Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
Mesmo após as constantes provações que a colocam na tão desconfortável posição serviçal, sem descanso, Fatima é alguém com valor social inestimável, como todas as outras Fatimas espalhadas pelo mundo.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Ccine10
por Kadu Silva
O cineasta marroquino Philippe Faucon (Samia) conseguiu em seu filme "Fatima" abordar inúmeros temas relevantes numa obra intimista, curta e simples e acima de tudo muito pertinente para os dias atuais.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Cineweb
por Neusa Barbosa
Atriz não-profissional, Soria empresta uma verdade intensa à sua personagem simplesmente a partir de seu rosto, onde se enxerga uma máscara de aparente passividade que é, na verdade, o escudo de uma pacífica mas implacável persistência.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Critikat.com
por Morgan Pokée
Contra o naturalismo de fachada, existem aqui apenas micro eventos, fatos a priori de pequena densidade dramática, que demonstram paradoxalmente a atenção preciosa que o cineasta confere ao cotidiano comum de suas protagonistas.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Folha de São Paulo
por Alexandre Agabiti Fernandez
Longe do sentimentalismo ou outro recurso para exacerbar o drama, Faucon dirige um olhar depurado às três mulheres, marcado por um naturalismo sem concessões, que não deixa de dar espaço à dimensão psicológica delas, na qual emergem incompreensões, dores, hesitações.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Sérgio Rizzo
“Fatima” nos deixa bem próximos desse microcosmo familiar, como se fôssemos mais um dos vizinhos bisbilhoteiros que aparecem na trama, acompanhando os dilemas e as conquistas dessas três mulheres que representam muitas outras, na França e no Brasil.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Pode-se ler "Fatima" como uma alegoria, especialmente no que tange à representatividade da mulher muçulmana no seio de um território com altas doses de xenofobia, como o francês.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Télérama
por Samuel Douhaire
Um melodrama social desprovido de sentimentalismo, no qual a gravidade não exclui o humor - vide as hilárias cenas de flerte entre adolescentes, lembrando que Philippe Fauon é um dos cineastas mais talentosos para captar as indecisões da juventude.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Embora simples, os conflitos captam bem as diferenças entre os princípios da mãe muçulmana e os das jovens, já inseridas numa nova França, tomada pela diversidade racial.
A crítica completa está disponível no site Veja
Chronic'art.com
por Louis Blanchot
Faucon paralisa o itinerário de sua pequena família em um naturalismo seco, isento de intrigas e peripécias, às vezes tão limitado aos tipos sociológicos que transforma a narrativa em uma demonstração de sociologia.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[...] Um daqueles filmes que não tem um fim definido, que perde tempo enorme seguindo uma mãe que não entende as filhas que desejam ser europeias e modernas. [...] Mas nem mesmo os conflitos são bem descritos ou aprofundados ou interessantes. Lamento muito, mas é um desperdício de tudo.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
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Almanaque Virtual
Mesmo após as constantes provações que a colocam na tão desconfortável posição serviçal, sem descanso, Fatima é alguém com valor social inestimável, como todas as outras Fatimas espalhadas pelo mundo.
Ccine10
O cineasta marroquino Philippe Faucon (Samia) conseguiu em seu filme "Fatima" abordar inúmeros temas relevantes numa obra intimista, curta e simples e acima de tudo muito pertinente para os dias atuais.
Cineweb
Atriz não-profissional, Soria empresta uma verdade intensa à sua personagem simplesmente a partir de seu rosto, onde se enxerga uma máscara de aparente passividade que é, na verdade, o escudo de uma pacífica mas implacável persistência.
Critikat.com
Contra o naturalismo de fachada, existem aqui apenas micro eventos, fatos a priori de pequena densidade dramática, que demonstram paradoxalmente a atenção preciosa que o cineasta confere ao cotidiano comum de suas protagonistas.
Folha de São Paulo
Longe do sentimentalismo ou outro recurso para exacerbar o drama, Faucon dirige um olhar depurado às três mulheres, marcado por um naturalismo sem concessões, que não deixa de dar espaço à dimensão psicológica delas, na qual emergem incompreensões, dores, hesitações.
O Globo
“Fatima” nos deixa bem próximos desse microcosmo familiar, como se fôssemos mais um dos vizinhos bisbilhoteiros que aparecem na trama, acompanhando os dilemas e as conquistas dessas três mulheres que representam muitas outras, na França e no Brasil.
Papo de Cinema
Pode-se ler "Fatima" como uma alegoria, especialmente no que tange à representatividade da mulher muçulmana no seio de um território com altas doses de xenofobia, como o francês.
Télérama
Um melodrama social desprovido de sentimentalismo, no qual a gravidade não exclui o humor - vide as hilárias cenas de flerte entre adolescentes, lembrando que Philippe Fauon é um dos cineastas mais talentosos para captar as indecisões da juventude.
Veja
Embora simples, os conflitos captam bem as diferenças entre os princípios da mãe muçulmana e os das jovens, já inseridas numa nova França, tomada pela diversidade racial.
Chronic'art.com
Faucon paralisa o itinerário de sua pequena família em um naturalismo seco, isento de intrigas e peripécias, às vezes tão limitado aos tipos sociológicos que transforma a narrativa em uma demonstração de sociologia.
Rubens Ewald
[...] Um daqueles filmes que não tem um fim definido, que perde tempo enorme seguindo uma mãe que não entende as filhas que desejam ser europeias e modernas. [...] Mas nem mesmo os conflitos são bem descritos ou aprofundados ou interessantes. Lamento muito, mas é um desperdício de tudo.