Alemão
    • Cineweb
    • Instituto Moreira Salles

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

Bem distante da ação vertiginosa, sem perseguições nas vielas das favelas, tiros disparados ao extremo e música funk, "Alemão" está mais para o thriller, para a angústia do confinamento. É cinema que prioriza a psicologia e, de modo complementar, o desenvolvimento da personalidade de cada personagem.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Fragilizado também pela subtrama dispensável envolvendo o personagem de Antônio Fagundes, que busca trazer algum (melo)drama pessoal a um filme que não precisa de um, "Alemão" ainda assim é um longa eficiente, bem realizado e, sim, relevante. Mesmo que pareça inseguro quanto a isto.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Estado de Minas

por Ana Clara Brant

Sem dúvida, um dos grandes méritos está no elenco, mas o filme tem outros destaques, como roteiro, fotografia, direção e a trilha sonora [...]. Da leva de produções favela movie, "Alemão" traz à tona um novo olhar sobre o tema. Mais do que longa-metragem policial, ele fala de esperança, superação e – por que não? – de amor.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Amparada nos fatos reais para então desenvolver sua trama fictícia, a película sofre com alguns deslizes de verossimilhança na história. No entanto, as situações de ação e mesmo os elementos de drama policial estão muito bem encenados.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Os atores são excelentes, Belmonte filma bem como sempre, com muita consciência da liberdade da câmera, mas as pontas soltas do texto comprometem um pouco a fruição. Não sei também se eu teria colocado cenas documentais das manifestações de junho...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Cinema com Rapadura

por David Arrais

O filme, escrito por Gabriel Martins e Leonardo Levis, se desenvolve de maneira rasa e com grande indecisão sobre a abordagem que será dada ao tema. [...] O maior exemplo disso é aquele que deveria ser o vilão da trama, Playboy. Devido à falta de talento de [Cauã] Reymond, a única maneira encontrada de fazê-lo parecer uma ameaça real é manter o personagem com uma arma na mão sempre que surge em cena.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

Contando com um elenco experiente, em que se destaca também Antônio Fagundes como o delegado Valadares, o diretor empenha-se na direção de seus atores. Mas, desde o começo, o roteiro, assinado por jovens profissionais com pouca experiência, vacila na definição dos personagens e na explanação de seus conflitos internos.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Mais que atual, "Alemão", de José Eduardo Belmonte, é um filme urgente. Nisso reside sua força, mas decerto é também disso que resultam suas fragilidades. [...] Tão forasteiro ao cinema de ação como seus personagens são forasteiros à favela, o cineasta parece ter ficado mais com os cacoetes exteriores do que com a seiva do gênero. Alguém disse maldosamente, mas não sem um fundo de razão, que os atores parecem estar brincando de mocinho e bandido.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles