Cantinflas - A Magia da Comédia
    Ruim
    Cantinflas - A Magia da Comédia

Concurso de cosplay

por Lucas Salgado

Mario Moreno é o maior nome da história do cinema mexicano, foi amado por todo um país e conseguiu conquistar até o vizinho de cima, recebendo premiações e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Assim como Charles Chaplin virou Carlitos e Renato Aragão virou Didi, Moreno foi sempre conhecido como Cantinflas, seu personagem mais famoso. Agora, o ator ganha uma cinebiografia, que infelizmente não faz justiça a sua importância e ao seu talento.

Cantinflas - A Magia da Comédia é um filme superficial, que só não é completamente dispensável por jogar uma luz na carreira de um grande ator, que não é muito conhecido no Brasil. Os cinéfilos também vão gostar de descobrir um pouco sobre como foi sua primeira experiência no cinema norte-americano, com o premiado A Volta ao Mundo em 80 Dias.

O problema é que ao invés de investir em uma reconstituição histórica, o longa criou basicamente um concurso de cosplay nada inspirado. Nomes como Frank Sinatra, Katharine Hepburn, Rex Harrison e Charles Chaplin surgem em cena em caracterizações horríveis. Não só os atores que os interpretam são péssimos (e pouco parecidos), como ainda investem em trejeitos característicos. Ver um Chaplin velho andando com a bengala e o chapéu, e dando seu tradicional pulinho, não é nostálgico ou bonitinho, é apenas bobo.

Óscar Jaenada interpreta Mario Moreno. Ele sim guarda algumas semelhanças físicas com o personagem real, mas também não entrega um desempenho inspirado. Ele se sai mal em todas as cenas em que são exigidos dotes dramáticos. É tudo tão exagerado que o espectador vai ficando cada vez mais irritado e decepcionado ao longo dos desnecessários 106 minutos de duração.

O filme dirigido por Sebastián del Amo não faz justiça ao nome de Moreno ou de seu Cantinflas, dando mais importância a uma empreitada nos Estados Unidos do que para toda uma carreira de sucesso no México. Chega a ser patético ver um filme supervalorizando uma premiação como o Globo de Ouro para tentar emplacar um momento chave.

A vida de Cantinflas merece um filme. Mas um outro filme.

Filme assistido durante a cobertura do Festival do Rio, em outubro de 2014.