A Colina Escarlate
    • Críticos.Com.Br
    • Gazeta do Povo

Chicago Sun-Times

por Sheila O'Malley

Ele [Guillermo Del Toro] cria mundos intrincados, esmagando público com detalhes e afogando-os em simbolismo. O fato de a maioria do que está na tela ser físico, ao invés de gerado em computador, ajuda. A atmosfera de "A Colina Escarlate" explode em paixão sensual e segredos obscuros.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cineweb

por Alysson Oliveira

Aqui, del Toro brinca com o jogo do olhar, com as ilusões de ótica, e fica sempre no terreno do delírio que pode ou não ser o sobrenatural. [...] Este é um filme sobre um mundo em ruínas, sobre a nobreza da Inglaterra perdendo seu espaço para a nova classe de industriais americanos.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Blogs Pop

por Luiz Gustavo Vilela

O visual é o que chama atenção logo de cara em “A Colina Escarlate”. A forma como Del Toro cria um filme colorido sem perder a nuance sombria é impressionante. Mais ainda: como ele usa as cores para mostrar a relação dos personagens.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Não se trata de uma mera casa assombrada, mas o local de morada de dores e amores terríveis, concebido e explorado de maneira genial por Del Toro e seu diretor de fotografia, Dan Laustsen. Cada frame do longa é preenchido com um esmero visual inacreditável...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Mesmo não se equiparando a "O Labirinto do Fauno" e "A Espinha do Diabo", "A Colina Escarlate" é claramente obra de um artista fascinado por histórias de terror e que sente imenso prazer não só em contá-las, mas em concebê-las com carinho ímpar e cuidado admirável com os detalhes.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Wilker Medeiros

... "A Colina Escarlate" é uma pedra preciosa dentre tantas outras genéricas lançadas ultimamente. É uma obra autoral e visualmente deslumbrante, que tem pretensões claras e um texto direto, ainda que rico do ponto vista temático.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Collider

por Matt Goldberg

[A mansão] Allerdale Hall parece ser um outro personagem no filme. É um organismo que sangra e respira, e isso ocorre graças a Del Toro e aos diretores de arte. Os figurinos também são magníficos, a atenção de detalhes em tornar este mundo real é impressionante.

A crítica completa está disponível no site Collider

Pipoca Moderna

por Ailton Monteiro

Chama a atenção o modo como os monstros e os fantasmas são ao mesmo tempo horríveis e aterrorizantes na trama, mas não tanto quanto os vivos, esses sim capazes de causar dor e morte. [...] Na pele de Lucille, a irmã fria e malévola, Jessica Chastain rouba todas as cenas em que aparece.

A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna

Quarto Ato

por Arthur Gadelha

Sua história pode não parecer incrível, até porque é bem previsível. Mas o que impressiona aqui é sua estrutura ousada. [...] não é uma história de suspense; é uma história com suspense.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Screen International

por Tim Grierson

O terror é prazer em "A Colina Escarlate", um filme de horror gótico carinhoso e nostálgico em que o diretor Guillermo del Toro entrega uma abundância de elegantes calafrios em sua tentativa de esconder um sorriso atrevido, de quem se deleita nas cafonas e "tão assustadoras" convenções do gênero.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Eu já fui cético em relação ao senso pictórico de Del Toro no passado, mesmo no tão admirado "O Labirinto do Fauno", [...] um tipo de filme muito apaixonado por seu próprio visual. [...] Mas "Colina Escarlate" tem uma narrativa mais embasada e maior humor negro.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Playlist

por Russ Fischer

Guillermo del Toro reúne suas duas maiores paixões: histórias de fantasmas e grandes espetáculos em estúdio. As regras do romance gótico servem como ponto de partida, mas Del Toro transforma esta história em algo pessoal através das imagens exageradas e sensoriais.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Frédéric Strauss

A direção não esconde seus princípios clássicos, pelo contrário: ela os amplia, tornando-os espetaculares. O casarão mal assombrado é uma obra prima, com dimensões dignas da atração de uma Disneyland gótica.

A crítica completa está disponível no site Télérama

CineClick

por Daniel Reininger

Além da beleza visual e do clima de terror constante, Del Toro consegue manter o mistério central em segredo de forma envolvente, nunca totalmente revelando qual é a principal ameaça à Edith – embora, no final, a decepção seja inevitável quando percebemos que a conclusão é bastante óbvia.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinepop

por Georgenor Franco Neto

Talvez parte do problema esteja no excesso explicativo do começo do filme, mastigando a mitologia. Talvez seja a fraqueza da metáfora, que permanece frouxa depois do desfecho. Quem sabe tenha sido apenas um problema de comunicação entre público e diretor.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Boston Globe

por Ty Burr

"A Colina Escarlate" pode ser um pastiche, mas que pastiche! O diretor e corroteirista Guillermo del Toro parece ter salpicado toda influência gótica, literária e fílmica, nesse caldeirão: "Jane Eyre", "Rebecca", "A Mulherde Branco, um pouco de Poe e uma pitada de "A Casa Sinistra", de James Whale.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cinemascope

por Sttela Vasco

[...] o filme parece se perder justamente quando chega à mansão e começa a vomitar clichês em seu clímax, encerrando a história com lições de moral e reflexões um tanto óbvias, deixando pouco para o próprio espectador.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineplayers

por Heitor Romero

A tentativa de construir uma obra gótica e de evidente influência literária é sabotada a partir do ponto em que ele aposta tanto no visual que esquece dos personagens e atores. Como não poderia deixar de ser em se tratando de seu cinema essencialmente visual, "A Colina Escarlate" é um grandioso espetáculo estético...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Omelete

por Marcelo Forlani

Mistura do climão do ótimo "A Espinha do Diabo" com um cuidado especial de design tão grande quanto "O Labirinto do Fauno", "A Colina Escarlate" é um banquete para os fãs do mexicano [...] Porém, este não é o melhor filme de del Toro.

A crítica completa está disponível no site Omelete

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Guillermo del Toro usa de toda sua elegância para espanar as teias de aranhas de um gênero antigo e mofado, mas acaba também contando uma historinha de casa mal-assombrada muito tradicional e previsível em "Colina Escarlate".

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

ScreenCrush

por Matt Singer

Infelizmente, esta casa maravilhosa parece mais viva do que os personagens dentro dela - e não estou falando dos fantasmas. [...] Wasikowska não tem química nenhuma com Hiddleston, nem com Charlie Hunnam...

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

O Globo

por André Miranda

Foco principal do filme, a relação de amor, ciúme e obsessão entre o trio é mais superficial do que se espera de um diretor com o talento de Guillermo del Toro. Os fantasmas da trama tampouco são melhores: suas inserções são óbvias, nem assustam tanto.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O mais triste é que não é sequer terror mesmo, com aparições ocasionais de fantasmas. Há momentos onde o riso não sei se era proposital ou constrangedor e me parecia estar vendo uma imitação barata do clássico "Rebecca, a Mulher Inesquecível".

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Variety

por Peter Debruge

Inflamado em cores e inundado de simbolismo, este filme de casa assombrada é inegavelmente arrebatador, porém, em última análise, decepcionante, por ser todo superfície e nenhum conteúdo, afundando no peso de sua própria auto-importância, dentro de todo seu sangue e sujeira.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Raquel Carneiro

O roteiro conduz a plateia pela mão, de forma excessivamente mastigada. A surpresa principal, não surpreende. E o terror, não assusta. [...] Del Toro tinha em mãos um futuro clássico. Mas colocou em circuito um terror mediano e fácil de esquecer.

A crítica completa está disponível no site Veja

Washington Post

por Michael O'Sullivan

Apesar de Del Toro ser um mestre em recursos visuais macabros, seu roteiro é repleto de clichês, e frequentemente deixa de lado a narrativa sobrenatural - assim como qualquer suspense de suporte - para investir em metáforas grosseiras, mais familiares para a fãs de filmes violentos de psicopatas.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Critikat.com

por Josué Morel

Para além do casarão, o filme não consegue despertar a mínima emoção nem cativar os olhos. Esta efervescência cromática flerta com um mau gosto potencialmente apreciável, mas nem o roteiro nem os personagens são capazes de absorver o excesso que faz parte do estilo de Del Toro.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

Das inconsistências intrínsecas do roteiro (poderia haver coerência interna mesmo na diegese do fantástico, mas há furinhos nos encadeamentos dos fatos) aliadas aos exageros descabelados, nem dá para dizer que “de tão ruim fica bom”, pois não há humor...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Gazeta do Povo

por Anderson Gonçalves

O resultado final é assustadoramente decepcionante. [...] “A Colina Escarlate” é digno de uma novela de época das seis. E, acredite, não falta nada para isso: clichês se amontoam entre diálogos empolados, expressões afetadas, trilha sonora melosa e conflitos tão profundos quanto uma poça d’água.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo