Um Instante de Amor
    Você assistiu Um Instante de Amor ?

Gerson R.
    Gerson R.

Enviada em 27 de julho de 2017
    A idealização de um amor é algo que acaba sendo recorrente na vida de muitas pessoas – o tempo que perdemos ao imaginar (ou fantasiar) uma relação que seria “perfeita” pode ser justamente o período que perdemos algumas oportunidades reais – mas o que Um Instante de Amor se difere de outros longas que tratam de assuntos semelhantes, é justamente a forma como foca na personalidade multidimensional de sua protagonista, Gabrielle, vivida excepcionalmente pela talentosa Marion Cotillard (Aliados, A Origem, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge).

O filme conta a história da moça, no interior da França, poucos anos após o fim da segunda guerra mundial. Filha de fazendeiros, Gabrielle acaba tendo uma grande decepção amorosa, ao se apaixonar por um professor casado, o que a leva a uma depressão, confundida com suas terríveis cólicas renais (por isso o titulo original, “Mal de Pedras”), fazendo sua mãe (Rouan) acreditar que ela precise se casar – ao invés de tentar realmente tratar do problema da filha. Para não ir para um hospício, Gabrielle aceita se casar com o pedreiro José (Brendemuhl) – obviamente arranjado pela mãe da moça. Sem demonstrar um mínimo de interesse pelo marido, Gabrielle acaba conhecendo o militar André (Garrel), em tratamento em um instituto de cuidado a doenças do tipo – não leva muito tempo para que iniciem um caso amoroso.

Marion e a criação de personagem do roteiro co-escrito pela diretora (baseado em um livro de Milena Agus) são inteligentes em tratar as mudanças de comportamento de Gabrielle de uma forma que a deixa como uma injustiçada pela família e, ao mesmo tempo, uma mulher fria e egoísta com relação ao seu marido José. Situações que refletem uma abordagem machista que a sociedade mantém sobre as mulheres – mesmo sendo injusta com o esforçado e educado José – em atuação contida e bem articulada de Alex Brendemuhl – Gabrielle não é obrigada a amar ninguém que não tenha interesse, é claro. E o retrato de como sua mãe prefere apenas arrumar um marido para sua filha a fim de evitar sua má fama, já que isso iria contra os princípios católicos e conservadores da família, mostra muito bem como religião e conservadorismo podem ser coisas perigosas às vezes.

A diretora também é feliz ao mostrar o sexo entre Gabrielle e José como algo artificial e forçado, para depois ressaltar a delicadeza e prazer da relação com André ou até mesmo na forma como Gabrielle tenta criar seu filho depois, forçando o garoto a tocar piano como André tocava, por exemplo – tudo envolto com uma direção de fotografia muito bonita, ressaltando muito bem cores quentes – compatíveis com o desejo sexual aflorado da personagem de Marion – que, de fato, é o destaque do filme, justamente por demonstrar tudo isso de uma maneira convincente e sem exageros – sua sensualidade exprime bem a forma como a sociedade reprime os desejos sexuais das mulheres, em muitos casos.

Contando com um plot twist curioso – mesmo que um tanto absurdo – que acaba funcionando para amarrar as questões sobre as idealizações do amor na mente de uma pessoa, Um Instante de Amor é uma obra bonita e bem realçada por sentimentos autênticos, jamais caindo em uma superficialidade ou apelando para soluções dramáticas obvias.
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 13 de outubro de 2017
    Este drama romântico tem um conteúdo psicológico muito rico. Numa narrativa não linear, o público acompanha a sofrida trajetória da protagonista, Gabrielle, carente sexualmente e obrigada a se casar com um pedreiro espanhol, pelo qual não está apaixonada. Após sofrer um aborto espontâneo, Gabrielle é internada numa clínica para doentes renais, pois foram constatados cálculos renais que a impediam de engravidar novamente. Naquele lugar, ela se envolve amorosamente com o tenente Andre Sauvage, que lutou na guerra da Indochina e sofre terríveis dores renais. O amor à música e ao piano os aproxima cada vez mais, mas é chegada a hora de cada um partir de volta a seu destino. Pouco depois, ela engravida e se torna mais estável emocionalmente, sonhando com o reencontro com o homem amado. O marido, Jose Rabascal, cada vez se apaixona mais pela mulher, apesar de ser pouco falante. Passam-se os anos e o filho de Gabrielle herda o talento artístico e se torna um bom pianista. O final dessa trama é surpreendente e mostra a imensidão do amor de Jose pela mulher. A trilha sonora e a fotografia são muito bonitas. É um filme para poucos apreciadores do cinema de arte, porque a trama se desenrola de maneira a testar a paciência do espectador e a fazê-lo acompanhar atentamente cada detalhe do enredo, para não se perder na história. Eu gostei do filme e do desempenho do elenco.
    Marco Silva
    Marco Silva

Enviada em 14 de junho de 2018
    Amargo. Tocante. Uma abordagem de como a vida pode fluir estranhamente. Marion Cotillard é uma excelente atriz. O filme não cai nas armadilhas de um excessivo emocionalismo, demarcando a amargura que pode envolver o sonho de realização pessoal.

Enviada em 9 de maio de 2017
    Surpreendente. Gabrielle é uma mulher desequilibrada que fantasia um grande amor e se apaixona por qualquer homem que demonstre gentileza. Para não ser internada aceita casar com José, um empreiteiro que a a observa com interesse. Ela não o ama, mas ele faz tudo por ela. A compreende, constrói uma casa para ela e e leva para ser internada para um tratamento sofisticado para que possa engravidar. Lá ela conhece um tenente muito mal de saúde e se apaixona. Na cabeça dela eles têm uma grande noite de amor e ela teria ficado grávida dele. O tenente vai embora e diz que a chamará um dia. José e Gabrielle têm um filho que será pianista e ela finalmente saberá que o filho é de José. belo e sensível filme sobre a dedicação incondicional de um homem para com a sua amada, em uma época de grande crítica ao comportamento masculino.
    Henrique A
    Henrique A

Enviada em 25 de junho de 2017
    Concordo Marion Cotillard é uma atriz excelente e merece ser indicada a melhor atriz pro Oscar 2018 por este filme.
    Rosangela Machado
    Rosangela Machado

Enviada em 16 de junho de 2017
    Gabrielle representa a mulher que vive sem saber como lidar com o desejo e a paixão, dentro de um contexto social em que se exige a felicidade da mulher a partir do casamento. Gabrielle resolve abrir mão do amor e segue o rito da siociedade, Entre experiências e alucinações, ela sobrevive com a ajuda do amor incondicional que surge em sua vida.
    Daniel C
    Daniel C

Enviada em 11 de julho de 2017
    O filme foi muito bem produzido. A história é interessante e bem contada pela narrativa do filme. Recomendo para todos os que gostam de uma boa história de amor.
    Juliana M.
    Juliana M.

Enviada em 16 de junho de 2017
    Como sempre boa interpretação de Marion, mas a trama é um pouco arrastada demais, mas ainda assim é um filme interessante.