Minha conta
    Paterson
    Média
    3,9
    publicações
    • Cinepop
    • Estado de São Paulo
    • O Globo
    • Screen International
    • Télérama
    • Cinema com Rapadura
    • Cineweb
    • Papo de Cinema
    • Boston Globe
    • Ccine10
    • Chronic'art.com
    • Cinema em Cena
    • Folha de São Paulo
    • New York Times
    • Observatório do Cinema
    • The Guardian
    • Washington Post
    • Chicago Sun-Times
    • Cineplayers
    • Cinemascope
    • The Hollywood Reporter
    • Veja
    • Critikat.com
    • Variety

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Cinepop

    por Julie Nunes

    Em "Paterson", os dias parecem se repetir sem grandes contornos ou mudanças, mas ainda assim somos muitos, ainda mais em planos mais complexos do que aquele universo, e admitir essa multiplicidade, abraçar vontades e espaços, não é uma tarefa tão simples.

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin Oricchio

    O filme, de maneira sutil e suave, nos leva a pensar a contrapelo, em outra dimensão. E o faz de maneira sábia, nada boboca, sem assumir ares dessa picaretagem bem-sucedida chamada "autoajuda".

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por André Miranda

    Novamente Jarmusch mostra a qualidade do seu cinema ao lidar com acasos e acidentes, para no fim tudo voltar ao normal. Porque a vida de um poeta é, afinal, a eterna contemplação do banal.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Screen International

    por Tim Grierson

    O escritor e diretor Jim Jarmusch costuma explorar temas existenciais, mas talvez nunca tenha feito isso de maneira tão bela e singela como em "Paterson", produção enganosamente modesta, profunda e emocionante atrelada ao cotidiano.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    Télérama

    por Jacques Morice

    Como de costume, a câmera de Jarmusch, grande cineasta urbano, [...] desliza lentamente, para nos fazer atravessar todos os tipos de espaço, acompanhando sua pulsação. Graças a ele, mesmo um ônibus circulando uma rotatória é capaz de oferecer uma perspectiva sensual.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Cinema com Rapadura

    por Vinícius Volcof

    Embora muito pouco aconteça nesse filme – e isso afugente parte do público que teria a sensibilidade para apreciar a representação da criação poética –, o fluxo da narrativa faz com que a experiência não se torne enfadonha.

    A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Habilmente, Jarmusch provoca nossas expectativas viciadas como espectadores. Cria pistas que levam a temer grandes tragédias e violência. Sugere aventuras (ou tragédias?) passadas...

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Papo de Cinema

    por Leonardo Ribeiro

    O encanto dessa singeleza temática é traduzido nos versos criados pelo poeta Ron Padgett e que Jarmusch apresenta ao público não só pela voz de Adam Driver, mas também pelas palavras escritas na tela.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Boston Globe

    por Ty Burr

    "Paterson" não escava as impurezas e a monotonia de nossas vidas cotidianas para que enxerguemos o ouro que ela possui - ele diz que a vida já é dourada, e tudo o que você tem a fazer é olhar.

    A crítica completa está disponível no site Boston Globe

    Ccine10

    por Davi Gonçalves

    Há um sentido rítmico na narrativa, como se ela toda fosse também uma poesia. Além disso, seu protagonista é construído com cuidado, praticamente uma antítese do clichê de “poeta” tão difundido em nossa cultura.

    A crítica completa está disponível no site Ccine10

    Chronic'art.com

    por Jérôme Momcilovic

    Repetições e variações: este programa, como no cinema de Hing Sang-Soo, é mantido com elegância, sob um fundo de inquietante estranheza, que confere ao filme uma real singularidade. Parabéns, Jim.

    A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    'Paterson" é um filme melancólico sobre personagens melancólicos que levam existências melancólicas. Em outras palavras: é uma obra de Jim Jarmusch – e os fãs do cineasta encontrarão aqui todos os elementos que tornaram sua voz tão distinta entre os realizadores independentes norte-americanos.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Folha de São Paulo

    por Amir Labaki

    Escorado numa estrutura sólida, redonda como também circular, "Paterson" desnuda o mito do artista como gênio, celebra a pretensa monotonia da América profunda e flagra a beleza nas coisas e gestos comuns.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    New York Times

    por Manohla Dargis

    Com precisão visual e uma emoção contida - e ajudada pelo desempenho conciso e suave do Sr. Driver - Jarmusch cria este que é um retrato mais raro do artista: aquele que é feliz enquanto trabalha duro.

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    Observatório do Cinema

    por Giovanni Rizzo

    "Paterson" pode se dar ao luxo de não precisar criar fatos mirabolantes, já há o vínculo afetivo ali, e pela sua simplicidade ele é extremamente forte. A forma como Laura e Paterson conversam sobre seus planos e sobre seu dia revelam uma inocência tocante.

    A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

    The Guardian

    por Peter Bradshaw

    É sobre uma daquelas coisas mais raras tanto na arte como na vida - um casamento completamente feliz. [...] Jarmusch mostra que, como Richard Linklater e John Sayles, ele é um cineasta que é intensamente americano, sem ser de Hollywood. As duas coisas são diferentes.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    Washington Post

    por Ann Hornaday

    O que se torna claro no decorrer do filme é que Jarmusch construiu sua própria versão de um poema, com imagens e temas recorrentes que lhe permitem aprofundar a natureza do compromisso, da ambição artística e de como a vida interior é moldada pela energia do lugar e da história.

    A crítica completa está disponível no site Washington Post

    Chicago Sun-Times

    por Richard Roeper

    "Paterson" é uma fábula, repleta de simbolismo e de referências literárias e ligações com dramaturgos e autores de décadas e séculos passados - mas, ao mesmo tempo, é autêntico e plausível, em seu próprio e estranho estilo.

    A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

    Cineplayers

    por Felipe Ishac

    Mesmo sem muito o que contar, a metragem define bem seus posicionamentos alegóricos, edificando isso em um final de pura interpretação, distinta a cada um. Com uma sinceridade textual satisfatória, [...] "Paterson", sem dúvidas, é uma das obras mais enigmáticas dos últimos tempo...

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Cinemascope

    por Sttela Vasco

    A sensação que fica é que "Paterson" tem muito potencial, muita qualidade técnica e visual, mas que, no fim, não conta nada. Talvez fosse essa a intenção do diretor, fazer com que o espectador sinta a monotonia que é o dia a dia desse motorista poeta.

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    The Hollywood Reporter

    por Todd McCarthy

    Nem exatamente bom nem ruim, [...] "Paterson", de Jim Jarmusch, é uma ode singular à vida cotidiana, harmonia doméstica e de como vale a pena viver pela poesia.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    "Amantes Eternos" (2013), filme anterior de Jim Jarmusch, era sobre um casal de vampiros numa Detroit vazia e falida. Em seu novo longa-metragem, "Paterson", há um protagonista, digamos, mais humano. [...] Jarmusch tece uma crônica de pessoas cujos sonhos não cabem em rotinas metódicas.

    A crítica completa está disponível no site Veja

    Critikat.com

    por Josué Morel

    Este é o problema do cineasta, mostrado muito bem neste filme, aliás: [...] seus filmes pretendem ter um "bom gosto" e dedicam tempo demais à sua suposta sobriedade. "Paterson" não foge da regra: por trás do verniz, a aparente sofisticação revela uma vacuidade familiar.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Variety

    por Owen Gleiberman

    "Paterson", o curioso drama de Jarmusch estrelado por Adam Driver, que vive um motorista de ônibus de Nova Jersey, [...] é um filme que está consciente do quanto ele se distancia do ritmo contemporâneo. Isso porque todo o filme é consciente de seu anacronismo.

    A crítica completa está disponível no site Variety
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top