Relatos Selvagens
Ótimo
Relatos Selvagens

Impulsos da modernidade

por Lucas Salgado

Você provavelmente vai ouvir muito falar de Relatos Selvagens como o mais novo filme com Ricardo Darín, o que está longe de estar incorreto. Afinal, o ator está na produção e é o principal nome do cinema latino-americano nos dias de hoje, fazendo muito sucesso no Brasil. Mas a verdade é que o longa é muito mais que isso.

Relatos Selvagens - FotoDirigido por Damián Szifron, o filme é dividido em seis episódios. Todos (sim, todos) são bons. E alguns (pelo menos três) são excepcionais. O longa começa de forma brilhante e empolgante, com um curto episódio passado em um avião. Sobre este não dá para revelar muita coisa sem contar demais, então cabe apenas dizer que é uma história rápida, inteligente, envolvente e com um final extraordinário. Na sequência, nos deparamos com uma jovem funcionária de uma lanchonete de beira de estrada. Ela recebe a visita de um homem que acabou com sua família, mas que não lembra da garota. Temos ainda um episódio sobre dois sujeitos que se encontram no meio da estrada e se desentendem por causa de uma ultrapassagem e outro sobre um pai rico que tenta livrar o filho de ser preso pelo atropelamento de uma mulher grávida.

Darín estrela o conto que possui a pegada mais social, como é costume em sua filmografia. Ele interpreta um cara comum que tem o carro rebocado no dia do aniversário da filha. Ele é obrigado a ir no departamento de trânsito para apanha o veículo e tem que pagar uma taxa. Isso sem falar na multa que chega depois. O episódio lembra bastante Um Dia de Fúria, com Michael Douglas, com o personagem de Darín se revoltando com a burocracia do sistema e sendo levado a um impulso de violência.

Relatos Selvagens - FotoUm dos principais méritos de Relatos Selvagens está no fato de não possuir momentos de grandes irregularidades. É difícil um filme com vários episódios não pecar com um ou outro momento mais fraco, mas é o que acontece aqui. Destaca-se ainda a montagem, que foi esperta ao colocar um grande episódio para abrir (o do avião), um ótimo no meio (do Darín) e o melhor de todos no final. O último conto gira em torno de uma festa de casamento, que é muito bem filmada e que conta com uma atuação espetacular de Erica Rivas, que nos remete às mulheres de Pedro Almodóvar. Também é melhor não falar muita coisa deste episódio, mas é brilhante como reúne cenas de drama, romance, tensão, suspense e até gore. Depois de tanta tragédia (embora sempre divertida), o longa termina de forma épica e até mesmo otimista.

Damián Szifron se mostra uma espécie de "Quentin Tarantino argentino". Não só por utilizar a violência, muitas vezes gráfica, em prol do humor, mas também pelo uso preciso da trilha sonora e do rock na construção do clima. Por sinal, o trabalho do compositor Gustavo Santaolalla é genial. Um filme para rir e se divertir. Muito.

Filme assistido durante a cobertura da Mostra de São Paulo, em outubro de 2014.

• Marco G.
    O filme é incrivelmente bem feito, mostra o cotidiano que nós sul americanos vivemos em uma sociedade corrupta, mentirosa e de aparências.. os filmes argentinos, por serem fiéis, realistas e nem tanto exagerados e comicos, como os brasileiros, abrem sem dúvida um caminho maior para a reflexão dos dias de hoje..
  • Danila M.
    Espetacular!
  • Nilton F.
    Entrei atrasado no cinema e, em decorrência, perdi aprimeira história e um pedaço da segunda. Entretanto, o que vi me permiteafirmar tratar-se de um filme interessante e difícil de esquecer. Mostra algumassituações inusitadas, outras nem tanto, sempre combinando de forma inteligente drama e humor e o que é mais importante:suscitando reflexões sobre as diversas situações de violência criadas nasgrandes cidades ou mesmo nas suas circunvizinhanças.
  • Vin?cius M.
    Assisti ontem. Demais! Inusitado, engraçado, inteligente, ótima pedida!
  • Sandro b.
    Ótimo, assisti ao filme em Buenos Aires a convite de um amigo e não sabia nada sobre ele, posso dizer que eu e as pessoas na sala de cinema saíram extasiadas, incrível ver como situações que nos causam temor, pânico, medo, raiva se transformam em risadas quando vistas por pessoas fora daquela situação. O casamento é simplesmente demais pra mim a melhor das histórias. Com certeza o verei novamente em SP. :-)
  • Arno C.
    Excelente. Assisti em Buenos Aires.Fiquei extasiado!
  • Isabelle
    Talvez o episódio estrelado por Darin seja justamente o mais fraco, menos original e com final mais óbvio. Mas vale pelo charme do grande ator... Os demais episódios são muito, muito bons. Algumas interpretações inquietantes (e o enorme prazer de conhecer - desculpem a ignorância - Rita Cortese), toques de genialidade em alguns diálogos, non sense com elegância e inteligência (mesmo quando, na história, essas são as primeiras qualidades perdidas pelos protagonistas, como no caso do encontro dos dois motoristas...) e um final que não decepciona. É muito bom ver um bom cinema!!
  • Claudia F.
    Tem de ser visto. Assisti ao filme em Buenos Aires. Não conseguia nem respirar. Uma pincelada de Almodóvar. Darin estava impecável. Extraordinário!
  • Thais T.
    Estou louca para ver o filme .pois todos os filmes do Ricardo darin são excelentes!
  • Marcelina A.
    Estou tentando assistir, mas nunca consigo comprar os bilhetes. Quando chego a sessão já se esgotou. Puf! Gosto tanto do Ricardo Darin...
  • Jacqueline D.
    O Darin é só um detalhe nesse filme !! Os relatos , as histórias q esse filme conta q são s não m engano 5 , soa todas maravilhosas e a do Darin , está entre. As 3 q mais gostei ! Mas fique atento a história q s passa na estrada ... Essa foi a mais FIRTE , INTENSA e LOUCA !! Excelente esse filme ! Como a crítica já falou , fala- s do Darin , Pq ele é o único ator conhecido D todas as 5 historias !!
  • Jacqueline D.
    Qual é a 3 história ? A da Estrada ? S for , foi a minha preferida tbm !!! D tirar o FÔLEGO
  • Jacqueline D.
    Ricardo Darin é só um detalhe ! Ele é o personagem D uma das 5 histiorias q são contadas nesse filme ! Na realidade s fosse ator q fizesse o papel dele , não faria diferença ! Todos ali q estão no filme tem talento e mostram seu valor !! Das 5 historias só uma achei nota 7 !! As outras foram difíceis D não dar 10
  • Jacqueline D.
    Achei a mais louca D todas !! Mas D uma maneira fantasiosa , traduz sim nossas loucuras e destemperos , no momento em q deixamos nossas emoções e decepções fluírem ! Amei !! A melhor p/ mim foi a da Estrada .. Intensa , violenta e impactante !!! A mais fraca , mas boa é a do pai tentando salvar o filho q atropelou a grávida !
    Disse Td !!