Suíte Francesa
    Fraco
    Suíte Francesa

Já viu isso antes

por Lucas Salgado

Passados aproximadamente 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial, o cinema continua a demonstrar muito interesse pelo tema, embora seja cada vez mais improvável achar histórias originais sobre o assunto. Suíte Francesa sofre deste mal. Trata-se de uma obra genérica, que parece já ter sido contada inúmeras vezes.

A trama se passa numa pequena cidade francesa - em que todos os habitantes falam inglês -, que é invadida por tropas alemãs pouco depois da tomada de Paris pelo exército de Hitler. Os soldados inimigos, por sinal, também são fluentes em inglês. Este não é um problema novo. A história está repleta de exemplos em que a língua inglesa é a dominante mesmo em países que não falam o idioma. É uma liberdade poética que acostumamos a aceitar, mas a opção fica ainda mais estranha quando o filme insere algumas falas em alemão e outras em francês para "parecer mais autêntico". Era melhor, e menos forçado, que fosse tudo em inglês mesmo.

Michelle Williams vive Lucile, uma mulher que vive com a sogra, Madame Angellier (Kristin Scott Thomas), enquanto o marido luta na guerra. As duas vivem confortavelmente e parecem alheias à realidade do conflito. Tudo muda com a chegada de franceses fugidos de Paris e fica ainda pior quando tropas alemãs invadem o vilarejo. As principais residências do local acabam obrigadas a abrigar soldados inimigos. É quando Lucile e Madame Angellier são obrigadas a acolher Bruno von Falk (Matthias Schoenaerts).

Com o tempo, Lucile, que havia casado obrigada pelos pais, começa a interessar por Bruno, que se revela uma pessoa incomodada com certas atitudes do exército alemão. É a velha história de os opostos se atraem. É óbvio e mal desenvolvido.

As duas atrizes entregam performances excelentes. Sendo convincentes do início ao fim da história. Schoenaerts, no entanto, apresenta uma atuação mais fria. A ideia era criar um personagem mais retraído mesmo, mas ele é tão sem força que não convence na hora que "tenta vender" a grande paixão pela qual é acometido.

O elenco traz ainda as presenças de Sam RileyRuth WilsonLambert WilsonMargot Robbie. São todos bons atores, mas em personagens pouco desenvolvidos. Apenas Wilson tem cenas para se destacar.

A direção de Saul Dibb é burocrática e pouco inspirada. Conhecido pelo trabalho em A Duquesa, com Keira Knightley e Ralph Fiennes, ele fez uma produção sem personalidade. A ambientação é bem feita, mas nada de muito inovador. A trilha, a montagem, a fotografia... Tudo é raso e desinteressante.

• Laura
      Gostei muito de todo o filme. Adorei os personagens e a atuação. Para mim, único problema foi o final. Quando acabou, esperava uma continuação e isso me incomodou ao ponto de eu terminar a história na minha cabeça hahaha.Mesmo assim, vale a pena assistir!
    • Camila
      Eu simplesmente AMEI este filme! Ele é muito lindo e a atuação de todos os atores é impecável. Recomendo este filme para todos!
    • manoelita araujo
      Acabei de assistir e simplesmente amei. Gosto muito de filmes sobre esse assunto e esse não deixou a desejar.
    • Glória Costa
      Sua crítica é incrível. Acho que condiz muito mais com o filme do que a feita pelo site.
    • Glória Costa
      Acabei de assistir o filme. O fato de usarem o inglês como idioma também me deixou bastante intrigada, mas fora isso gostei bastante do filme. Não achei o enredo fraco ou muito clichê, mas o roteiro poderia ter sido melhor desenvolvido. As atuações da Michelle Williams e da Kristin Scott foram incríveis e me prenderam do começo ao final do filme. Recomendo o filme!