O Mercado de Notícias
    • Folha de São Paulo
    • Cinética

Cineweb

por Neusa Barbosa

O documentário debate a própria essência do jornalismo, ou seja, a obrigação de escolher o que publica ou não, o que cobre ou não, a necessidade de encontrar a novidade, de revelar histórias, equilibrando essa urgência com outra, não menos crucial: a da própria sobrevivência econômica e comercial.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

[Jorge] Furtado conduz com mestria as duas estruturas (peça e documentário) que dialogam muito bem, sem jamais cair em armadilhas maniqueístas, bastante comuns neste gênero. Dividido em criativos capítulos, o filme destaca a gênese da imprensa, seu desenvolvimento e as consequências de suas engrenagens quando manipulada...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

CineClick

por Roberto Guerra

Esta relação bem engendrada entre os depoimentos dos jornalistas e a encenação da peça do dramaturgo inglês é que dá a "O Mercado de Notícias" uma dinâmica e leveza que o torna palatável para qualquer espectador, sem, no entanto, desfazer-se da seriedade do tema abordado.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

Com apenas leves insights do processo de filmagem, ele [o diretor] parece menos interessado em construir um "filme inteligente" do que em prestar um serviço de esclarecimento sobre o jornal nosso de cada dia. Isso não deixa de ser uma boa notícia.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Nas entrelinhas da sátira, um eixo claro se desenha: pela exposição dos equívocos, faz-se a defesa do seu contrário: o jornalismo ético, não neutro (porque isso não existe), porém imparcial na apuração, redação e apresentação dessa matéria fugidia chamada notícia. Quem pode ser contra isso?

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

Lançado em pleno período pré-eleitoral, "O Mercado de Notícias" ganha inegável pertinência, sobretudo quando indaga por que e se é legítimo a imprensa tantas vezes pautar o debate político.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Ao tomar para si aquilo que a imprensa séria deveria fazer – ou seja, investigar os fatos, contrapor versões –, "O Mercado de Notícias" exibe em todo o seu esplendor o poder crítico da imagem e da palavra, seu papel tanto na construção como na destruição de mitos...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Daniel Schenker

O diretor [Jorge Furtado] aborda o jornalismo a partir de perspectiva histórica, ao mesmo tempo em que mostra que determinadas práticas do ofício em vigor atualmente datam de priscas eras.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"O Mercado de Notícias" é uma aula de jornalismo [...] É um filme que faz pensar sem ser didático ou repetitivo, mas brincando com o tema e estimulando a reflexão e o debate. Uma jogada genial, que justifica o interesse despertado.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzane Uchôa Itiberê

O texto tem humor sagaz e uma visão espantosamente crítica da imprensa, recém-saída do berço. [O diretor Jorge] Furtado ainda faz uma compilação de casos escabrosos do mau jornalismo.

A crítica completa está disponível no site Preview

Folha de São Paulo

por Thais Bilenky

A busca de Furtado pela compreensão do que é o jornalismo às vezes expõe, às vezes tropeça nos calos da profissão. Mas sobretudo a humaniza.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Cinética

por Filipe Furtado

A alguns personagens, a construção sutil do filme dá corda para que eles se enforquem, mas o enforcamento só se completa na cabeça do espectador que entrou na sala de cinema com as pedras de linchamento na mão.

A crítica completa está disponível no site Cinética