Maravilhoso Boccaccio
    • Preview
    • Critikat.com

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Confesso que vi o filme num estado de exaltação. A cor me deixou louco. Uma paleta (pré)renascentista? Numa época de tormenta, a arte de contar histórias – e o amor – nos salvam. Simples assim. De novo, tinha muita expectativa, e os Taviani não me falharam.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Cinepop

por Raphael Camacho

"Maravilhoso Boccaccio" é um daqueles trabalhos que conquistam o público já nas primeiras cenas. Tudo é tão delicado que beira ao poético. Não percam este lindo filme.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Nayara Reynaud

Os Taviani adotam um visual renascentista nesta fotografia, novamente assinada por Simone Zampagni, com a câmera fixa e a luz adentrando seus enquadramentos para torná-los semelhantes às telas de Rafael e tantos outros expoentes pintores do Renascentismo.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Embora bastante falado, o longa dos Taviani chama atenção pelo apuro visual. As imagens da Itália interiorana são bonitas, não somente as que vemos nas panorâmicas de campos verdejantes, mas também outras que evidenciam a importância da geografia e das construções.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Infelizmente os irmãos Taviani deixam de trabalhar um pouco os jovens presos no castelo, todos forçadamente teatrais e sem viço, apesar de belos e com figurinos deslumbrantes.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

No lugar da leitura lúbrica de Boccaccio oferecida por Pasolini, os Taviani expandem os questionamentos morais de suas histórias. Um homem que abandona sua mulher doente pode reivindicar algum direito? Até que ponto ceder ao desejo carnal é contraditório com a fé?

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Mário Abbade

Tudo é belamente filmado, com o objetivo de ilustrar o amor utópico e ao mesmo tempo retratar a efemeridade, em que a morte está sempre presente. É uma relação entre a beleza plástica e a superficialidade necessária para a sobrevivência.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] não espere erotismo ou muito humor por parte do veneráveis diretores [...] Sim, talvez [o filme] seja um pouco antiquado. Mas para quem conhece os Taviani também pode ser um deleite.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Samuel Douhaire

Comparado com a energia e a audácia que Pier Paolo Pasolini demonstrou em sua versão do Decameron, em 1971, este filme parece arrumadinho demais, tanto em sua representação da sexualidade (bem casta) quanto na escolha do elenco.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Preview

por Edu Fernandes

Alguns desses contos são mais fascinantes, enquanto outros são enfadonhos, mas a maioria transpira o tom pudico dos contadores, o que dá um ar inocente e charmoso para as cenas.

A crítica completa está disponível no site Preview

Critikat.com

por Benoît Smith

O filme dos Taviani parece um catálogo parcial de casos específicos, com histórias suficientemente edificantes e bem filmadas para chamar a atenção, mas cuja formulação na tela não parece muito preocupada com as questões levantadas pelas histórias.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com