O Caso Richard Jewell
    Você assistiu O Caso Richard Jewell ?

Cid V
    Cid V

Enviada em 3 de junho de 2023
    1996. Richard Jewell (Hauser) vive de bicos de segurança e faxina desde o momento em que foi demitido do emprego que tinha em uma universidade, quando foi agressivo com um grupo de estudantes que se divertia e fazia barulho em um quarto. Motivo de riso de todos, por ser um tanto atoleimado, gordo e desajeitado, ele chama a atenção de um homem que é uma referência em seu trabalho como faxineiro, o advogado Watson Bryant (Rockwell).

Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2023/06/filme-do-dia-o-caso-richard-jewell-2019.html
    Vmeschick
    Vmeschick

Enviada em 30 de novembro de 2022
    Vale muito a pena assistir. É um ótimo filme. Ocorre que poderiam trazer mais verdade ao que aconteceu e mais fatos após o acontecimento. De verdade, fiquei sem saber o que aconteceu depois: indenização, morte etc...
    Danny Sincerona
    Danny Sincerona

Enviada em 3 de outubro de 2022
    Chorei, eu sei não é um filme para tanto, mas chorei, chorei pelas pessoas que morrerem por nada, por um homem julgado sem fundamentos e pela mãe desse homem que via tudo e não podia fazer nada.
    Esse filme que é baseado na vida real retrata bem a vida dos ser humano. Você faz o bem e acaba pagando por isso e quando ele finalmente tem a prova de que não teve nada a ver com o ataque, ele morre.
    Emanuel
    Emanuel

Enviada em 25 de fevereiro de 2022
    Filmes baseados em fatos verídicos, tendem a ser melhores que roteiros originais.

Veterano em Hollywood, Clint Eastwood quando anuncia sua nova produção sabe o que quer mostrar. Não perde tempo em mostrar seu talento, que fez crescer sua fama ao longo dos anos em produções como ‘’Menina de Ouro’’, ‘’Gran Torino’’, ‘’As pontes do Madison’’, e aqui em Richard Jewell ( me recuso a tratar o filme na horrenta tradução ‘’O caso Richard Jewell’’, pois limita o filme a um processo, o que visivelmente não ser a intenção do diretor), consegue provar mais uma vez, sua potência, em contar histórias que por si, valem a película. Quero dizer, que o longa não tem só altos orçamentos de elenco, fotografia e produção, sua força já está no bem escrito e concebido roteiro, a história que percorre o filme todo já vale o preço da pipoca e coca-cola.

À primeira vista o longa parece nos guiar para o caminho da inocência do protagonista, como uma narrativa levada pelo ufanismo dos filmes norte-americanos, quando se baseiam em histórias de mocinho-bandido da vida real. Mas o personagem principal, Richard Jewell, papel que ficou a cargo do excelente novato Paul Walter Hauser, de trinta e quatro anos, com alguns blockbusters e duas produções de Spike Lee em seu currículo (participou de ‘’Infiltrado na Klan’’ e ‘’Destacamento Blood’’), entrega uma estrondosa atuação para as câmeras, se destacando como um nome a ser observado em suas futuras produções.

Mais do que isso, a surpreendente história baseada em fatos reais de Richard Jewell é o que conduz a história, com todas as qualidades de um filme de suspense jurídico, em busca da redenção.

Dois grandes elementos que colaboram no bom andamento do filme, são as personagens coadjuvantes. A mãe do protagonista, Kathy Bates irreconhecível no papel, e o advogado que auxilia o pobre Richard na sua comprovação de inocência, a cargo de Sam Rockwell o ator perfeito para o papel.

Um longa de encher os olhos, para se aproveitar a experiência cinematográfica!
    Delberto Lyrio
    Delberto Lyrio

Enviada em 21 de janeiro de 2022
    Filme baseado em fatos reais. Direção competente de Clint Eastwood. Richard Jewell foi um segurança que trabalhava nas olimpíadas de 1996, no Parque Olímpico do Centenário, na cidade de Atlanta (Geórgia). Ao identificar uma mochila suspeita, contatou com os policiais que constataram ser uma bomba. Conseguiram levar muitas pessoas para mais distante do local, mas, por serem muitas, quando a bomba explodiu, ainda foram feridas 100 pessoas e 2 vieram a morrer. Caso a bomba não tivesse sido vista, uma quantidade maior de pessoas teria morrido. Jewell se tornou um herói, mas 1 semana depois, foi considerado como o maior suspeito pelo FBI, em função de sua vida pregressa (seu perfil psicológico). Foi bem defendido por seu advogado. Após 88 dias, saiu a sentença final. Paul Walter, como Jewell e Sam Rockwell, como seu advogado, estão excelentes em suas atuações!
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 2 de novembro de 2021
    Filme interessante baseado em fatos reais que retrata o atentado ocorrido em 1996, durante as Olimpíadas de Atlanta, com a explosão de uma bomba caseira em um show no Centennial Park onde Richard Jewell, segurança que encontrou o artefato e avisou as autoridades, foi de herói a suspeito, culminando em uma investigação de 88 dias, onde todo seu passado foi exposto à mídia e sua privacidade, assim como de sua mãe, deixaram de existir. Vale a reflexão de quanto o governo e a mídia podem ser prejudiciais à sociedade, em especial, aos cidadãos de bem.
    Diego Jorge
    Diego Jorge

Enviada em 2 de maio de 2021
    Angustiante! O filme é excelente, com um elenco de peso e uma trama sensacional com as mãos de Clint Eastwood, o longa aborda a injustiça sofrida pelo protagonista, vítima do desespero e da ambição cega do governo e da mídia estadunidense! Prendendo a atenção até o final, vale muito a pena!
    Ma F.
    Ma F.

Enviada em 23 de fevereiro de 2021
    Filme muito bom, só dera essa nota porque o Clint não faz parte da patotinha!!
    Sobrelivroselongas.com.br
    Sobrelivroselongas.com.br

Enviada em 10 de novembro de 2020
    Introdução
    O caso Richard Jewell é mais um filme do grande Clint Eastwood baseado em fatos reais. Os fatos estão relacionados ao atentado terrorista ocorrido em Atlanta, durante as Olimpíadas de 1996. Na ocasião, um dos seguranças do evento, Richard Jewell, foi acusado de ser o responsável pelo crime. O enredo do filme gira em torno da figura de Richard e a investigação que se desenrolou após o atentado.

Clint Eastwood dirigindo um filme aos 89 anos é sempre uma grande atração. Outra atração digna de nota é o excelente Sam Rockell, que neste filme faz o papel do amigo e advogado de Richard, Watson Bryant. O papel do protagonista é exercido por Paul Walter Hauser, que possui uma semelhança incrível com o Richard Jewell real, assim como a atriz Kathy Bates, que faz o papel de sua mãe, Bobi.

História
    spoiler: O filme O caso Richard Jewell inicia-se no momento em que Richard se apresenta a quem viria a ser seu advogado, Walter Bryant. Enquanto Richard trabalhava como uma espécie de auxiliar administrativo em uma empesa, Walter era um dos advogados da companhia. O emprego de Richard no local não durou muito, até porque seu grande desejo era se tornar policial, e uma vaga de trabalho como segurança em uma universidade, o chamou a atenção. Nessa rotina de trabalho de Richard, conseguimos logo entender que ele era um aficcionado pela área de segurança, estudava e sabia muitas coisas envolvendo o tema, agia como um rigoroso discípulo da lei, além de ter essa obstinação em virar policial. Por vezes, seu rigor no trabalho soava exagerado, tanto que no novo emprego na universidade colecionava reclamações dos alunos por sua forma de agir. Assim, a experiência lá também acabou não durando muito tempo. Seu próximo emprego foi como segurança em alguns eventos das Olimpíadas. Um dos eventos era o show das bandas Jack Mack e Heart Attack. Durante o show, Richard notou um mochila deixada embaixo de um banco. Seguindo sua postura meticulosa e profissional, o mesmo reportou a mochila aos policiais do evento, que não deram muita atenção ao fato, mas seguiram o protocolo por insistência do colega. Um especialista em bombas logo constatou que realmente se tratava de uma bomba, e assim, os seguranças e policiais começaram a evacuar a área, que acabou não sendo ágil o suficiente para evitar o pior. A bomba explodiu, feriu centenas de pessoas e matou outras duas. Richard saiu do trágico acidente como um herói. Apontado como aquele que havia identificado a bomba, recebeu assédio de vários jornalistas, e até de uma editora de livros. Sua mãe nunca havia se sentido tão orgulhosa do filho. Alguns dias depois, porém, o FBI definiu Richard como o principal suspeito do atentado. O que começou como uma noite épica na vida de Richard e sua mãe, rapidamente se transformou em um inferno. Ao ser chamado pelo FBI a prestar um depoimento, ele se viu obrigado a procurar um advogado. O único que conhecia era justamente Walter Bryant. Este havia deixado a empresa anterior e montado um escritório próprio, que parecia viver à míngua. A ligação de Richard soou à Walter e sua secretária como uma grande oportunidade de recomeçar sua carreira. "Escolhi você porquê foi o único na “Administração de Pequenas Empresas” que não me tratou como uma criança e me chamou de “saco de petiscos”, “balão”, “boneco Michelin” e “Mascote da Pillsbury”. Você foi o único que me tratou como ser humano!" Enquanto vive um inferno astral, Jewell cria um laço cada vez mais forte com seu advogado. A investigação sobre Richard avança mesmo sem qualquer prova de envolvimento, e o mesmo sempre se apresenta solícito aos policiais. Aos poucos porém, Walter tenta mostrar a seu cliente e amigo o tanto que está sendo injustiçado por uma instituição que ele tanto prezava. Quando ele finalmente enxerga a realidade, eles iniciam um contragolpe à investigação. O advogado convoca uma coletiva de imprensa para que a mãe de Jewell faça um apelo dramático às autoridades. O próprio Richard confronta os policiais cobrando provas concretas sobre seu envolvimento. Após essas ações, em pouco tempo a investigação é desfeita, e Richard não é mais tratado como suspeito. O filme se encerra anos depois, com Richard finalmente conseguindo trabalhar como policial. Durante um dia qualquer de trabalho, seu amigo e advogado aparece para lhe dar uma grande notícia: encontraram o terrorista, Eric Rudolph.

Conclusão
    O caso Richard Jewell trata-se de um bom filme, com ótimas atuações e uma história que vale a pena ser lembrada. A forma como o FBI tratou as investigações e especialmente o investigado, beira a estereotipação e o preconceito. Para a polícia, um ex-policial obeso, solteiro, que vivia com a mãe e colecionava armas, se assemelhava ao perfil de um terrorista. Afinal, foi basicamente essa a única explicação para investigar Richard. Pelo menos, é o que se retrata no filme. Como um autêntico “baseado em fatos reais” sabemos que muitos detalhes podem não ser verdadeiros.

Este último ponto, inclusive, é o que pega mal na obra de Eastwood. Ao retratar a jornalista (Kathy Scruggs) que divulgou o início da investigação sobre Richard como uma profissional de métodos não muito éticos (como usar de favores sexuais para obter informações privilegiadas), o filme entrou em uma polêmica desnecessária. O jornal em que a mesma trabalhava veio a público desmentir essa conduta e criticar o diretor, alegando não haver qualquer indício de veracidade nessa questão, nem no próprio livro sobre Richard Jewell. Polêmicas à parte, O caso Richard Jewell é um filme que vale a pena ser visto.
    Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 18 de outubro de 2020
    Um ótimo filme, intrigante. A história de um homem q faz de tudo pra ser um policial e sua ingenuidade e um ato terrorista muda sua vida, após uma investigação mal feita, para q alguém seja incriminado rapidamente e este seja apresentado para imprensa e para nação, faz com que um ato de heroísmo seja transformado, num suspeito. O filme mostra o lado controverso da polícia, da imprensa e o drama que isso pode causar numa família.