Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Boi Neon
    Nota média
    3,9
    15 publicações
    • Cinema em Cena
    • Cinepop
    • Almanaque Virtual
    • Cineplayers
    • Diário de Pernambuco
    • Estado de São Paulo
    • Folha de São Paulo
    • Papo de Cinema
    • Rubens Ewald
    • Screen International
    • The Hollywood Reporter
    • Variety
    • Cineweb
    • Cinética
    • Revista Interlúdio

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    15 críticas da imprensa

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    Despertando nosso carinho por seus personagens ao enfocar suas interações e o cotidiano de trabalho constante no qual vivem, "Boi Neon" obviamente compartilha de nosso amor por aquelas pessoas, rindo de suas provocações bem-humoradas, exaurindo-se ao retratar seus esforços...

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Cinepop

    por Wilker Medeiros

    [o diretor] Gabriel Mascaro encontra total equilíbrio na sua equipe, que parece estar completamente conectada à atmosfera fílmica. Igualmente fabulosa é a fotografia de Diego Garcia, por criar planos riquíssimos artisticamente e ao mesmo tempo emocionar pela singeleza latente. [...]

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Almanaque Virtual

    por Filippo Pitanga

    Gabriel abre mão um pouco dos planos mais abertos, dando preferência a ambientações contidas em recintos fechados, menos natureza escancarada, pois a natureza daqui é a dos homens...

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Cineplayers

    por Rafael W. Oliveira

    É na extrema simplicidade e no seu olhar sensível sobre essas ações contínuas que Boi Neon encontra seu significado. É o nosso cinema quebrando paradigmas, um tipo de cinema que definitivamente merece receber atenção.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Diário de Pernambuco

    por Érico Andrade

    Assim, embora levemente mais otimista do que Ventos de agosto, Boi Neon mostra que a pobreza quando não consegue nos retirar a possibilidade de sonhar, ela, ao menos, torna esse sonho praticamente inexequível.

    A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    Em "Boi Neon", os personagens parecem todos, sem exceção, verossímeis, com vida própria e sujeitos a contradições. Por isso mesmo, podem provocar, no espectador, essa sensação de deslocamento que leva a refletir e questionar seus próprios pontos de vista.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Folha de São Paulo

    por Silas Martí

    A força deste novo filme de Gabriel Mascaro está tanto na desconstrução dos estereótipos que rondam o universo nordestino quanto no que beira um elogio às avessas de sua natureza agreste.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Papo de Cinema

    por Marcelo Müller

    A plasticidade da imagem nunca se rende ao esteticismo puro e simples, apresentando-se como um dos grandes responsáveis pelo êxito do filme de Mascaro. O outro, sem dúvida, é o desempenho do elenco...

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    Embora lento, como insiste em ser o cinema brasileiro não comercial, é um filme bonito, humano, muito autoral [...] Merece ser descoberto e apreciado.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    Screen International

    por Lee Marshall

    A forte e terna história impressiona não só por sua mise en scene onírica, mas também pela forma como brinca com as expectativas sobre as questões de gênero em um mundo que acaba possuindo uma turbulência fascinante debaixo de sua superfície de macheza.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Hollywood Reporter

    por Boyd van Hoeij

    Embora o diretor esteja trabalhando com um elenco cheio de atores profissionais pela primeira vez, a ilusão e o estilo de documentário do filme permanece em grande parte do longa, com Cazarré e Jinkings completamente encorporados em seus personagens.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Variety

    por Peter Debruge

    [...] com uma abordagem aparentemente clássica "Boi Neon" usa o cenário brasileiro para retratar os rodeios e os vaqueiros, que trabalham como o diretor - puxando o rabo do boi para trás e se movendo por todos os lados.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    Talvez por sua experiência no documental, Mascaro não constrói uma narrativa clássica – para o bem e para o mal. A tensão surge de uma faísca, não existe aquela acumulação de pequenas frustrações e uma explosão final.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Cinética

    por Fabian Cantierri

    O problema de Boi Neon não é o de abdicar-se de uma narrativa aristotélica, sem que se entregue radicalmente à experiência de um estar-aí da natureza do campo repaginada, mas, ao fim, fugir de ambos os caminhos sem que nem ao menos se tenha dialogado com esse mundo de fato.

    A crítica completa está disponível no site Cinética

    Revista Interlúdio

    por Calac Nogueira

    [...] desconcerto não se alcança apenas com um ou dois sinais trocados. É preciso ir mais fundo. Boi Neon inverte as nossas expectativas, mas não nos desconcerta. Pois Mascaro prefere a beleza, a elegância e a excitação bem comportada.

    A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    Back to Top