À Sombra de Duas Mulheres
    • The Hollywood Reporter
    • Veja

Critikat.com

por Morgan Pokée

É preciso reconhecer a beleza refinada das situações orquestradas por Philippe Garrel, a partir do retrato sentimental e pessoal que ele tem diluído através das vertigens da sua filmografia, em mais de 20 longas-metragens.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Rodrigo Fonseca

Um triângulo amoroso que atomiza o machismo ao levantar uma bandeira de equalização na libido dos homens e das mulheres. Na visão do diretor, ambos os sexos têm fome (e direitos) para desejar com quantidade e qualidade.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Preto e branco, câmera solta, mas não trôpega, composições muito bem pensadas sem parecerem excessivamente calculadas, interpretações que alternam a discrição com uma espécie de desespero parcialmente contido.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Télérama

por Jacques Morice

Sem inocência, mas uma vez mais [o diretor apresenta] uma visão cruel e pouco amável do amor, que pode flertar com o desprezo. O filme evolui, na verdade, de uma desilusão à outra. Pequenas, humanas, inconsequentes, mas também algumas graves...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Ccine10

por Davi Gonçalves

"À Sombra de duas Mulheres" é competente ao tratar a tensão de um tema tão controverso: a infidelidade. [...] Enquanto o adultério masculino é restrito ao apartamento da moça, Manon desfila com seu homem pelas ruas da cidade, entre cafés, sorrisos e carícias.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

Garrel investiga um tema que atravessou todos os seus filmes, mas nunca tinha sido evocado tão claramente: a brutalidade e a injustiça dos sentimentos, a idiotice inerente a todo comportamento amoroso (masculino)...

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Há uma discrepância, muito bem delineada pelo realizador em À Sombra de Duas Mulheres, entre o dizer e o sentir. [...] “À Sombra de Duas Mulheres” não precisa diminuir uns para enaltecer os demais. Nele, o jogo é tudo, menos maniqueísta.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Da fotografia em preto e branco às atuações, o estilo é naturalista, com o toque nostálgico da Nouvelle Vague. E os personagens revelam mais camadas do que se esperava de uma obra tão sucinta.

A crítica completa está disponível no site Preview

Variety

por Scott Foundas

Como tantos trabalhos de Garrel, esta discussão intensamente pessoal sobre a vida, a política, a arte e a batalha dos sexos é um nicho muito específico de cinema para um público igualmente específico [...]

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineplayers

por Felipe Leal

Curioso pensar: aos mais básicos dos cineastas, àqueles que o próprio nome “Cinema” nos faz remeter, parece sempre haver certo apreço ao preenchimento daquele a quem entregam o olhar: ao espectador cabe a única tarefa de completar tais lacunas...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Boston Globe

por Ty Burr

À medida que “À Sombra de duas mulheres” avança inexoravelmente sobre os egos de seus personagens, isso nos mostra que as pessoas são tolas, egoístas e pequenas - e que, de vez em quando, são abençoadas em perceber isso.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

O Globo

por Sérgio Rizzo

A trama se desenvolve de maneira autorreflexiva, como se estivéssemos em um filme da nouvelle vague feito meio século depois. O resultado pode ser charmoso e provocante para alguns espectadores, mas pode soar apenas presunçoso e afetado para outros.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Guardian

por Benjamin Lee

Em sua curta duração de 73 minutos, o filme amarra todas as pontas, no fim das contas e até demonstra uma boa fotografia, mas assim que termina, desaparece rapidamente da lembrança.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

[...] a ironia perversa, típica de alguns dos projetos Bunuel-Carriere pode ser sentida aqui - e prova ser um antídoto para a tendência de Garrel a trabalhar o elementos de forma mais linear e discreta.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Também dirigido por Philippe Garrel, "À Sombra de Duas Mulheres" foi filmado antes de "Amante por um Dia", já lançado nos cinemas. Ambos são trabalhos curtos, simples (porém carinhosos), em preto e branco, que tratam de relacionamentos afetivos com o toque e a experiência do mestre francês

A crítica completa está disponível no site Veja