Viver é Fácil Com os Olhos Fechados
    Legal
    Viver é Fácil Com os Olhos Fechados

À procura de John

por Francisco Russo

Ídolos são sempre fonte de inspiração, seja pelo que produzem (nas artes, no esporte, na vida) quanto pelo que dizem. Poucos são aqueles com a sabedoria necessária para, conhecedores do poder que têm em mãos, usá-lo de forma a realmente fazer a diferença. John Lennon é um destes casos, não apenas pela excelência musical produzida no período dos Beatles mas também pelas mensagens de paz e união que transmitia - como esquecer a belíssima "Imagine"?

Viver é Fácil Com os Olhos Fechados, candidato da Espanha ao Oscar 2015 de melhor filme estrangeiro, se apropria do perfil de Lennon para compor uma história de fundo real, quando ele se arriscou como ator em Como Eu Ganhei a Guerra. Em plena ditadura de Franco, Lennon & cia se mudaram para a cidade espanhola de Almería para rodar o longa-metragem, não sem antes os Beatles enfrentarem problemas de cunho moral devido a shows recentes que fizeram ao redor do planeta. Tudo documentado (e explicado) na oportuna matéria jornalística que dá início ao filme, de forma a ambientar o espectador naquele universo. Mas este na verdade não é um filme sobre John Lennon, mas de sua influência perante as pessoas.

O personagem principal da história é o professor Antonio, interpretado pelo cativante Javier Cámara, que tem o hábito de ensinar inglês aos alunos usando canções dos Beatles. Quando descobre que seu ídolo está por perto, ele rapidamente pega o carro e parte de Madri para Almería, disposto a conversar com ele. Tamanha ingenuidade encontra apoio em dois jovens que cruzam seu caminho, Belén (Natalia de Molina) e Juanjo (Francesc Colomer), em uma viagem repleta de esperança e sonhos.

Road movie por natureza, o longa-metragem adota o título de forma dúbia. Se por um lado é a versão em espanhol de um dos versos de "Strawberry Fields", fazendo a óbvia ligação da passagem de Lennon pelo país, é também uma metáfora da trama exibida em relação ao momento político vivido. Por mais que não tenha influência direta nos eventos, a sombra de Franco está sempre presente e ameaçadora, lembrando que toda a leveza apresentada é na verdade uma redoma protetora em torno dos personagens principais - a vida lá fora, com os olhos abertos, é bem diferente. Entretanto, por mais que seja um contraste interessante, o diretor David Trueba não parece muito interessado nele. Sua opção é claramente por um típico feel good movie, repleto de idealismo e com personagens leves que lutam pelos seus sonhos. A fotografia sempre luminosa e o figurino de época, com um quê de nostalgia, reforçam esta proposta.

Simpático, Viver é Fácil com os Olhos Fechados é um filme leve que se sustenta principalmente no carisma de seu ator principal e na figura emblemática que foi Lennon. Mas apenas isto. Interessante.