Lolita
    Você assistiu Lolita ?

Enviada em 12 de janeiro de 2017
    Além de ser um filme que só leva o nome do livro, Kubrick conseguiu transformar um pedófilo doentio (o próprio se reconhece como doente, o livro está aí que não me deixa mentir) e transformar uma garota de catorze anos em uma mulher que consegue seduzir o tão "inocente" Humbert Humbert. A PIOR COISA QUE PODERIAM TER FEITO É UMA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE UM LIVRO ONDE AS PESSOAS LÊEM E SIMPLESMENTE NÃO ENTENDEM O QUE SE PASSA! Nabokov escreveu este livro não para ser romantizado, entendam. É a história de um pedófilo que rouba roupas de orfanato e alicia meninas pois acha que isso não é tirar vantagem delas. Além de ser uma adaptação chata e romantizada sobre algo extremamente problemático, escolheram os piores atores e a pior forma de contar uma história triste e doentia. Por favor diretores de cinema, parem de colocar homens com cara de barata tonta para interpretar personagens doentios e colocarem atrizes sensuais com ar de malícia como se elas fossem responsáveis por eles fazerem tais atrocidades. Se abominam tanto pedofilia, por qual motivo romantizam uma história dessas?
    Tibério M.
    Tibério M.

Enviada em 3 de setembro de 2013
    Ok, dos filmes que eu já vi do Kubrick esse é o mais doentio. Eu passei o filme todo pirando como um cara, de fato um adulto, se perde de uma forma insana por uma garota de doze anos. DOZE ANOS!!! Isso só mostra que deveras a pedofilia é algo assustador na mente das pessoas fracas e doentes. O mais louco mesmo é ver que a garota tinha o total domínio e que o cara era um completo capacho. Cego pela ilusão da paixão? Poderia ser se fosse algo em que a sociedade considera como normal, mas nesse caso era cego pela doença mesmo.

Um triângulo amoroso totalmente platônico é o que filme mostra. Outra parte doentia no filme é a vingança. O prof Humbert se perdeu totalmente, pobre coitado. Triste ver a sua situação.

O filme tem uma história bem polêmica é bom e tudo, mas é muito, muito doentio. pra mim pegaram foi leve, pois na realidade a parada é mais sinistra.
    Camila Reis
    Camila Reis

Enviada em 29 de setembro de 2013
    O filme é bom somente por mostrar a obsessão doentia de um adulto por uma garota de quatorze anos. Vê-se, ao longo da trama, que o professor Humbert divide-se entre os papeis de pai e amante, apresentando-se para a sociedade como o primeiro e para Lolita, em momentos íntimos, como o segundo. Por isso, é possível notar que a garota também não é tão inocente quanto a maioria que tem essa idade - além de relacionar-se com o padrasto, manipula-o, conseguindo, assim, sempre, o que quer. O caráter polêmico está exatamente na falta de inocência de Dolores e, claro, na questão do incesto - dois elementos atemporais, responsáveis por tornar o filme um clássico.
    Vinícius O.
    Vinícius O.

Enviada em 26 de maio de 2014
    Muitos ignorantes associam erradamente o filme à pedofilia.
    O filme não tem nada a ver com pedofilia. Pedofilia é a atração sexual primária por pré-púberes (garotas com menos de 9 anos; quem ainda não alcançou a puberdade).
    A puberdade feminina começa aos 9 anos, com o broto mamário, e termina aos 13 anos.
    Historicamente, era comum essas garotas casarem. Há várias pessoas com avós/bisavós que casaram aos 12 anos.
    A Julieta, de “Romeu e Julieta”, tinha 13 anos.
    O filme trata de uma compulsão de uma homem de meia idade por garotas de 9-13 anos, chamadas por ele de ninfetas. Compulsão essa envolta num contexto moralista de "amor proibido" e uma mulher de 12 anos manipuladora.
    Marcos
    Marcos

É claro que ao analisar esse filme devemos deixar o preconceito ao pedofilismo de lado, pois o professor Humbert, tanto no filme como na obra de Nabokov, claramente se sente culpado por tal sentimento, e quem discorda e deu nota baixa ao filme, por favor, leia a obra, pra depois vir falar besteira.
    SenhorOculto
    SenhorOculto

Acabei de assistir "Lolita" e gostei, para falar a verdade, não esperava muita coisa, mas me surpreendi. Só esperava que o filme fosse mais polêmico, aliás, de polêmico nada tem (talvez para a época). Direção boa, atuações ótimos, história contada com sensibilidade e arte, nada de vulgar ou que causa incômodo. Agora o "Lolita Remake", aí sim o "bicho-pega".
    Recomendo esse filme, é um Clássico.
    Enviada em 18 de novembro de 2015
    Depois de mostrar seu potencial em "Glória Feita de Sangue" e " Spartacus",Stanley Kubrick meio que derrapa em "Lolita".Os 152 minutos é tomado de longos diálogos,a maioria são bem fracos.Mas,foi um grande passo para o cinema naquela época.Já que mostra com perfeição um caso entre um homem experiente,com uma garota de apenas 14 anos.Confesso que a preferência da escolha em preto e branco faz com que o filme fique bem charmoso.Até realça a beleza de Sue Lyon,que se torna algo mais cobiçado da trama.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 6 de fevereiro de 2020
    Bom filme, um assunto controverso, ainda mais na época em que foi lançado, o filme te prende e consegue manter um bom ritmo até o final. Nota: 7,5/10
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 3 de julho de 2020
    É muito complicado falar sobre Lolita,lançado em 1962 e dirigido pelo mestre Stanley Kubrick é um filme muito mais voltado para o choque do espectador.Adaptando o trabalho do romancista russo Vladimir Nabokov,o livro foi escolhido por Kubrick que já demonstrava o desejo de trabalhar um outro gênero:O Erótico.

No entanto acho que essa escolha tenha sido controversa até por demais,Lolita é um livro que busca expor o olhar de um pedófilo.No que se diz choque do público,é fácil de presumir como foi a recepção na época até porque eram tempos bem restrito no que se diz temas polêmicos.É também um dos primeiros filme onde Kubrick tem total autonomia de um projeto e marca também seu primeiro filme fora dos Estados Unidos.

No que se diz enredo,é deplorável a visão do professor Humbert,a todo momento a visão dele é foco principal e assim a empatia pelo personagem é aumentada aos poucos.Se reparár-mos para a construção dessa obsessão doentia que o professor desenvolve,achamos sim um bom arco construtivo do personagem.Mas denovo,eu tive bastante dificuldade em me envolver com o filme,essa visão distorcida pesa mais do que os contras do Humbert.E o que falar sobre a menina Lolita? É quase irresponsável a maneira de retratar uma menina se descobrindo sexualmente por meio de uma sedução a um adulto.

A culpa de fato não é do Kubrick,já que a visão do filme é a do livro do Vladimir Nabokov,no entanto acho que a escolha por adaptada esse livro é muito ousada.Mas podemos sim ver momentos de maestria do diretor.Aqui a linguagem sugestiva é trabalhada de forma brilhante,sem ao menos ter uma cena de sexo,o filme gera um desconforto enorme só com o poder da sugestão,os diálogos entre os personagens são altamente cuidadosos em suas referências que cria uma tensão sexual muito bem feita.Podemos também retirar poucos momentos onde vemos também as facetas controladoras do Humbert que diminuem um pouco esse ar "Romântico" que o personagem tem pela ninfeta.Há e se destacar também a participação do Peter Sellers que é fantástica e angustiante.

Lolita é um filme desconfortante,pelo menos para mim.É um longa que aborda essa visão doentia de um pedófilo pelo seu olhar,e assim gera um desconforto em quem a assistam ao filme.Mas Kubrick a seu favor dá pitadas no personagem Humbert que reforça a quem assiste quem são os vilões do filme.Além o mais é um filme com um poder de sugestividade absurdo que é ainda mais reforçado pelos diálogos e as boas interpretações.
    Rodrigo
    Rodrigo

Mais ou menos. Pularam várias partes importantes da obra literária, o filme já começa revelando o mistério que nos perturba durante todo o livro... a mudança de personalidade da Charlotte do livro pro filme é brochante! E a Sue Lyon, q interpreta Lolita, nada tem de Lolita!!! Não tem aquele jeito sensual, provocador e infantil ao mesmo tempo, que tem a personagem do livro. Mas a direção musical é excelente, e a cena final ficou bem feita e emocionante!