A Coleção Invisível
    • O Globo
    • Zero Hora

Rolling Stone

por Christian Petermann

O filme conta com calma e elegância uma trama de ambições, segredos e choque de gerações em um cenário de decadência, sem nunca deixar de estar atento à possível poesia do entorno e da premissa da trama.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Cineweb

por Neusa Barbosa

A resolução da história, fiel ao livro original, é desenvolvida com a necessária contenção e sutileza. É aí que o filme realmente cresce, justificando alguns desvios, embora nem tanto alguns tropeços [...]

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Ely Azeredo

Na história original, situada na Europa após a Guerra de 1914-1918, um fazendeiro arruinado encontra felicidade exibindo a visitantes sua extraordinária coleção de gravuras. A "invisibilidade" é um genial achado de Zweig — segredo que se reserva aos leitores. E aos espectadores.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Zero Hora

por Roger Lerina

Com a visão já seriamente prejudicada na época da filmagem, Chagas empresta paixão e uma insuspeitada vivacidade a seu personagem – um aristocrata rural decadente que, apesar da cegueira, mantém acesa na mente a memória de suas gravuras, assinadas por mestres brasileiros como Cícero Dias e José Pancetti.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora