Phoenix
    • Revista Interlúdio
    • Cinepop

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Além de realizar um elegante filme de época, o diretor Petzold sabe como ninguém lidar com as emoções mais perturbadas sem ser piegas ou apelar para o melodrama. Tudo é contido e recatado, mas não por isso menos doloroso…

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

O sucesso da empreitada se sobrepõe às possíveis questões de verossimilhança (e o enredo daria um conto perfeito, sem imagens nem sons) e se deve tanto à linguagem fílmica minuciosamente construída cena-a-cena (com iluminação admirável) como ao desempenho magistral de Nina Hoss.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Screen International

por Fionnuala Halligan

Evocando ao mesmo tempo Hitchcock e Reed, esta é uma história intimista sobre identidade e perda, na qual Petzold leva o espectador a uma suspensão da descrença amplamente recompensada com um final magistral.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Scott Foundas

A sexta parceria entre Petzold e sua musa, a extraordinária Nina Hoss, mostra a dupla mais uma vez explorando as complexidades sociais e políticas da Alemanha no século XX através dos gêneros do cinema americano.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Daniel Feix

A falsa simplicidade da construção narrativa garante que "Phoenix" funcione com todos os tipos de público. Trata-se, no fundo, de um emocionante melodrama, que evoca o trabalho do diretor Rainer Werner Fassbinder e suas inesquecíveis mulheres engolidas por uma sociedade que perdeu a razão.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineplayers

por Francisco Carbone

O filme brinca com a imagética a todo tempo, da construção cinematográfica e também das personas que somos obrigados a vestir diariamente, transitando no jogo de espelhos e fazendo a brincadeira durar do início ao fim sem perda de fôlego.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineplayers

por Marcelo Leme

Tal como a Alemanha em busca de redenção, Nelly, nossa protagonista, busca igualmente se reerguer após a violência sofrida que lhe rendeu uma desfiguração facial. Tal como uma fênix, a mulher e o país se alçam das cinzas.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

[...] Trata-se de uma história com tons claros de melodrama (embora adote uma estética e uma atmosfera noir – um gênero que tampouco fugia do melodramático), mas que funciona por ser sobre algo maior.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Nina Hoss sustenta uma atuação vibrante, transcendendo a complexidade de sua personagem nos menores gestos. Uma busca de sentido e identidade a partir de um amor catártico, com o qual Petzold tenta até expurgar o passado recente alemão.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Eva Markovits

O diretor não tem a intenção de fazer um filme histórico sobre os campos de concentração. Ele busca evocar, através desta história de amor impossível, o trauma e a mudez da Alemanha após a guerra em relação aos campos.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por André Miranda

A questão principal, que vale tanto para os personagens de “Phoenix” quanto para a Alemanha do pós-guerra, é qual caminho seguir depois de tanto horror. Com a talentosa Nina Hoss cantando, a busca por essa resposta ao menos fica mais suave.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Christian Petzold trabalha num registro íntimo, nos aproximando do trajeto cada vez mais acidentado da protagonista. O redemoinho de sensações conflituosas [...] espelha as contradições da sociedade alemã no pós-guerra.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

A história poderia ser clichê mas é contada com delicadeza e mão firme. [...] Todo o filme utiliza apenas um tema musical, por vezes muito discreto executado ao piano, às vezes também cantado, mas sempre eficiente.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Ryan Gilbey

"Phoenix" é o trabalho mais complexo da dupla até agora, algo visível na atuação impecável de Hoss. Obrigada a interpretar uma personagem interpretando uma personagem interpretando uma personagem, o domínio dela é magnífico. Ela é parte atriz, parte boneca russa.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Samuel Douhaire

Ronald Zehrfeld impressiona tanto por suas explosões de violência quanto pela súbita fragilidade, quando o personagem expressa as emoções que tentava esconder. Nina Hoss expressa a resistência de uma mulher ferida, com grande intensidade em todas as cenas.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cinemascope

por Ana Carolina Diederichsen

Embora siga a cadência tradicional, quebra um paradigma ao segurar o clímax até o último momento, numa construção ousada e bem executada. Com ares de filme noir, nos remete ao tempo de guerra, não só pela época, mas pela construção estética histórica do cinema no período.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Formalmente controlado e certinho como todos os filmes de Petzold, "Phoenix" vai crescendo aos poucos, envolvendo-nos no beco sem saída de Nelly e fazendo com que fiquemos apreensivos com o desenrolar da trama.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Cinepop

por Raphael Camacho

Possui uma narrativa bastante lenta, um ritmo próprio que deixa o público um pouco com sono, conta com uma ótima atuação de sua protagonista e uma direção apenas boa de Petzold. [...] Tem coisas muito boas e coisas que deixam a desejar, principalmente quando falamos em roteiro.

A crítica completa está disponível no site Cinepop