Alabama Monroe
    • Critikat.com
    • Estado de São Paulo

Papo de Cinema

por Iliriana Rodrigues

"Alabama Monroe" é um filme a flor da pele, intenso e ao mesmo tempo triste. Revela emoções e sentimentos humanos dolorosos. Aqueles que surgem diante dos caminhos que a vida nos dá e que não podemos escolher, pois é o destino.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Almanaque Virtual

por Gabriela Nascimento

Esteja preparado para as lágrimas. Passar pela história dessa família, embalados por uma trilha sonora belíssima, é de derreter até os corações menos sensíveis.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Com uma estrutura que salta de forma fluida entre passado, presente e futuro ao longo da narrativa, o filme emprega a falta de linearidade cronológica de maneira inteligente para aliviar pontualmente a pesada carga dramática da história ao mesmo tempo em que nos torna mais familiarizados com os personagens.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Críticos.Com.Br

por João de Oliveira

Melodrama que alterna com maestria momentos de alegria e de tristeza com algumas pitadas de humor sem jamais cair no dramalhão, Alabama Monroe é uma reflexão pungente, metafísica e de grande sensibilidade sobre o amor, o sentimento de perda e o peso da religiosidade (ou de sua ausência) na vida das pessoas.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Folha de São Paulo

por Thales de Menezes

Dramalhão sobre doença, boas canções de música country, cenas de sexo bem quentes, momentos fofinhos. Tem tudo isso, bem misturado na edição, a ponto de causar estranheza ao pular de um clima para outro [...] A radiante Veerle Baetens derrete libidos na plateia. E Johan Heldenbergh, autor da peça que deu origem ao filme, vai bem no papel mais difícil, como o instável Didier.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Além do elenco estupendo, o roteiro dá importância a cada detalhe - o fato de ela ser tatuadora e ele cantor de música country, por exemplo, serve de cola das muitas peças dessa inebriante história de amor.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Mark Adams

Um filme seguro, que vai arrancar lágrimas e agradar a plateia. "Alabama Monroe" é um filme muito sentimental, misturando amor, amizade, luto e drama com algumas melodias tristes.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Zero Hora

por Daniel Feix

O apelo da fé, aqui, está no mesmo nível da propaganda que vende a América como uma terra de sonhos: cultua-se o que se convém cultuar, de acordo com cada contexto e com determinadas necessidades. É o que faz "Alabama Monroe", além de lindo em sua tristeza e inventivo em sua forma, um filme politicamente contundente.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineplayers

por Régis Trigo

Se na primeira metade o filme equilibra bem o vai e vem narrativo e a mistura do romance do casal com a doença da filha, na segunda, infelizmente, a coisa sai um pouco do prumo. Sem qualquer motivo aparente, o roteiro passa a abordar o tema das células-tronco...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Alabama Monroe" deixa-se levar pelas lágrimas fáceis em sua última parte, mas ainda assim encontra respaldo na atuação precisa do elenco e na dimensão humana dos personagens.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Guardian

por Mike McCahill

Os atores se entregam de coração, e sem dúvida o CD com a trilha sonora deve ser ótimo, mas van Groenigen precisa mais do que melodias para sustentar esta versão forçada e superficial da boemia.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Frédéric Strauss

Felix Van Groeningen parece querer explorar a emoção. Ele trabalho, no entanto, em profundidade: aos poucos, Alabama Monroe decola, e ultrapassa uma dramaturgia que poderia reduzir os seus personagens ao melodrama.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Boyd van Hoeij

A sofisticada edição sublinha o complexo aspecto emocional, embora as escolhas pouco convincentes do roteiro, na segunda parte do filme, atrapalhem mais do que ajudem.

A crítica completa está disponível no site Variety

Critikat.com

por Marianne Fernandez

"Alabama Monroe" tem todos os atributos do filme "cool": a música empolgante, o estilo contestador, os símbolos pop [...] O resultado é uma combinação evidente e lacrimosa, que nunca consegue fazer sentir a paixão que deveria bater no coração e nos corpos dos protagonistas.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Esse ritmo do desencanto poderia ter sido pronunciado com mais sutileza e não da maneira abrupta e pouco convincente escolhida. Não é crível. O que não significa que não possa acontecer na vida real.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo