E Agora? Lembra-me
    Ótimo
    E Agora? Lembra-me

O andar do tempo

por Lucas Salgado

Premiado no Festival de Locarno 2013 e no Cine PE 2014, E Agora? Lembra-me é um filme muito especial, uma reflexão sobre o tempo e sobre a luta de uma pessoa para continuar vivendo e aproveitando a vida. Trata-se de um projeto muito pessoal e intimista.

O diretor português Joaquim Pinto convida a espectador para entrar em sua casa e conhecer sua rotina. Lutando há quase 20 anos com o HIV e com a hepatite C, ele abre suas portas e através do cinema entrega um retrato não apenas seu, mas do homem, abordando sua relação com a morte, com a terra e com os animais.

Pinto realiza um filme extremamente corajoso, sem medo de se usar como objeto de estudo. Temos cenas duras com ele muito abatido e outras mais leves, em que fala sobre a vida e o futuro. O diretor filmou até mesmo momentos íntimos com o parceiro.

O documentário é um tributo à vida e ao tempo. Neste sentido, exige certa paciência do espectador, uma vez que as quase três horas podem afugentar parte do público. Mas a verdade, por mais que o ritmo em certos momentos seja muito lento, é que a duração é necessária para se contemplar aquela realidade, em que cada minuto a mais de vida é conquistado e comemorado.

Triste, melancólico e ao mesmo tempo otimista sobre a vida, E Agora? Lembra-me é uma experiência sensacional. O cineasta reflete sobre o dia a dia e relembra os amigos que perdeu para a doença, que é tratada como ponto de partida para um conhecimento melhor sobre a vida. Ele debate ainda o tratamento, documentando experiências com clínicas clandestinas e drogas não aprovadas.

Valorizando os momentos de silêncio, com uma trilha sonora bem discreta, e investindo numa filmagem quase que amadora, sem se preocupar demais com estilos e focando apenas em seus personagens, o longa é uma produção única.

Parceiro de Pinto, Nuno Leonel também tem participação importante na história, não só como testemunha do que acontece com o diretor, mas também como protagonista de sua própria história, uma pessoa que segue com aquele que ama nos momentos de dificuldade. Um filme simplesmente lindo.

Filme assistido durante a cobertura do 18º Cine PE, em abril de 2014.