Ida
    • Critikat.com
    • Variety

Almanaque Virtual

por Samantha Brasil

O ponto alto do filme, além da belíssima fotografia em preto e branco que cai como uma luva para o tema é o fato das protagonistas expressarem-se pouco com palavras. O carro chefe aqui é a comunicação corporal, gestual, através dos olhares.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chicago Sun-Times

por Godfrey Cheshire

Além de sua perspicácia histórica, o filme nos dá um fascinante duelo de arquétipos em suas protagonistas [...] Como muito em "Ida", o trabalho dessas atrizes não só presta homenagem a obras-primas do passado, como reanima o cinema atual em fazê-lo.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Críticos.Com.Br

por João de Oliveira

O primeiro plano do filme [...] não poderia ser mais emblemático em um filme sobre a busca de identidade. [...] Misturando enquete policial (não por acaso a tia é uma ex-procuradora comunista) com um road movie, Ida é um dos grandes filmes de 2014.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de Minas

por Mariana Peixoto

Os diálogos são muito mais feitos de silêncios do que palavras. Cenas determinantes para a história por vezes são apenas sugeridas. [...] De uma maneira impecável e muito pessoal, Pawlikowski discute em "Ida" identidade, história e família. E mostra como o cinema é um mundo de possibilidades.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

É uma viagem às trevas, mas iluminada aqui e ali pela estranha personalidade de Wanda e o espanto contido de Ida. Luz e sombras, em estupenda fotografia em preto e branco e numa janela de exibição pouco usual, 4:3, que dá ao filme ar fechado e antigo...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

A narrativa por meio de elipses aproxima o filme de uma experiência da memória não elaborada [...] Se tal pretensão estética pode ser interpretada como anacrônica ou se confundir com um pastiche, "Ida" não deixa de impressionar nosso olhar.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Screen International

por Anthony Kaufman

"Ida" utiliza uma cuidadosa fotografia em preto e branco para criar o ambiente austero e sombrio. [... Mas] o filme nunca é amargo, graças à empolgante história e às duas personagens marcantes.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Qualquer um com uma queda por um novo filme de arte europeu, em austero preto-e-branco, de temática séria, que não é apenas ambientado no início dos anos 60, como parece ter sido feito naquele tempo, ficará vidrado em "Ida".

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Pierre Murat

Pawel Pawlikowski é um cineasta do absoluto. Seus personagens o aceitam ou morrem. [...] Ida tenta resistir: ela tira seu véu, solta os cabelos, pega emprestado o vestido e os sapatos pretos de sua tia...

A crítica completa está disponível no site Télérama

CineClick

por Gustavo Assumpção

Pawlikowski é inteligente, sensível e parece estar disposto a mastigar gêneros. Há uma pitada de road movie nessa jornada, que tenta nos tornar parte do processo de descoberta de seus personagens. As atrizes principais conseguem trazer poder e dor para os seus papéis.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineplayers

por Guilherme Bakinun

Através dos grandes espaços vazios que pairam, ora interior, ora exteriormente, deslancha-se uma atmosfera que sugere fortemente a existência de algo que, embora invisível, é presente nos espaços do filme.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Gazeta do Povo

por Irinêo Baptista Neto

Uma alegoria sobre a sociedade pós-stalinista da Polônia, mostrando nos anos 1960 – época em que se passa a história – o que sobrou de uma nação arrasada pelo comunismo e pela Segunda Guerra Mundial.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

New York Times

por A. O. Scott

"Ida" é compacto e preciso como um conto, com uma série de cenas curtas e enfáticas que revelam a essência dos personagens sem simplificá-los. Tendo estabelecido um contraste óbvio entre Wanda e Ida [...] o filme passa a complicar a ideia que cada mulher tem de si e da outra.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Susana Schild

O diretor estabelece um embate entre luzes e sombras, ditos e não-ditos, esperança e niilismo em um momento particular da História, em que o passado estava próximo demais, o presente envolto em névoa e o futuro insondável.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

"Ida" é tão difícil quanto recompensador, uma jornada inquietante de autodescobrimento, tanto para sua protagonista quanto à Polônia ainda em carne viva.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Com notável poder de concisão e alto impacto cinematográfico, o diretor Pawel Pawlikowski apresenta em Ida um mosaico com episódios traumáticos da história da Polônia no século 20...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Neusa Barbosa

Indicado ao Globo de Ouro e forte palpite para a lista final de candidatos ao Oscar de filme estrangeiro, o drama polonês "Ida", do diretor Pawel Pawlikowski, afirma sua vocação para a sobriedade a partir da fotografia sutil em preto-e-branco.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Benoît Smith

O filme não escapa ao perigo de se deixar contaminar por sua própria estética - caso dos planos que exageram no formato escolhido colocando os personagens em um canto, espremidos em relação ao espaço ao redor, como se isto supostamente trouxesse um significado.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Variety

por Peter Debruge

Desprovido de cor e de alegria, o severo "Ida" de Pawel Pawlikowski é o tipo de filme de arte amargo que freiras polonesas fechadas em conventos durante o comunismo dos anos 1960 poderiam gostar. [...] Ao invés de tornar a busca da jovem mulher imediata e universal, este tratamento ascético prende-a ao passado.

A crítica completa está disponível no site Variety