Educação Sentimental
    • Omelete
    • Papo de Cinema

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

O filme fala de apaixonar-se por arte, num momento em que ela é sufocada por ambições comerciais, contrapartidas de editais ou falta de paixão. Júlio Bressane é anacrônico, sim. Majestosamente anacrônico.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

Em "Educação Sentimental" primeiro vem a imagem, que se dobra em palavras escorreitas, que se desdobra em movimento, que transborda em cinema na sua admirável plenitude.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema com Rapadura

por Guilherme Augusto

Um filme que logo na sua construção narrativa desafia os padrões que a maioria das pessoas está acostumada a ver no cinema. [...] pode até se tornar cansativo. No entanto, sempre é bom ver diretores brasileiros que estão preocupados em proporcionar uma experiência ao público...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

Há um jogo de sedução, não só entre eles, mas do próprio enredo com a câmera, com o sentimento do cinema diante de suas inovações técnicas. Não é por acaso que a porção final incorpora os bastidores da filmagem, como num ritual antropofágico...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Críticos.Com.Br

por Rômulo Cyríaco

O cinema resiste. Aqui no Brasil, hoje, ele resiste através de Júlio Bressane, que lança sua educação sentimental e cinematográfica para as novas gerações - ou, para todas as gerações que hoje vivem e que em breve viverão. Educação Sentimental é uma peça que surge como vinda ao mesmo tempo do passado e do futuro, para nos dar fôlego, nos limpar o olhar, nos permitir mais uma vez falar de cinema, de um cinema ao mesmo tempo que já foi e por vir, de um devir-cinema.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

O Globo

por Daniel Schenker

“Educação Sentimental” traz à tona um sabor antigo. O passado surge nos figurinos, nos adereços, na evocação de escritores. Não significa, porém, que Julio Bressane tenha realizado um filme obsoleto. “O mundo antigo é fora do comum”, dizem. Ciente disto, Bressane produz uma obra singular, distante da aceleração atual.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Natália Bridi

[Os filmes de Júlio Bressane] exigem paciência e tolerância para serem assistidos. São obras de arte, concebidas para serem sentidas, analisadas e desvendadas, não apenas avaliadas.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Willian Silveira

"Educação Sentimental" [...] não foi exibido; aconteceu. Diferente de um processo, que pressupõe desenvolvimento, o filme se deu por completo. O final estava em tela desde o início, indivisível – indissociável. A forma é conteúdo, contaminada pela concepção indiscutivelmente original do diretor.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema