Um Estranho no Lago
Média
4,1
publicações
  • A Tarde
  • Almanaque Virtual
  • Chronic'art.com
  • Cineplayers
  • Critikat.com
  • Folha de São Paulo
  • Omelete
  • Revista Interlúdio
  • Cinema com Rapadura
  • Cinética
  • Papo de Cinema
  • Screen International
  • The Guardian
  • Variety
  • Cinepop
  • CineClick
  • Críticos.Com.Br
  • Preview
  • Cineweb
  • Rubens Ewald

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

críticas da imprensa

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Uma obra desconcertante, não exatamente porque quebra qualquer resquício de pudor ao exibir nus frontais sem cerimônia, mas pela maneira como conta sua história. Há uma tensão crescente, uma soturna sombra de culpa e de medo quando o assunto é o prazer.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

O filme se desdobra em inúmeras camadas e conceitos ditados por um texto estratégico que documenta a identidade sexual daqueles indivíduos levando-os a ignorar o bom senso. O erotismo é esteticamente sensível e perigosamente intimidador...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Chronic'art.com

por Jérôme Momcilovic

O fato de se aproximar, tentar reduzir a distância (e também, portanto, uma parte de desconhecido) que existe entre dois corpos é o desafio de "Um Estranho no Lago", onde tudo é preferível à solidão, até e sobretudo a morte.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cineplayers

por Francisco Carbone

Fotografia soberba, montagem sensacional, e a capacidade de transformar cada segundo numa montanha russa de desejo, medo e instabilidade emocional, "Um Estranho no Lago" é um dos mais bem sucedidos trabalhos de mise-en-scène do ano. 

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Olivia Cooper Hadjian

Ultrapassando amplamente o contexto homossexual e a temática do sexo, este filme questiona acima de tudo a capacidade dos seres humanos de viver juntos [...] "Um Estranho no Lago" trata de questões fundamentais de nossa época.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Aos poucos, alguns elementos vão se encontrando para evocar os grandes "thrillers" do passado. Aqueles em que o mal se insinua, quase disfarçadamente, para adquirir uma presença cada vez mais opressiva [...] Tudo gira em torno de duas palavras: desejo e morte. Pensando bem, essa história de sexo, morte e terror, também não passa tão longe assim de "O Império dos Sentidos", de Nagisa Oshima.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

Como nos melhores suspenses, a ameaça em "Um Estranho no Lago" é absolutamente física, presente, ainda que não esteja sempre à vista, e daí vem a atração que ela exerce, como um corpo apolínio que sai da água devagar, banhado em contraluz.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Interlúdio

por Marcelo Miranda

Em "Um Estranho no Lago", o idílio iniciado numa manhã “improdutiva”, mostrada pelo plano de abertura do filme, culmina na escuridão e na invisibilidade dos corpos surgidas ao cair da noite, após todo um trajeto pelo inferno. Sobra agora a consciência...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Cinema com Rapadura

por Mateus Almeida

Com influências diretas de Hitchcock, o longa consegue construir a tensão de maneira exemplar, apesar de o primeiro ato se desenvolver lentamente. Devido às fortes cenas de sexo, entretanto, é possível que sua ousadia possa incomodar aos desavisados...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinética

por Fábio Andrade

"Um Estranho no Lago" é um acerto de contas, um reatar de pontas entra esse lago na França e uma História maior da representação que o transborda e atravessa, movido pelo desejo de se filmar, de maneira bela e justa, uma punheta em contraluz.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Papo de Cinema

por Conrado Heoli

Guiraudie justifica suas intenções quando revela que esta é sua obra mais primitiva, uma vez que toda a ação transcorre no mesmo ambiente e absolutamente nada interrompe os principais símbolos do filme: a sexualidade, a excitação e a tensão.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Fionnuala Halligan

"Um Estranho no Lago" consegue refletir, ao mesmo tempo, sobre os riscos envolvendo o sexo, a morte e sobre a comunidade gay, com toques artísticos e outros cômicos. Curiosamente, esta é uma mistura que funciona.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

O que é mais notável é como o diretor consegue transformar a caça entre homens em algo sem manipulação nem perigo. Esta é quase uma cena pastoral, o que torna o único ato violento, e a reação a ele, tão perturbador.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Boyd van Hoeij

Embora "Um Estranho no Lago" trate de assuntos sérios e complexos, Guiraudie mantém a narrativa de maneira muito direta, injetando também momentos de humor, principalmente com os personagens coadjuvantes.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinepop

por Wilker Medeiros

Enchendo-o de planos-detalhe e engendrando longas tomadas pelo lago, Alain Guiraudie torna o filme inquieto, em relação à visão do espectador. Que procura a todo o momento algo acontecendo em tela, causando certa angústia. Também vemos que, ao passar do tempo, a fotografia intensa e brilhante de Claire Mathon, vai se tornando cada vez mais densa e tenebrosa, assim como a aura dos personagens.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

CineClick

por Roberto Guerra

É inegável que Guiraudie consegue entremear seu filme com uma carga de tensão movida a sexo e medo. [...] Por outro lado, há aspectos que atentam frontalmente contra a veracidade da história. A respeito dos personagens, incluindo os protagonistas, sabemos pouco ou nada sobre suas motivações.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

Este filme pode ser visto como uma variante gay de "Instinto Selvagem" [...] Se a ideia básica é interessante, o desenvolvimento nem sempre é convincente [...]as intenções do diretor e roteirista não ficam muito claras [...] Em contraponto, os diálogos quase sempre são muito bons, assim como a narrativa visual [...]

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

É preciso estar disposto a assistir a cenas explícitas de sexo entre homens, mas o cineasta Alain Guiraudie cria uma mescla de desejo e medo que funciona bem demais.

A crítica completa está disponível no site Preview

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Um Estranho no Lago" não se preocupa em tentar entender as motivações do protagonista nesta situação, apenas deixa-o livre em uma relação doentia e fadada à tragédia. Guiraudie parece não ter outra ambição do que deixar tudo em aberto.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O filme [...] cria um certo clima  mas não chega a ser um suspense. As cenas explicitas são frequentes mas não exageradas (naturalmente isso vai variar de espectador para espectador e o grau de familiaridade que tem com o gênero) e por vezes me pareceram simuladas.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa