Brooklyn
    Você assistiu Brooklyn ?

Enviada em 18 de fevereiro de 2016
    Perfeito. Filme sobre imigrante da Irlanda que vai para o Brooklin com a ajuda da comunidade irlandesa em NY. Ela acaba se apaixonando e casando com um filho de italianos, mas acaba voltando a sua origem devido ao falecimento da irmã. A mãe quer que fique e case com um rapaz local. Ela não diz que se casou e vive o dilema do novo olhar sobre sua origem e o novo.
    Júnior S.
    Júnior S.

Enviada em 5 de julho de 2017
    Acho que não fui o único a ter a sensação de estar assistindo a um verdadeiro clássico. Brooklin é aquele tipo de filme atemporal, que certamente envelhecerá como vinho.
    Jake D.
    Jake D.

Enviada em 19 de fevereiro de 2016
    Brooklyn... conta a história de Ellis Lacey (Saoirse Ronan), uma irlandesa que sai de sua terra natal para viver em Brooklyn e tentar realizar seus sonhos. No início, ela sente bastante saudades de casa, mas conforme vai se acostumando, ela se ajusta aos poucos. Então Ellis se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. a trama parece em certas horas clichê e nada original, mas ela consegue ser executada de uma maneira brilhante, e a direção de John Crowley ajuda muito, é bastante precisa. As atuações são magnificas, Saoirse Ronan está excelente nesse filme, e Emory Cohen também se sai muito bem, junto com Julie Walters e Domhnall Gleeson que estão impecáveis. O roteiro é muito bom também, em certas horas ele dá alguns deslizes, mas na maioria das cenas, os diálogos são muito bem construídos. A cinematografia é muito bela e a trilha sonora é incrível, um dos pontos altos do filme. Brooklyn não é o filme que eu acho que deveria levar o óscar, mas ainda assim, consegue ser muito bonito, doce e agradável, vale a pena ser assistido. Recomendo!
    Neto S.
    Neto S.

Enviada em 4 de fevereiro de 2016
    A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No ínicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever. Legal, Brooklin tem uma bela historia de romance, bom elenco, boas atuaçoes, Saoirse Ronan esta excelente, mais o filme as veses e meio cansativo, eu acho que um dos mais fracos a ser indicado a melhor filme, mais vale apena. Nota 7.5
    Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 19 de fevereiro de 2016
    Se você gosta de romances de época, com uma mocinha que enfrenta um grande dilema, mas que ainda assim é leve e despretensioso, esse filme é para você. Trata-se de um romance açucarado, contado de maneira bastante burocrática, mas que prende o interesse em grande parte devido ao ótimo elenco. Há carisma e química entre o jovem casal formado pelos adoráveis Saoirse Ronan (indicada para o Oscar de Melhor Atriz por esse papel) e Emory Cohen. Ellis (Ronan) é uma jovem irlandesa que repentinamente tem a oportunidade de ir para a América com o intuito de morar e trabalhar no Brooklin, partindo daquela premissa de busca do sonho americano. Lá, ela acaba conhecendo um encanador ítalo-americano (Cohen) e a química é imediata. Só que quando tudo está bem (cheguei a me questionar se tudo no filme seriam flores do início ao fim), algo acontece que força o retorno da jovem à Irlanda, e lá a situação é diferente de antes da viagem e a nova realidade a faz questionar sobre o retorno ou não para o amor americano. Trata-se de um filme correto, com ótimas cenas, parte técnica impecável e atores excelentes. Aliás, a protagonista Ronan, que era uma pré-adolescente quando começou a chamar a atenção nas telas no já aparentemente longínquo Desejo e Reparação (pelo qual também foi indicada ao Oscar), mostra um amadurecimento incrível aqui. Já havia passado por filmes bem distintos como o péssimo A Hospedeira (baseado no livro de Stephanie “Crepúsculo” Meyer) e o ótimo Grande Hotel Budapeste do icônico Wes Anderson. Pena que o filme, mesmo com todos esses ótimos atributos, está longe de ser arrebatador ou efetivamente marcante. Tudo é bastante correto e previsível, e não fosse o carisma do casal protagonista, passaria despercebido. A partir de seu retorno a Irlanda, o filme perde o fôlego inicial e torna-se uma mediana sessão da tarde. Nada ousado, nada significativo. Um bom filme romântico pra ser assistido pelos enamorados numa tarde chuvosa, e nada mais.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 2 de março de 2016
    Apesar de se passar em uma localidade pequena da Irlanda e, posteriormente, no bairro do Brooklyn, em Nova York, o filme Brooklin, dirigido por John Crowley, tem uma história cujo caráter é universal, uma vez que a jornada vivida por Eilis (Saoirse Ronan, em uma performance indicada ao Oscar 2016 de Melhor Atriz) é algo com o qual aqueles que abandonaram seu lar em busca de novas oportunidades em outros lugares irão se identificar por completo.

Após o incentivo de sua irmã Rose (Fiona Glascott), Eilis deixa o seu lar e, assim como muitos imigrantes – principalmente os irlandeses, que ajudaram a construir a nação mais importante do mundo – vai para os Estados Unidos tentar estabelecer uma nova vida. A mudança não será fácil para Eilis e, apesar de ela ter uma casa, um novo trabalho e começar a estudar, a verdade é que, por boa parte do filme, a personagem nunca sentirá que pertence aos ambientes nos quais ela se insere, afinal de contas, ela está longe de tudo aquilo que lhe parece familiar.

A grande surpresa por trás de Brooklin é que o filme, na realidade, não é a jornada de alguém rumo ao amadurecimento e à descoberta de sua identidade – mesmo que Eilis passe por tudo isso no decorrer no longa. O roteiro escrito por Nick Hornby (tendo como base o livro de autoria de Colm Tóibín) é uma verdaderira história de amor. É por meio da vivência (e da descoberta, pela primeira vez, na vida dela) desse sentimento por parte de Eilis que ela vai chegar à conclusão sobre qual é o seu real lar – mesmo diante de toda a dor e do conflito interno que ela passa.

Por isso mesmo, Brooklin é uma das obras mais surpreendentes da safra Oscar 2016, pela maneira como envolve a plateia em sua história. Isso é mérito da direção de John Crowley, mas, principalmente, da química existente entre Saoirse Ronan e o charmoso Emory Cohen (que interpreta Tony). São as cenas que envolvem eles, bem como as excelentes tramas paralelas que retratam o núcleo da casa da Mrs. Keogh (Julie Walters) que vão nos mostrando, ao mesmo tempo, pouco a pouco, que, mesmo sem ela ter percebido, Eilis já está em casa.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 16 de junho de 2016
    Romance. Sessão da tarde. Irlanda. Imigrantes. Safada. Leve. Atuação. Parado. Sereno. Drama. História.
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 7 de setembro de 2020
    Filme simpático. A história é despretensiosa, leve e romântica. Boas atuações. Como dizem: " Lar é onde o amor está"
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 27 de setembro de 2021
    O filme começa de uma maneira desinteressante, acho até que as atuações, inclusive da Saoirse, exageram no drama. Pensei até em desistir.
    Mas à medida que o roteiro avança, o filme cresce, inclusive e principalmente por causa da atuação de Saoirse.
    Algo que coloca o filme em outro nível é de que as pessoas não são os únicos personagens. As cidades fazem parte da história tanto quanto as pessoas.
    Brooklyn acaba se tornando uma das histórias de amor mais bonitas dos últimos anos.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 20 de fevereiro de 2016
    É um bom filme, boa fotografia, cenários, figurinos, ótimos atores e direção. A história se passa na década de 50, nos estados Unidos. A brilhante atuação de Saoirse Ronan, cujo personagem,Elis Lacey, é o centro do filme, lhe rendeu a indicação com melhor atriz para o Oscar 2016. É um filme bem comportado, onde todo o grupo é ligado a igreja católica, na Irlanda e em Nova York, provavelmente deve ter tido financiamento de alguma organização da igreja. Em alguns momentos fica cansativo. O enredo conta a história muito comum nos tempos atuais, onde a imigração espontânea, pessoas que procuram seu lugar no mundo, fora do seu país, ou forçada, como aconteceu recentemente com o povo da Líbia e Síria fugindo da guerra, para a Europa. Nessa situação a dúvida, insegurança, e saudade da terra natal deixam qualquer um dividido. Mas, o desejo de uma nova vida e a esperança de um futuro é melhor prevalecem. A atuação de Saoirse não é suficiente para o Oscar, continuo torcendo para Cate Blanchett, como Carol. O filme vale a pena.