Homem-Formiga e a Vespa
    Regular
    Homem-Formiga e a Vespa

Perdidos no reino quântico

por Francisco Russo

Com uma década de filmes lançados, a Marvel já deixou bem clara a proposta de trazer características peculiares a cada uma das aventuras estreladas por seus super-heróis, de forma a individualizá-los dentro de um contexto maior. Dentro desta linha, cabe ao Homem-Formiga a conjunção entre temas familiares e um humor um tanto quanto infantil, pelas várias possibilidades envolvendo o tamanho dos objetos e das próprias pessoas. Homem-Formiga e a Vespa segue esta prerrogativa desde a primeira fala, quando ressalta o elo materno entre as duas Vespas, sem deixar de lado a já estabelecida conexão entre Scott Lang e sua filhota e ainda apresentando um terceiro laço, adotivo. Só que, agora, o foco está todo para aquele que promete ser um elemento chave para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel: o reino quântico.

Antes de tudo, é bom ressaltar que há bem pouco de Vingadores: Guerra Infinita nesta nova aventura - o elo aqui é bem mais intenso com Capitão América: Guerra Civil. Condenado por ter quebrado o Tratado de Sokovia na emblemática batalha do aeroporto, Scott Lang está em prisão domiciliar por dois anos, com mais três de condicional. Desta forma, teve que dar um tempo na vida de super-herói até que, restando apenas três dias para que possa sair de casa, tem um estranho sonho com Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer), a Vespa original, que se perdeu no mundo quântico há 30 anos. Basta uma ligação e voilá, o trio formado por Lang, Hope (Evangeline Lilly) e o dr. Hank Pym (Michael Douglas) está mais uma vez reunido.

Seguindo a fórmula estabelecida no filme original, o diretor Peyton Reed e sua equipe de cinco roteiristas (!!!) brincam bastante com a possibilidade de diminuir e aumentar objetos inusitados, o que até rende algumas sequências de ação interessantes - todas devidamente reveladas nos trailers, é bom ressaltar. Entretanto, o objetivo maior é fazer rir: não por acaso, o núcleo envolvendo Luis (Michael Peña) e sua equipe ganham imenso (e desnecessário) espaço, com piadas estendidas ao máximo e sempre apresentadas de forma bem didática, menosprezando a capacidade de compreensão do espectador. O melhor exemplo é a situação em torno do soro da verdade, em seus vários momentos.

Soma-se a isto a conveniência do roteiro, em sua (in)capacidade de dar alguma coerência à história em si. Se a vilã Fantasma (Hannah John-Kamen) é mal fundamentada e o também vilão Sonny Burch (Walton Goggins) se repete em uma dinâmica bastante preguiçosa, nada supera o insólito acerca de um prédio que surge e desaparece em diversos pontos da cidade, sem que alguém jamais note tal mudança. Por mais que o efeito seja bacana, e tal mobilidade seja crucial nesta narrativa, tal situação é absolutamente incoerente com a própria característica de ser este um esconderijo dos heróis.

Mas voltemos então ao grande chamariz deste novo filme, o reino quântico. Onipresente na narrativa, ele resulta em cenas até bonitas, que lembram o aspecto visual de Doutor Estranho - sem o mesmo impacto -, apesar de ser mais explorado pelo tom misterioso do que propriamente por seu potencial, o que gera uma certa frustração aos que buscam por indícios em relação ao futuro do Universo Cinematográfico Marvel. Eles até surgem, especialmente na primeira cena pós-créditos, mas pouco revelam.

Anunciado como o primeiro filme da Marvel com uma super-heroína no título, Homem-Formiga e a Vespa chama a atenção pelo escancarado aspecto de parceira dado à personagem de Evangeline Lilly. Basta notar que, com o Homem-Formiga em cena, não cabe à Vespa qualquer definição acerca dos atos principais dos heróis, assumindo de fato o posto de ajudante - postura um tanto quanto contraditória, por sinal.

Com um humor excessivo e poucas cenas de ação, além de muito já ter sido divulgado pelo material de divulgação, sobra a Homem-Formiga e a Vespa o talento cômico de Paul Rudd, que brilha especialmente quando seu trabalho corporal é requisitado pelas mudanças de comportamento do personagem. No mais, trata-se de um filme burocrático que segue à risca a fórmula da primeira aventura do herói, sem ousar um milímetro sequer - algo típico do diretor Peyton Reed -, por mais que traga avanços em relação ao Universo Cinematográfico Marvel - mais em relação à narrativa do Homem-Formiga, é bom ressaltar.

• Jonas Brother
      ah cara vi recentemente e curti deve se levar em conta que é um filme + família porem concordo com o critico sobre as cenas estendidas das piada do latino amigo do paul rudd dava para diminuírem um pouco as cenas com ele pois foram muito ruins, tirando essa parte gostei do filme
    • Coringa
      É divertido mais o roteiro é bem ruim.
    • Klaus Nickel
      achei mais ou menos
    • Willian Castilho Candido
      vcs não entendem de nad vão la e faz melhor filme foi otimo
    • Alexandre
      Diálogos tão patéticos que com o passar do tempo a vontade de se levantar e ir embora só aumenta.
    • Arthur
      Mano,vcs são mt cara de pau,só pq o filme tem um vilão ruim tem q sair falando mal do filme todo,esse filme não foi pra mostrar que poderia ser melhor que o primeiro(pra mim foi)mas,foi um filme divertido,para a familia,n foi um filme para q vc precise dizer,nossa que cena horrível,o filme para dar risadas,não dar opiniões mal formadas,o filme é ótimo,só q vcs querem criticar até o cu dos atores,a vespa tomou conta do filme todo,e agr querem falar que ela é ajudante?pqp,vcs não são críticos de verdade então.
    • Cacio F
      PÉSSIMO FILME. humor infantil. Mal dirigido. Roteiro fraco. horrível..me surpreende o tanto de críticas positivas. Mostra o baixo critério do público e a idade mental da maioria. Triste.
    • Peterson Menezes Iglesias Novo
      Vi no filme uma grande comodidade de roteiro em querer explicar a situação do Homem formiga para tentar justificar sua ausência em Guerra Infinita.Vide a cena em que o agente explica para a filha do personagem quanto tempo e porque ele esta preso. Acredito que o problema acima relatado é devido a direção fraca do filme e a falta de conhecimento de historias do personagem. A fantasma e Sonny Burch não são vilões e sim contratempos com objetivos alheios aos planos do filme principal, no qual cada um quer ter um beneficio próprio e não eliminar o outro como vilões o fazem. Sim o filme poderia ter explorado e fortalecido o elo entre o personagem e os filmes da Marvel ao invés de ser mais um pedaço a parte com exploração de laços e dramas familiares.No geral o filme diverte mas parece uma tragicomédia de herói com boas cenas de ação que não surpreenderam devido a agonia de criar uma expectativa grande sobre o filme.A vespa esta parecendo o Baymax de Operação Big Hero.
    • ivan junior
      quem fez esta critica entende tanto de filmes de herois quanto de fisica quantica ou entao a fez com grande preconceito. o filme é otimo e merece todo credito,
    • João Paulo
      pessoa que escreveu essa crítica não entendeu o propósito do filme. Pela expectativa ficou um pouco abaixo do primeiro Homem Formiga, mas ainda assim gostei muito.
    • Franklim Alves
      Achei inferior ao anterior.Dentre os aspectos que não me agradaram destaco essa vilã pessimamente desenvolvida.Ainda assim é um filme legal e que valeu o ingresso.
    • tim meme
      Dentro do universo,estendido,esticado,encolhido,entumecido e quântico da Marvel um filme dIvertidamente MENOR.
    • Lucas Farias
      Se o primeiro já foi horrível, primeiro filme que sai do cinema antes do final do filme. Esse eu passo longe!!!
    • Alexandre Martins Hoppen Corre
      Achei o roteiro fraco. Cortes de cena muito abruptos. Mal dirigido.O que vale são os risos e os efeitos do mundo quântico (3D obrigatório portanto), mas é sem sombra de dúvida inferior ao primeiro. A primeira cena pós-créditos é intrigante no entanto, e quem não ver provavelmente vai boiar legal se o personagem aparecer na sequência de Guerra Infinita.
    • Lorenzo
      paul rudd tem ótimo timming e cumpre com o esperado.. michael douglas tem destaque e o filme é SIMPLESmente fantástico!!
    • Lorenzo
      assim... primeiro li a crítica e fui ver o filme. estava desmotivado porém paguei minha língua. o filme não tem o nível de guerra infinita - óbvio. é simples e há uma certa beleza nessas coisas.
      assista
    • Washington Gomes
      Se eu tivesse lido esta crítica antes de ir ver o filme teria me desmotivado muito. Concordo em alguns pontos com a crítica, mas não achei a Vespa uma mera ajudante do formiga, pelo contrário, em muitas cenas é ele quem a ajuda, pois ela que está no centro das atenções. Para quem ficou desmotivado com a crítica recomendo que veja o filme sim, sabendo que o grande foco é o próprio universo do Homem Formiga e a comédia. Filme muito divertido com boas cenas de ação e uma ótima cena pós crédito.
    • お前はもう死んでいる
      estranho, a mídia estrangeira e alguns aqui do br estavam elogiando bastante o filme. bom, como não vi não posso opinar. mas é sempre bom ter vários pntos de vista
    • Alan Bitencourt
      O problema não é ser divertido, o problema é potencial desperdiçado.