Operação Red Sparrow
    Fraco
    Operação Red Sparrow

Operação fria

por Lucas Salgado

Após trabalharem lado a lado nos três últimos filmes da saga Jogos VorazesJennifer Lawrence e o diretor Francis Lawrence retomam a parceria com Operação Red Sparrow, um longa com uma proposta bem mais adulta, bem mais séria. Tanto que boa parte da divulgação foi em cima da ideia que se trata de um filme mais sensual da atriz, com suas primeiras cenas de nudez e sexo.

Passado nos dias de hoje, o longa remete muito aos dramas de espionagem da Guerra Fria. Jennifer vive Dominika Egorova, bailarina principal do Bolshoi que machuca a perna em uma performance e acaba impedida de continuar na carreira. Sobrinha de um importante membro do governo russo, ela é convencida a integrar o programa Sparrow, em que treina para ser uma espiã sem medo de usar sua sexualidade para obter o que quer. Após pouco tempo no programa, ela acaba ganhando sua primeira missão: tentar descobrir o agente infiltrado no governo russo que está passando informações para o agente da CIA Nathaniel Nash (Joel Edgerton).

Em termos de premissa, o filme tem elementos interessantes, que poderiam render algo melhor. O pobre roteiro de Justin Haythe (O Cavaleiro Solitário) e a nada inspirada direção de Francis Lawrence. Unidos estes elementos, o que temos é uma obra completamente sem personalidade, sem alma. Ao assistir, a sensação é clara de que estamos diante de algo incompleto. Falta algo. Há violência, há nudez, mas há também um sentimento de que nada disso funciona.

Se pagarmos um drama de espionagem lançado recentemente, como Atômica, é impressionante como Red Sparrow consegue ser menos sexy mesmo oferecendo mais nudez e mais menções a atos sexuais. Tudo é muito frio, pouco natural.

JLaw até se esforça, mas não tem uma personagem fascinante o bastante para conquistar o público. A atriz também não ajuda muito, oferecendo um sotaque russo artificial e forçado. Um ponto importante é justamente este pouco envolvimento com a trama. O espectador não entra na história dos personagens, pouco se importando com o que está acontecendo em cena, principalmente no que diz respeito à dinâmica entre Jennifer e Joel.

O elenco coadjuvante conta com bons nomes, como Matthias SchoenaertsCharlotte RamplingMary-Louise ParkerCiarán Hinds e Jeremy Irons, mas nenhum realmente se destaca, até porque não recebem um texto de qualidade. Isso fica claro com a personagem de Mary-Louise Parker, completamente desinteressante, que desperdiça uma atriz talentosa como ela.

Operação Red Sparrow é um filme que falha em boa parte de suas tentativas. É interessante como tentativa de novo rumo de Jennifer Lawrence, mas nada além disso. Uma tentativa frustrada.

• Gordon F
      Olá, o filme é bem fraco mesmo e chato pra caramba, desde o começo ele aparenta ser chato e continua assim o filme inteiro.
    • flavio
      Quem são esses críticos???? Sinceramente eu gostei muito do filme (vendo em inglês) e gostaria de saber se algum desses críticos conseguem fazer um sotaque melhor do inglês para o Russo!!! Guerra fria, e não romance como os críticos esperam! perdi meu tempo em ler esse comentário!
    • Eduardo A
      Excelente filme , o crítico do filme deve ser estagiário de rádio e TV, mostra bem como um regime comunista trata o povo e seus próprios comparsas, como objeto
    • Henriqueteixeira Br
      Antigamente, achava relevante vir até aqui, no Adorocinema, para ver a crítica do filme antes de vê-lo. Contudo, uma crítica construtiva, os críticos desse site estão perdendo a capacidade de ver beleza nas obras atuais, o que tornam as críticas evasivas e irrelevantes. O filme é excelente! Nota 2,0 para o crítico Lucas Salgado (fraco), que não conseguiu interpretar o filme.
    • Pablo Lino Silva
      Filmaço, gostei muito, final surpreendente, enfim, se vc lê a crítica antes de ver o filme, te desanima!!
    • Maria C
      Continuei assistindo e esse é realmente o pior filme que assisti nos últimos anos. A peruca que Jennifer usa é horrível e seu corpo é nada sexy, creio, e o crítico do filme acertou em cheio. Que filme ruim em tudo... o roteiro, as cenas desagradáveis de sexo e a fraca interpretação de artistas tão bons. That's it...
    • Maria C
      Estou assistindo ao filme e está me lembrando muito Nikita que assisti anos atrás. Só que sem o seu charme e carisma. Até Matthias está sem graça Vou continuar mas, essa Jennifer é muito antipática.
    • Luzimeire S.
      Essa Lucas Salgado, tem sérios problemas. O cara vive escrevendo idiotices aqui, PQP. PIOR crítico de cinema que já vi na minha vida.
    • Miguel Angel
      Quem escreveu essa critica deve estar com algum problema contra a atriz, o diretor, ou a temática do filme, ou então ou não viu o filme, ou de critico sério não tem absolutamente nadica de nada!!! De todos os filmes desse gênero, começar dos de James Bond, este bate todos com larga e enorme vantagem. Ele vai num crescendo do início ao fim com cenas sempre surpreendentes. Absolutamente m a r a v i l h o s o! A interpretação dos atores é sensacional, a Jennifer tá estonteante, a trama é única, as cenas de sexo perfeitas e o final arrebatador. Um dos melhores filmes de espionagem até hoje.
    • Solid Ferreira
      Critica de m.... tanto essa quanto a do Omlelete foram feitas por pessoas incompetentes. Um dos melhores filmes de espionagem sem precisar ficar apelando pra ação desenfreada. Assistam sem medo e se deliciem com esse filme 5 estrelas. Ha muitos anos eu nao via um roteiro com uma trama que amarra o expectador.
    • JaViste
      Adorei muito fora do tipico filme americano, um dos melhores filmes de epionagem talvez uma muito possivel abordagem ao que a espionagem e na realidade
    • Kah Borel
      Muito bom o filme. Discordo da crítica, os erros apontado na mesma não sao motivos para classificá-lo tão baixo.
    • ANDERSON LUIZ
      Um filme americado de espionagem russa, precisa nem dizer mais nada, passo longe.
    • Rodrigo Rodrigues Dias
      Eu adorei o filme! Os pontos negativos apontados na critica fazem sentido mas não são tão determinantes para tornar o filme uma experiência frustrada. Muito além disso. Podem assistir sem erro para quem gosta de um filme com um ritmo de suspense, com câmera mais paradas, belas cenas e um final surpreendente. E tem a Jennifer nua que por si só já rende fácil 4 estrelas ao filme.
    • Alexandre N.
      Uma merda!!!
    • jose Paiva
      Prefiro Atomica.....bola fora da Jennifer...
    • Lia L.
      Fraco e devagar
    • Fabio Marra
      Excelente!!! Sugiro, pra quem não viu, assistir na sequência (no mesmo dia) a Atomic Blond. Dois ótimos filmes com a mesma temática.
    • Bruno Peralva
      Eu gostei bastante. Discordo da crítica.
    • Clarice Petriw Cheraconski
      filme é maravilhoso.