A Oeste do Fim do Mundo
    • Cineweb
    • Papo de Cinema

A Tarde

por Adalberto Meireles

Existe uma fileira de mistérios a desvendar. Não apenas o vão da paisagem; o que se apresenta como ruína pessoal é que precisa ser recomposto. Paulo Nascimento cumpre bem a missão de revelar aos poucos e desatar os nós que embaçam a vida daqueles personagens.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

CineClick

por Roberto Guerra

Sem exageros, sem explicações cheias de pormenores, nada pressuroso, o diretor e roteirista de "Em Teu Nome" arquiteta com destreza personagens e relações, numa produção que envolve de imediato e não se vale de artifícios baratos para isso, apenas uma boa história sendo muito bem contada.

A crítica completa está disponível no site CineClick

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Guiada com invejável maturidade pelo diretor Paulo Nascimento (“Em teu nome”), esta narrativa preserva a privacidade trágica de seus heróis. Interessa mais ao cineasta saber o que Ana e León farão depois de se esbarrarem pela aritmética do acaso.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinema com Rapadura

por Susy Freitas

Mais que se embriagar com imagens que destacam a beleza e desolação do lugar, é interessante perceber no filme como as estratégias da montagem sugerem algo sobre as pessoas que o espectador acompanha na trama.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Folha de São Paulo

por Folha de São Paulo

Pequenos cacoetes de filmes para festivais estão presentes [...] O que predomina, contudo, é uma adequação entre forma e conteúdo, dessas que justificam a famosa frase de Hitchcock ("forma é conteúdo") e a interessante relação entre fugitivos do passado.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Zero Hora

por Daniel Feix

Não que o vazio da vida de ambos não apareça. Ao contrário: é a forma com que relaciona o contexto histórico e geográfico à própria jornada de seus personagens o forte do filme, talvez o melhor de toda a carreira de um dos mais prolíficos realizadores gaúchos [Paulo Nascimento].

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Alysson Oliveira

Os atores são esforçados e os personagens têm lá seus bons momentos [...] mas ainda falta algo ao filme. Não é sua aridez (tal qual a da região onde é situado) que o enfraquece – pelo contrário – mas quando o diretor esquece que menos é mais que longa toma rumos desnecessários

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Willian Silveira

Recado de como a vida emudece, e de como é fácil emudecer perante a vida, "A Oeste do Fim do Mundo" retém, em meio ao nada, as dores do mundo, reflexo de como o passado facilmente nos consome.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema