Os Pobres Diabos
    • Cinética
    • Veja

Cinemascope

por Vinícius Gonçalves

"Os Pobres Diabos" atualiza uma série de questões político-culturais. Rosemberg Cariry demonstra com o seu mais recente lançamento a excepcionalidade de um diretor parcial e de um filme – aqui atribuindo ao longa-metragem o mérito de obra-prima – que se lança no tempo ganhando cada vez mais atualidade.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Almanaque Virtual

por Ana Rodrigues

O maior mérito de “Os Pobres Diabos”, além de divertir, é proporcionar uma reflexão sobre a precariedade de fazer arte no Brasil. [...] A fotografia de Petrus Cariry, filho do diretor, trata com carinho os maltrapilhos sob a deslumbrante luz nordestina e o elenco está afinadíssimo.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Ccine10

por Kadu Silva

"Os Pobres Diabos" além de um bom entretenimento, é uma obra que chega no momento importante para que todos entendam a importância da arte para formação de um cidadão melhor.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Observatório do Cinema

por Juca Claudino

Ele oscila entre momentos mais catárticos e outros mal resolutos, arrastados. Mas, ao fim das contas, há questões em "Os Pobres Diabos" muito interessantes e simbólicas.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Cineweb

por Neusa Barbosa

O filme, afinal, funciona como uma metáfora das incertezas da carreira dos artistas fora dos grandes centros, que dependem de uma vida errante e sem patrocínios para simplesmente seguir vivendo.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Andrea Ormond

O próprio Rosemberg consegue jogadas inesperadas em "Os Pobres Diabos", ao trazer o roteiro para dentro do roteiro. A certa altura, os artistas do circo parecem eles próprios personagens de cordel, levando a trama a um ponto acima.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

A excelente direção de arte [...] e o elenco afinado [...] são qualidades importantes. Por outro lado, Cariry inclui em seu roteiro frases de efeito (“A arte tudo vence”) que sublinham mensagens de modo artificial.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Talvez o maior problema de "Os Pobres Diabos" seja a ausência de um roteiro melhor amarrado, que justifique o desenrolar da ação pela tela. [...] Por outro lado, o elenco defendido por Chico Diaz, Gero Camilo, Silvia Buarque e Everaldo Pontes está em perfeita sintonia.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cinética

por Victor Guimarães

O tipo de humor que se tenta extrair das situações [...] nos soa tão familiar que não consegue mais fazer rir. Soma-se a isso um regime de interpretação – ao mesmo tempo naturalista e pomposo –que faz pensar imediatamente em um gabarito teledramatúrgico já amplamente difundido.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

O veterano diretor Rosemberg Cariry entrega, em "Os Pobres Diabos", uma homenagem melancólica ao universo circense, usando o humor burlesco para espantar o dramalhão. Despretensioso e singelo, porém pouco original.

A crítica completa está disponível no site Veja