coadjuvante,pra ser sincero. Ele só se destacava realmente nas cenas que envolviam a Blue.Dentre os personagens novos, a veterinária foi brilhante, já o analista de sistemas foi um alívio cômico bem mediano...
    • Tim Meme
      Suspense + bons atores = só
    • Thiago Araújo
      O filme é bom, tem umas cenas muito boas e bem produzidas (quando vão resgatar o DNA do indominus-rex), mas não possui nada que os outros filmes já não tenham mostrado. O Indoraptor não foi tão empolgante como o indominus assim como esse filmes não foi tão empolgante como o primeiro jurassic world. Mesmo assim, espero ansiosamente o terceiro!