Paterson
    • Critikat.com
    • Variety

Cinepop

por Julie Nunes

Em "Paterson", os dias parecem se repetir sem grandes contornos ou mudanças, mas ainda assim somos muitos, ainda mais em planos mais complexos do que aquele universo, e admitir essa multiplicidade, abraçar vontades e espaços, não é uma tarefa tão simples.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O filme, de maneira sutil e suave, nos leva a pensar a contrapelo, em outra dimensão. E o faz de maneira sábia, nada boboca, sem assumir ares dessa picaretagem bem-sucedida chamada "autoajuda".

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por André Miranda

Novamente Jarmusch mostra a qualidade do seu cinema ao lidar com acasos e acidentes, para no fim tudo voltar ao normal. Porque a vida de um poeta é, afinal, a eterna contemplação do banal.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Tim Grierson

O escritor e diretor Jim Jarmusch costuma explorar temas existenciais, mas talvez nunca tenha feito isso de maneira tão bela e singela como em "Paterson", produção enganosamente modesta, profunda e emocionante atrelada ao cotidiano.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Jacques Morice

Como de costume, a câmera de Jarmusch, grande cineasta urbano, [...] desliza lentamente, para nos fazer atravessar todos os tipos de espaço, acompanhando sua pulsação. Graças a ele, mesmo um ônibus circulando uma rotatória é capaz de oferecer uma perspectiva sensual.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cinema com Rapadura

por Vinícius Volcof

Embora muito pouco aconteça nesse filme – e isso afugente parte do público que teria a sensibilidade para apreciar a representação da criação poética –, o fluxo da narrativa faz com que a experiência não se torne enfadonha.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

Habilmente, Jarmusch provoca nossas expectativas viciadas como espectadores. Cria pistas que levam a temer grandes tragédias e violência. Sugere aventuras (ou tragédias?) passadas...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

O encanto dessa singeleza temática é traduzido nos versos criados pelo poeta Ron Padgett e que Jarmusch apresenta ao público não só pela voz de Adam Driver, mas também pelas palavras escritas na tela.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Boston Globe

por Ty Burr

"Paterson" não escava as impurezas e a monotonia de nossas vidas cotidianas para que enxerguemos o ouro que ela possui - ele diz que a vida já é dourada, e tudo o que você tem a fazer é olhar.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Ccine10

por Davi Gonçalves

Há um sentido rítmico na narrativa, como se ela toda fosse também uma poesia. Além disso, seu protagonista é construído com cuidado, praticamente uma antítese do clichê de “poeta” tão difundido em nossa cultura.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Chronic'art.com

por Jérôme Momcilovic

Repetições e variações: este programa, como no cinema de Hing Sang-Soo, é mantido com elegância, sob um fundo de inquietante estranheza, que confere ao filme uma real singularidade. Parabéns, Jim.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

'Paterson" é um filme melancólico sobre personagens melancólicos que levam existências melancólicas. Em outras palavras: é uma obra de Jim Jarmusch – e os fãs do cineasta encontrarão aqui todos os elementos que tornaram sua voz tão distinta entre os realizadores independentes norte-americanos.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Folha de São Paulo

por Amir Labaki

Escorado numa estrutura sólida, redonda como também circular, "Paterson" desnuda o mito do artista como gênio, celebra a pretensa monotonia da América profunda e flagra a beleza nas coisas e gestos comuns.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

Com precisão visual e uma emoção contida - e ajudada pelo desempenho conciso e suave do Sr. Driver - Jarmusch cria este que é um retrato mais raro do artista: aquele que é feliz enquanto trabalha duro.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

"Paterson" pode se dar ao luxo de não precisar criar fatos mirabolantes, já há o vínculo afetivo ali, e pela sua simplicidade ele é extremamente forte. A forma como Laura e Paterson conversam sobre seus planos e sobre seu dia revelam uma inocência tocante.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

The Guardian

por Peter Bradshaw

É sobre uma daquelas coisas mais raras tanto na arte como na vida - um casamento completamente feliz. [...] Jarmusch mostra que, como Richard Linklater e John Sayles, ele é um cineasta que é intensamente americano, sem ser de Hollywood. As duas coisas são diferentes.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Washington Post

por Ann Hornaday

O que se torna claro no decorrer do filme é que Jarmusch construiu sua própria versão de um poema, com imagens e temas recorrentes que lhe permitem aprofundar a natureza do compromisso, da ambição artística e de como a vida interior é moldada pela energia do lugar e da história.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

"Paterson" é uma fábula, repleta de simbolismo e de referências literárias e ligações com dramaturgos e autores de décadas e séculos passados - mas, ao mesmo tempo, é autêntico e plausível, em seu próprio e estranho estilo.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cineplayers

por Felipe Ishac

Mesmo sem muito o que contar, a metragem define bem seus posicionamentos alegóricos, edificando isso em um final de pura interpretação, distinta a cada um. Com uma sinceridade textual satisfatória, [...] "Paterson", sem dúvidas, é uma das obras mais enigmáticas dos últimos tempo...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinemascope

por Sttela Vasco

A sensação que fica é que "Paterson" tem muito potencial, muita qualidade técnica e visual, mas que, no fim, não conta nada. Talvez fosse essa a intenção do diretor, fazer com que o espectador sinta a monotonia que é o dia a dia desse motorista poeta.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Nem exatamente bom nem ruim, [...] "Paterson", de Jim Jarmusch, é uma ode singular à vida cotidiana, harmonia doméstica e de como vale a pena viver pela poesia.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

"Amantes Eternos" (2013), filme anterior de Jim Jarmusch, era sobre um casal de vampiros numa Detroit vazia e falida. Em seu novo longa-metragem, "Paterson", há um protagonista, digamos, mais humano. [...] Jarmusch tece uma crônica de pessoas cujos sonhos não cabem em rotinas metódicas.

A crítica completa está disponível no site Veja

Critikat.com

por Josué Morel

Este é o problema do cineasta, mostrado muito bem neste filme, aliás: [...] seus filmes pretendem ter um "bom gosto" e dedicam tempo demais à sua suposta sobriedade. "Paterson" não foge da regra: por trás do verniz, a aparente sofisticação revela uma vacuidade familiar.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Variety

por Owen Gleiberman

"Paterson", o curioso drama de Jarmusch estrelado por Adam Driver, que vive um motorista de ônibus de Nova Jersey, [...] é um filme que está consciente do quanto ele se distancia do ritmo contemporâneo. Isso porque todo o filme é consciente de seu anacronismo.

A crítica completa está disponível no site Variety