Homem-Aranha: Longe de Casa
    Bom
    Homem-Aranha: Longe de Casa
    por Francisco Russo

Há várias formas de se analisar Homem-Aranha: Longe de Casa. A primeira delas, e mais urgente para os fãs, é em relação às consequências diretas dos eventos mostrados em Vingadores: Ultimato. Neste aspecto, os primeiros 10 minutos são essenciais: a partir de um hilário vídeo gravado por alunos da escola de Peter Parker é apresentada não apenas uma homenagem aos heróis mortos como, também, um panorama geral da sociedade neste oito meses após o retorno de metade dos seres vivos do planeta. Tempo não só para que o espectador se adapte a esta nova realidade - e conhecer o blip - mas, também, para se divertir com as (boas) piadas rápidas envolvendo os alunos, tia May e Happy Hogan.

A segunda forma passa pelo enigmático Mysterio, em duas ramificações distintas. Há o lado mais óbvio, envolvendo a aparição do personagem e sua candidatura quase automática a ingressar nos Vingadores, passando por uma característica existente lá em Homem-Aranha: De Volta ao Lar no sentido de explorar o underground decorrente dos rastros deixados pelos super-heróis - lembra-se do Abutre e sua relação com o primeiro Os Vingadores? Há também a mensagem subliminar deixada pelo personagem, spoiler: acerca do que acreditar ou não nos dias atuais, tendo por base a bagunça provocada por Thanos para refletir sobre algo bem mais corriqueiro do lado de cá das telonas: spoiler: as fake news. Por mais que esteja maquiado neste ambiente de super-heróis, a associação é imediata - não apenas pelo que acontece, mas também o porquê de acontecer.

Há ainda aquela que talvez seja a análise mais importante, acerca da essência do Homem-Aranha. Se De Volta ao Lar já trazia um certo incômodo pelo excesso de tecnologia como uma espécie de muleta ao personagem, atenuado pelo carisma de Tom Holland em um ambiente adolescente brilhantemente encenado, em Longe de Casa há ainda menos do herói aracnídeo. Não fisicamente, claro, mas no que o Cabeça de Teia representa.

Como consequência direta de Vingadores: Ultimato, o clima juvenil repleto de piadas deixa Peter Parker para se alojar em seus amigos. Em alguns momentos funciona muito bem, especialmente nos trechos estrelados pela dupla Jacob Batalon e Angourie Rice, por mais que haja um exagero infantilóide em relação aos professores que acompanham a turma na excursão à Europa. Ainda abatido pela perda de seu mentor, Peter quer apenas curtir e se declarar para MJ... até ser convocado por um Nick Fury desorientado, sem entender direito a realidade neste mundo pós-Thanos, mas disposto a acreditar no que vê por não enxergar outra alternativa.

É nesta necessidade ao entrar em ação que Longe de Casa apresenta sua primeira contradição, ao ignorar por completo o conceito do "grandes poderes trazem grandes responsabilidades" para inserir dúvidas acerca dos sacrifícios exigidos em ser um super-herói. Tal artimanha até é compreensível neste momento pós-Ultimato, mas soa (bastante) estranha ao ser aplicada com tamanha facilidade em um herói como o Homem-Aranha, cujo peso do dever acima de qualquer sacrifício faz parte de sua origem. Soa, mais uma vez, como se fosse um herói genérico qualquer.

Soma-se a isto a proposta narrativa de, a todo instante, exaltar tanto Homem de Ferro quanto Capitão América nos feitos do próprio Aranha. Se mais uma vez tal proposta é reflexo direto do desfecho de Ultimato, ela amplifica ainda mais a falta de identidade existente neste Homem-Aranha. Se De Volta ao Lar era mais focado em um Peter Parker empolgado com os poderes recém-descobertos, insinuando um herói que ainda poderia se tornar, aqui vemos um garoto que deseja mais ser como seus ídolos do que propriamente alcançar luz própria. Deixa uma certa frustração: não basta apenas vestir o traje do Aranha e sair balançando teia afora, é preciso encarnar o que significa o personagem. Isso, Tom Holland ainda não é.

O que não significa que ele esteja mal no filme, pelo contrário. Carismático como sempre, Holland diverte tanto ao lado dos amigos quanto ao contracenar com Jake Gyllenhaal, também competente como Mysterio. As conversas entre os dois transmitem uma certa ternura triste devido à solidão vivida por ambos, funcionando bem tanto para a narrativa quanto como dinâmica de elenco.  spoiler: Pena que o personagem logo enverede para o estereótipo, após a reviravolta explicada com uma boa dose de didatismo.

Com cenas de ação competentes que exploram bem imagens captadas através de drones, Homem-Aranha: Longe de Casa cumpre de forma correta a função de ser o dia seguinte de Vingadores: Ultimato. Há nele um conflito existencial que permeia todo o longa-metragem, de forma que ao mesmo tempo seja uma comédia juvenil que dialogue com os eventos do Universo Cinematográfico Marvel em uma aventura solo do Cabeça de Teia que traga ainda reflexões implícitas à sociedade moderna. Até funciona, mas sacrificando certas características não só do super-herói, mas até mesmo do primeiro filme, superior a esta continuação. Resta aguardar se o terceiro filme solo enfim trará um Aranha que não seja tão dependente dos outros.

• Peu Magalhães
      A trilogia do Sam Raimi apesar do lance da teia é mais fiel aos quadrinhos, o homem aranha é um loser e não infantil como o aranha atual, ele era pobre, entregador de pizza.
    • Carlos Santana Bandeira
      Francamente... eu achei que não iriam fazer um filme mais ridículo do homem aranha depois de “a ameaça de electro”. Mas cada novo filme que aparece do herói bate o recorde de pior filme do Aranha... fizeram um filme pra quem? Petersburgo parques com 16 anos e já namorando Mj? Não foi para os nerds fans do herói? Para adolescentes? Acho que não o filme é muito infantil, só crianças de 10 a 12 anos que irão gostar.
    • Franklim c
      Achei fraco. Vilão com motivação tola, roteiro raso e muito teen pro meu gosto.
    • Jackson A L
      O filme vale como passatempo, porém é muito infantil, muito aquém daquilo que se espera do Homem-Aranha. Não gostei também do excesso de efeitos, ficaram muito psicodélicos. Atenção para os créditos finais!
    • Marcio campelo
      Sem falar que essas MJ são fraquíssimas ,nos quadrinhos ela é umas das modelos mais bonitas dos estados unidos essas mj são mais fracas que caldo de peteca
    • Marcio campelo
      infelizmente pra quem lê revista em quadrinhos do homem aranha esse filme é um desastre ,kde um dos maiores vilões como kraven o caçador ,ele não se lembra do seu tio ben um trauma recente nessa cronologia ,na realidade uma verdadeira bosta ....
    • Yan
      Man, a atriz tem 54 anos. Ela é gostosa mas não é jovem como pensam. A outra que era mt velha, parecia ter 75
    • Yan
      Essa May é bem sexy, ok, porém ela tem mais de 50 anos.
    • mestre do capitalismo
      nós queremos é vilões raiz como rei do crime ou venom não esses vilões nutella
    • mestre do capitalismo
      o que fudeu mesmo essa nova franquia do homem aranha do Tom Holland foi esse novo homem aranha infántiloide nós outros filmes do homem aranha ele era mais maduro se continuar desse jeito com esse homem aranha nutella a obra vai por buraco não vejo a hora da sony levar o homem aranha pra universo dark deles
    • Jailson Júnior
      Falou a Verdade, essa ideia de fazer um universo Marvel interagindo as estoria e os personagem foi um grande erro. Limitou tudo.
    • Jailson Júnior
      O Curioso caso de Benjamim Button, ou Tia May kkkk.
    • lenon
      Essa é a teoria do Multiverso , varios mundo com diferentes aranhas , nesse a Tia May como disse é mais nova .
    • Jocelyn Batista da C. Júnior
      Ainda não consegui entender realmente qual é a idade correta da tia May?No 1º H-A, ela tinha quase 90 anos;No 2º H-A, ela tinha uns 60 anos, eNo 3º H-A, ela tem entre 30 e 35 anos.Afinal de contas, vamos ter uma tia May com 10 anos, assim fica difícil. Apesar de Tom Holland ser um bom ator, ainda prefiro o 1º H-A. (Tobey Maguire).
    • Marcus Angelo
      Assisti ao filme e questão e digo: faça um favor a você mesmo e fique em casa. Aguarde sair em DVD, assista online, ou então vá ver outra coisa.
    • Daniel Asimov
      Os filmes do Sam Raimi também não foram fiéis ao personagem em vários aspectos, mostrando por um exemplo teias criadas pelos braços do Homem-Aranha, o que destoa dos quadrinhos
    • Daniel Asimov
      Você escreve que não vai perder tempo vendo esse filme, então como sabe que o filme é uma porcaria se nem viu?
    • Daniel Asimov
      Quem diabos é det Poo?!?!
    • Edmax Santiago
      Prefiro os filmes de San Raimi, muito mais fiel aos personagens, temos que ter mudanças claro, acompanhar as tendências, mas a garota interpretando Mary Jane, e Tia May, saíram totalmente fora dos personagens, e a computação gráfica tomou muito espaço dos efeitos especiais, muitos das cenas parecia um vídeo game...Tom Holland salva o filme...
    • James Benson
      MCU não é pra qualquer um.