Depois da Chuva
    • Omelete
    • Cineplayers

Cinética

por Victor Guimarães

Um poderoso espectro de desengano sobre o futuro, o esvaziamento pós-utópico de nossa época encontra um olhar inesperado. Filmar o suicídio de um anarquista em 1984 é uma das maneiras mais potentes de pensar o Brasil de 2013.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

Uma encarnação perspicaz de um momento raramente abordado no cinema brasileiro pela perspectiva do ativismo estudantil. [...] Dialoga não só com os filmes “jovens” de Bertolucci, Assayas e Ken Loach, como também com a realidade brasileira do ano passado.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

O grande trunfo do casal Marques e Hughes em "Depois da Chuva" é que não se contentam em mostrar apenas o rito de passagem de Caio. Eles assumem o risco e procuram entender o contexto de esperanças e a abertura gradual do Brasil para um processo democrático.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

A Tarde

por Adalberto Meireles

O comício, a ameaça nuclear, a primeira vítima de aids. O didatismo parece exemplar e necessário em um espaço estudantil. "Depois da Chuva" é um filme escolar, assim como a ação repetida de Caio de pular o muro para, quem sabe, alcançar a vida.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Iara Vasconcelos

Ao mesmo tempo que resgata o espírito questionador da juventude, grupo que sempre foi apontado como a esperança de um futuro melhor, "Depois Da Chuva" expõe o sentimento de descrença latente que, infelizmente, parece estar longe de se afastar dos brasileiros.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Alysson Oliveira

As dúvidas e inquietações – até mesmo os equívocos – de Caio ecoam até hoje na juventude que toma as ruas. Por isso, é um filme que pulsa com o sangue juvenil da revolução – mesmo que essa seja abortada antes mesmo de começar.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Marilia Hughes e Cláudio Marques fundem engenhosamente o quadro histórico e o romance de formação. Uma espécie de "A educação sentimental" em escala menor.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Mais do que uma revisão crítica das sequelas da ditadura militar, com um uso inteligente de imagens de arquivo, o drama baiano “Depois da chuva” é o resgate simbólico de uma época (e de uma geração) sob a qual o cinema brasileiro raramente reflete: os anos 1980.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista Interlúdio

por Heitor Augusto

"Depois da Chuva" é um filme atordoante. Muito. [...] Não me parece um filme perfeito, mas sua força é tão latente que nos dá vontade de esquecer de tudo e falar só do que é força no filme, não fraqueza.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Não apenas por apresentar um recorte histórico raro no cinema nacional, "Depois da Chuva" é um filme que chega em boa hora tanto para reviver as memórias de quem testemunhou aquele ano faiscante – e pode colocar passado e presente em perspectiva – quanto para os tão jovens quanto a Nova República.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Com um roteiro muito bem amarrado e uma competência técnica bastante pertinente, "Depois da Chuva" é hábil em escapar dos clichês juvenis tão comuns ao gênero, compondo uma obra adulta que consegue se comunicar com eficiência com os mais diversos tipos de público.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Omelete

por André Zuliani

"Depois da Chuva" reflete a vontade de mudança da juventude na época, e evidencia a falta de meios e ideias para fazê-lo. Em alguns momentos não consegue fugir dos clichês e peca na construção da história, como na insistência, por exemplo, de dar um par romântico para Caio.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Cineplayers

por Alexandre Koball

O filme não tem a pretensão de abraçar a discussão política como um todo, que é excessivamente abrangente e, convenhamos, impossível de ser abraçada [...] Com um ponto central tão superficial e mal conduzido, os coadjuvantes, que teriam chance de brilhar, não o fazem.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers