Homem Comum
    • Críticos.Com.Br
    • O Globo
    • Papo de Cinema

por Inácio Araújo

Temos um filme sobre a perda, a morte, a fé, a dor, a reprodução, unidos pela imagem (a possibilidade de captação e perservação da vida pelo cinema). [...] O autor consegue, por um lado, driblar com habilidade e boa-fé (sobretudo boa-fé) os riscos éticos implícitos nessa manipulação do personagem.

por Neusa Barbosa

O título faz jus a Nilson de Paula, um caminhoneiro do Paraná [...] Não raro, eles são surpreendidos pelo teor metafísico das questões de Nader, que deseja saber se eles nunca consideraram a vida estranha, ou tiveram a sensação de que se parece com um sonho.

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

A proposta de filme-ensaio é ambiciosa e sofisticada. Exige do espectador uma abertura generosa para a metáfora e as conexões de sentido [...]. Por vezes o diretor parece forçar um pouco suas aproximações entre o homem comum e os eventos extraordinários da vida e da morte.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

por Sérgio Alpendre

Uma das missões do filme é promover o reencontro de Nilson com a filha. Há intervenção, portanto, como nos filmes de Jean Rouch, e a vida parece se completar no cinema, e por causa do cinema.

O Globo

por Daniel Schenker

Além de mesclar passado e presente, Nader propõe uma articulação entre a jornada da família de Nilson e os personagens de “Ordet” (1955), de Carl Theodor Dreyer. A primeira impressão é de contraste, entre a simplicidade do universo de Nilson e certa austeridade sugerida nas imagens...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Renato Cabral

Uma realidade do incomunicável que ganha palavras frente às câmeras. Algo triste e até mesmo cômico. [...] Nader constrói seu filme de modo muito particular e de perspectivas diversas. A própria, a de Nilson e da filha do caminhoneiro. Um trabalho primoroso no qual não existem loucos ou certos.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema