Jesus de Nazaré
Você assistiu Jesus de Nazaré ?

Andre R. C.
Andre R. C.

Enviada em 03/04/15
Quem não conhece esse filme/minissérie de 1977 sempre exibido na TV em épocas de Páscoa e Natal? Dirigido pelo italiano Franco Zeffirelli, Jesus de Nazaré conta com um extenso tempo de duração. No decorrer de 6h11min, Zefirelli nos entrega uma das obras mais completas sobre a vida e a obra de Jesus, desde seu nascimento em Belém até a crucificação e ressurreição, conforme está escrito na Bíblia. Bem fundamentado na doutrina do cristianismo, o filme passa por cenários que revivem a historia de um dos maiores mestres do mundo, interpretado majestosamente pelo ator Robert Powell. Pra época, Jesus de Nazaré foi uma produção e tanta com direito a indicações em diversos prêmios. Vale lembrar a presença de atores consagrados como Ian McShane (o Barba Negra de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas) e Ian Holm (o Bilbo Bolseiro da trilogia O Senhor dos Anéis). É claro que atualmente o filme pode ser enfadonho para quem não está acostumado com o formato mais antigo das obras cinematográficas, mas é importante considerarmos o valor que possuía na época e ainda hoje para uma geração de pessoas que tomam esse extenso longa como a principal referencia live action sobre Jesus Cristo. Porém, por mais completo que pareça ser sempre alguns detalhes são deixados de lado. Existem muitas outras importantes adaptações sobre a biografia de Jesus, mas até hoje nenhuma superou essa obra de Zeffirelli, que promete sobreviver por mais tempo ainda do que se imagina.
Fernando M.
Fernando M.

Enviada em 12/06/16
Assistir ao clássico Jesus de Nazaré numa época eivada de novelas bíblicas e fenômenos religiosos “fabricados” pode ser considerado como um verdadeiro gesto de resistência. O épico bíblico envelheceu bem e, quase quarenta anos depois, nestes nossos tempos confusos e difíceis, ele permanece como uma obra de grande estatura e beleza. Registre-se, o cinema mundial sempre foi pródigo em levar Jesus Cristo para a tela grande. No entanto, a mais popular – e feliz – versão dos Evangelhos foi feita para a televisão. Originalmente concebido em seis episódios – com um total de mais de seis horas de duração –, Jesus de Nazaré é muito conhecido aqui no Brasil por ser transmitido há anos na TV, nos feriados religiosos. Talvez por conta de tamanha popularidade, o “seriado” é constantemente editado e dilapidado, o que dificulta assisti-lo na versão integral. Vencido esse obstáculo, vemos que o diretor florentino Franco Zeffirelli (1923-) – de Romeu e Julieta (1968) – retrata a vida de Jesus (Robert Powell) com megalomania, mas com devoção. Aliás, a devoção do diretor é tamanha, que ele até opta em mostrar as intervenções divinas com o olhar oblíquo da sutileza. Para ele, pelo menos como cineasta, a história de Cristo é praticamente tão grande quanto seus ensinamentos e sermões. A biografia de Jesus é, por si só, uma belíssima história com alto potencial dramático, e é essa convicção que Zeffirelli deixa transparecer em cada fala, em cada cena, em cada enquadramento. Ele trabalha com sensibilidade e sobriedade. Ele evita armadilhas comuns de se ver em qualquer filme religioso já feito. Zeffirelli evita o melodrama, evita os pretensos “revisionismos históricos” que denunciam a intrusão do ego do artista – versões pessoais, provocações polêmicas, desconstruções, acréscimos duvidosos, etc. –, e evita também a panfletagem religiosa. Em outras palavras, Zeffirelli abdica da “autoralidade”, ou deixa-a pouco evidente, nas entrelinhas. E esse é um gesto interessante, visto que os anos 1970 estavam obstinados em reinventar a fé, a religião, o Cristo. Com essa perspectiva, Jesus de Nazaré ergue-se como uma obra ecumênica – e por que não dizer demagógica? Há a nítida preocupação em agradar todo mundo, principalmente a massa heterogênea e difusa dos religiosos cristãos, de não ferir a fé de ninguém. Ainda que os traços de Jesus tivessem escancarada inspiração nas iconografias católicas – o que era de se esperar de um filme italiano. Zeffirelli quer apenas contar a história, com lirismo, plasticidade e grandiosidade. Eu gosto quando ele dá importância devida ao período histórico que foi a Palestina no início da Era Cristã, sob o domínio do todo-poderoso Império Romano. Eu gosto quando ele dá luz à humanidade e à plausibilidade dos sentimentos das personagens. E Zeffirelli é realmente obcecado com os detalhes. Jesus de Nazaré é filmado em cidades históricas de Marrocos, Tunísia e Turquia. O que torna cada cena uma verdadeira exuberância visual particular. E é interessante constatar que há pouquíssimos “artifícios” narrativos, de câmera e de edição, no filme, o que reforça a “teatralidade”, reforça a mise-en-scène. A narrativa é convencional, a câmera também. Há quase um “apagamento” do diretor, sua preocupação é uma apenas: que o espectador – religioso ou não – tenha a ilusão de que tudo realmente está se desenrolando diante dos seus olhos. Para ele, a força do filme está, não só no protagonista retratado, mas na construção do roteiro e na expressividade dos atores. Por essa razão, a superprodução traz os maiores atores e atrizes do seu tempo, em desempenhos espetaculares. Nós temos Anthony Quinn (1915-2001), Laurence Olivier (1907-1989), Christopher Plummer (1929-), Ernest Borgnine (1917-2012), Anne Bancroft (1931-2005), Claudia Cardinale (1938-), dentre tantos outros. Curiosamente, o papel de Jesus é dado a um quase desconhecido à época, o experiente ator de teatro Robert Powell (1944-), que no filme está brilhante. Para elaborar o roteiro, Zeffirelli pediu ajuda ao famoso romancista britânico Anthony Burgess (1917-1993, estudioso de Joyce e autor de Laranja Mecânica) e à roteirista italiana Suso Cecchi D’Amico (1914-2010, colaboradora de Monicelli, Visconti, Sica, Antonioni e do próprio Zeffirelli). Mas o Jesus interpretado por Powell tem fortes contornos humanos. Ele não é retratado com a insegurança cândida do Cristo de Jesus Cristo Superstar (1973) nem com a rudeza “política” de O Evangelho Segundo São Mateus (1964). Em Jesus de Nazaré ele é retratado em “camadas”, ora como um místico, ora como um revolucionário; ora como uma figura passiva e calma, ora como alguém irascível e enérgico. Talvez comparado com a “pornográfica” versão de Mel Gibson em A Paixão de Cristo (2004), a crucificação em Jesus de Nazaré pareça demasiadamente suave, asséptica, de contornos ingênuos, românticos. E é verdade. Zeffirelli aprendeu com o mestre Cecil B. DeMille (1881-1959), em suavizar e edulcorar cenas de violência, coisa que Gibson retrataria com morbidez e sensacionalismo. De novo voltamos à reverência de Zeffirelli: ela o faz cometer alguns pecadilhos de verossimilhança e realismo, que na conjuntura geral da obra, são passáveis e perdoáveis. Até porque Jesus de Nazaré é uma obra sincera. Poucas vezes vemos – em cinema ou televisão – um Jesus retratado com tanta paixão, devoção e arte. Neste filme, arte, religião e a preocupação “comercial” de fazer público são variáveis perfeitamente casadas e equacionadas por um cineasta que ainda acredita no artesanato da narrativa para atingir os seus intentos. E assisti-lo hoje, uma época em que a bancada evangélica na Câmara tem influência para votar em projetos de lei que representam o retrocesso, apenas constata que Jesus de Zeffirelli continua uma figura retumbante – e suave – de libertação, de transcendência, mas, sobretudo, de amor. E que a fé, quando ela quer, é ainda capaz de produzir verdadeiros clássicos!
Ricardo C.
Ricardo C.

Enviada em 02/05/18
Esse é um grande clássico, um filme muito bem feito que poderia até msm ter como estrela Robert De Niro na personagem de Jesus. Elenco magnifico, sou fã demais.
Nivaldo O.
Nivaldo O.

Enviada em 12/09/15
Não tenho o que comentar simplesmente o melhor filme de todos os tempos
Dorival B.
Dorival B.

Enviada em 25/12/14
Como muitos filmes sobre a vida de Jesus, esse Jesus de Nazaré é um dos melhores, uma bela história que nos faz refletir e nos contagia com seus ensinamentos. spoiler:
Aline K.
Aline K.

Enviada em 12/01/19
Filme lindo e completo, o ator que faz o papel de Jesus de Nazaré (Robert Powell) foi perfeito! Pra mim é o melhor Filme de Jesus que foi feito até hoje.