Peter Pan - Viagem à Terra do Nunca
    Você assistiu Peter Pan - Viagem à Terra do Nunca ?

Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 12 de abril de 2016
    Aprendendo a Voar.

Considerado um clássico entre gerações, Peter Pan já foi utilizado em diversas produções desde sua criação em 1911. A obra máxima do escritor J. M. Barrie sempre rendeu expectativa a cada novo anúncio, o que se manteve ante a nova produção que visa contar as origens deste simpático personagem londrino.

Curiosamente dirigido pelo experiente Joe wright, o filme narra a história de Peter (Levi Miller) desde o momento em que fora deixado na porta de um orfanato em Londres, período em que desenvolveu habilidades para lidar com pessoas que nem sempre desejam seu bem estar. Tudo ia "bem" até que um certo dia algumas crianças, incluindo o protagonista, são raptadas e levadas para uma terra desconhecida, local este que serve para apresentar não somente o vilão Barba Negra (Hugh Jackman), mas também as razões que motivarão grande parte da narrativa e a importância dada ao personagem título.

Embora seja baseada em uma história já presente na mente da maioria dos espectadores, aqui temos uma narrativa diferente, pois o objetivo do longa não é recontar a famosa saga do herói da Terra do Nunca indo direto ao ponto, mas localizar o público nos grandes ocorridos da vida do protagonista. Isso fica bem nítido quando o acompanhamos a descoberta do que houve com sua mãe; da apresentação e criação de afinidade com o Capitão Gancho; da descoberta de habilidades únicas. Isso impele um interesse maior na trama, afinal de contas faz uso do desenvolvimento mais racional sem jamais perder a essência fantasiosa que tornou o Peter Pan tão famoso.

Tecnicamente falando a produção é de encher os olhos, digo isso porque temos não somente um visual caprichado por conta das dezenas de milhões investidos, mas pela criatividade apurada, chegando a ser quase carnavalesco em muitas situações. A apresentação do vilão Barba Negra, ao som de Smells Like Teen Spirit do Nirvana, soa apoteótico, como se o apresentado fosse um ícone pop, que ainda abusa de sua chegada para mostrar que ele "é o cara". As cenas de ação, várias e engenhosas por sinal, também galgam de uma senso técnico brilhante, a começar pela perseguição de aviões a um navio voador em plena segunda guerra mundial, com uma fotografia linda e acinzentada, pontualmente definindo a realidade da época; temos também o "porto" comandado pelo vilão, um local cujo design soa brilhantemente inventivo, fazendo das embarcações meros encaixes acessíveis via teleféricos; a cidade em que Peter é recebido é multicolorida, justamente para fazer um contraponto com sua terra de origem, mesmo que seus habitantes não o recebam de braços abertos; a parte sonora também brilha, principalmente nas músicas orquestradas e bem utilizadas para pontuar a ação, chega a empolgar ouvir a maestria de John Powell nas cenas agitadas, agregando bastante valor às situações.

O elenco também cumpre bem seu papel, mesmo o pequeno Levi Miller consegue ser competente como protagonista e manter o carisma típico de Peter; Hugh Jackman também está ótimo, sendo sombrio e maquiavélico quando precisa; Rooney Mara como a Princesa Tigrinha é outra que é bem aproveitada em cena, pois é uma personagem forte e decidida; temos também Adeel Akhtar no papel de Smee, um divertido supervisor da mina onde a história tem início na Terra do Nunca que parece ingênuo e amedrontado mas deseja o bem acima de tudo; Garrett Hedlund como o Capitão Gancho e ainda amigo do protagonista, inclusive responsável por grandes feitos para ajudar Peter; entre outros com pouco tempo em cena como a bela Cara Delevingne (Sereia) e Amanda Seyfried (Mary Darling).

Também trazendo momentaneamente grandes antagonistas do original, como Sininho e o crocodilo, PETER PAN é uma obra cinematográfica que reconta um clássico de forma moderna e pop, sempre abusando da tecnologia e música em prol da narrativa. Tudo funciona bem, inclusive os fantásticos efeitos visuais amplamente utilizados no longa, até figurinos coloridos e quase carnavalescos, mas justificados para dar um ar mais familiar quando necessário. Apesar do design duvidoso dos pássaros darem a impressão de que algo saiu do rumo, o filme é de longe um entretenimento com diversão completa, utilizando até mesmo o Cirque du Soleil como fonte de inspiração.
    Guilherme D
    Guilherme D

Enviada em 14 de abril de 2016
    Perda de tempo assistir a esse filme? Não, mas não espere muito.
    O início do filme é muito arrastado e algumas personagens são muito caricatas.
    Ao chegar a terra do nunca, o filme já começa a "se vender" pelos efeitos visuais.
    A batalha final é boa, bem coreografada e frenética, mas logo ocorre algo desinteressante que toma os últimos 10 minutos do filme que são muito, mas muito ruim. Futuro filme da Sessão da Tarde.
    Humberto A.
    Humberto A.

Enviada em 16 de outubro de 2015
    "Pan" é um filme sem graça,sem nada de diferente das versões anteriores e que ninguém pediu.

Enviada em 23 de março de 2020
    Bom filme do moleque da terra do nunca! Temos bons atrativos, como o bonito cenário e elenco que tem seus bons momentos com o ótimo Hugh Jackman como Barba Negra, temos uma boa parte técnica e efeitos que expressão bem o universo, claro que nem tudo funciona nesse filme, como a montagem que possuem transições falhas, o roteiro poderia ter sido mais enxuto. Peter Pan é bacana e entre-te, mas infelizmente não será um filme lembrado por muitos.
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 19 de outubro de 2016
    Achei muito fraca essa adaptação. Infantil e cansativo, o único destaque fica para o elenco e as atuações.
    Pedro C.
    Pedro C.

Enviada em 1 de agosto de 2017
    É um filme bem interessante, visualmente bonito. Traz excelente atuação de Hugh Jackman (irreconhecível, mostra que sabe fazer muito mais do que um Wolverine). O James Gancho (Garret) está excelente também e o ator mirim é ótimo. Merecia um Oscar. Contudo, confesso que o filme realmente tem um ar "Sessão da Tarde". De todo modo, a atuação do jovem Peter Pan cativa e o menino realmente mostra que não está só para um filme comercial; esperemos vê-lo em muitas outras produções boas, um ator muito bom e maduro. Agora, vou ter que falar: eu achei a Rooney Mara horrorosa com aqueles penduricalhos na cabeça, uma personagem que tende a um certo clichê, sei lá. Eu gosto MUITO da atriz, adorei Millenium (não existe papel melhor que Lisbeth Salander), mas nesse filme a Rooney ficou meio palhaça, não precisava.
    Neto S.
    Neto S.

Enviada em 6 de janeiro de 2016
    Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico. O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra (Hugh Jackman) escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada. Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local.Da pra passar o tempo, tem um belo visual, Levi Miller faz um bom Peter Pan, Recomendo. Nota 6.5
    Enviada em 16 de dezembro de 2015
    Apesar de ter sido lançado num momento de sucesso dos filmes de super-heróis, Peter Pan não teve o resultado esperado nas bilheterias. Uma das falhas do filme é o roteiro, que deixa Peter o tempo todo como o menino que deve ser protegido, enquanto outros personagens terminam se tornando os principais e roubando a cena.

Leiam a minha resenha completa no link abaixo:
    Enilson S.
    Enilson S.

Enviada em 12 de dezembro de 2015
    Terra do nunca sempre foi fascinante por que para Peter Pan sempre é tudo valido, então acredito que o filme tenha licença poética, para tudo que ocorre no decorrer do filme, com cenas maravilhosas, gostei muito do filme...
    Marco G.
    Marco G.

Enviada em 19 de outubro de 2015
    Acompanhando onda recente da Disney de recontar suas histórias clássicas com sutis diferenças, esta produção tem como ponto forte os efeitos especiais e de 3D. Não é um filme Peter Pan infantil, é reflexivo e imaginário mesmo para os adultos.