Capitão Fantástico
  • Critikat.com

27 críticas da imprensa

Ccine10

por Kadu Silva

O roteiro do também diretor Matt Ross é inteligente, questionador, divertido e brilhante ao retratar uma verdadeira família que busca um mundo diferente do que vivemos, sem ódio ou imposição, tudo em nome da paz e do amor.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Inteligente ao criar um arco dramático que confere ainda mais estrutura à narrativa e que envolve a percepção de Ben sobre os efeitos de sua abordagem educacional sobre os filhos, o filme aos poucos leva o público a se apaixonar por aquela família...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Raphael Camacho

"Capitão Fantástico" é algo assim, único, um presente para quem gosta de se emocionar com filmes que mexem com nosso coração. A grande lição que aprendemos com essa fita é que "Capitão Fantástico" é qualquer um que acredita que uma boa ideia pode mudar um pouquinho nosso mundo...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Washington Post

por Ann Hornaday

Apesar de alguns defeitos, "Capitão Fantástico" deixa os espectadores com a emocionante e impactante imagem de um pai cujos superpoderes são simplesmente fazer o melhor que ele pode.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Cinemação

por Lucas Albuquerque

As crianças [...] são personagens fabulosos e os atores mirins dão conta do recado. [...] Contudo, quem brilha, e brilha muito, é Viggo Mortensen. O já veterano ator entrega uma das melhores atuações masculinas do ano.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cineweb

por Neusa Barbosa

Discutindo ideologias e símbolos da contracultura, "Capitão Fantástico" não se torna refém deles. É um saudável respiro de liberdade num universo excessivamente padronizado, ainda mais em tempos moralistas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Na essência desse filme, está uma questão básica - o que você está fazendo da sua vida? [...] Matt Ross não tem respostas prontas nem propõe soluções, mas a viagem de Viggo Mortensen e suas 'crianças' é muito inspiradora.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

Tudo se resume à performance de Viggo Mortensen, que faz ameça parecer vulnerabilidade - e transformar vulnerabilidade em confissão - e não deixa o filme se tornar uma obra sentimentalista.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

O resultado é inspirador, independentemente de ideologias. Para quem vê metáforas em tudo, em “Capitão Fantástico” a da paternidade aparece logo no título de filme de super-herói. O que Ben quer de melhor para os filhos nem sempre é o que eles querem para si.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Conrado Heoli

Um raríssimo exemplar daquele cinema que suscita grandes questões sobre paternidade, família e a sociedade ocidental moderna, por vezes as respondendo significativamente ou deixando as indagações para seus espectadores.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Mariane Morisawa

Interpretado com a nuance de sempre por Viggo Mortensen, Ben pode parecer tanto o pai mais legal do mundo quanto uma ameaça ao desenvolvimento e à independência das crianças.

A crítica completa está disponível no site Preview

Quarto Ato

por Arthur S. Gadelha

Em sua conclusão, deslizes do roteiro ganham traços de consciência – transformando-se em uma "falha" induzida; o abandono de personagens e seus lances dramáticos, e a simplificação extrema de processos complexos como um grande eufemismo.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

ScreenCrush

por Erin Whitney

A mais bela façanha do inspirador "Capitão Fantástico", de Ross, é questionar a maneira como avaliamos os ensinamentos dos pais e como preparamos as crianças para o mundo.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Télérama

por Jérémie Couston

Encarnado por um Viggo Mortensen em grande forma, Ben é o super-herói que o título sugere? [...] De qualquer maneira, ele é um pai idealista que luta por seus princípios e para que os filhos vivam num mundo autêntico. Uma ideia respeitável.

A crítica completa está disponível no site Télérama

The Guardian

por Brian Moylan

"Capitão Fantástico" não é apenas um filme maravilhoso - é um longa emocionante, muito engraçado, muito bonito e melancólico justamente na medida certa.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Peter Debruge

[...] o diretor não foge dos sentimentos como os outros diretores fazem; e nem sublinha a tristeza com ironia ou sarcasmo, uma tendência que infelizmente tomou o cinema independente.

A crítica completa está disponível no site Variety

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

As posições políticas dos personagens e do próprio filme funcionam na chave do cômico/fofo. [...] Felizmente, "Capitão Fantástico" não atua apenas na chave política, mas investe num poder emotivo extremamente forte.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Lições de humanismo, desapego material e solidariedade elevam o filme em seus segmentos campestres. Pautam as conversas familiares sobre rasas e profundas questões existenciais e emolduram belas sequências como o ritual embalado por uma versão de Sweet child o'mine, do Guns N' Roses.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Críticos.Com.Br

por Marcelo Janot

Este tipo de filme raramente faz com que o espectador se reconheça na tela ou provoca alguma reflexão mais profunda, mas a empatia com os personagens é imediata.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Omelete

por Lucas Zacarias

Apesar de causar uma interessante reflexão, "Capitão Fantástico" abandona o potencial de tensão para trilhar um caminho leve de resignação e catarse na terceira parte do filme. [...] De todo o aprendizado, no fim, a família absorve o que lhe é conveniente.

A crítica completa está disponível no site Omelete

The Playlist

por Russ Fischer

Embora "Capitão Fantástico" saiba que algumas de suas ideias são inviáveis, para dizer o mínimo, e talvez até perigosas, qualquer eventual problema para Ben é descartado para que a história volte ao terreno feliz da fantasia.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

O longa-metragem, [...] torna-se irresistível na sua combinação de road movie e comédia dramática familiar ao apresentar confrontos originais e argumentos questionadores.

A crítica completa está disponível no site Veja

Collider

por Adam Chitwood

"Capitão Fantástico" leva o faz de conta ao extremo, apresentando fantasia como se fosse realidade e evitando os aspectos práticos da vida social em prol de uma "filosofia hippie" apresentada como uma resposta a todos os problemas da nossa sociedade.

A crítica completa está disponível no site Collider

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Embora seja um filme afável, não é exatamente inédito ou original, já se fazem filmes de hippies a mais de 50 anos e basicamente semelhantes. Também há algo na figura de Viggo, que o deixa passivo, sem força, sem garra, sem humor.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Anthony Kaufman

Como a família protagonista no centro da trama, "Capitão Fantástico" é algo um tanto quanto esquisito, às vezes bastante divertido e às vezes muito inacreditável.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Leslie Felperin

De fato, "Capitão Fantástico" é um filme feito para os hipsters de classe média alta que acreditavam desafiar o establishment e o status quo nos anos de ensino médio...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Critikat.com

por Raphaëlle Pireyre

Matt Ross pretende fazer um filme que questiona os valores da sociedade, mas ele se contenta em propor um discurso moralista sobre essas ideias, dissolvidas num retrato espantoso de total conformismo.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com