Olho Nu
    • Folha de São Paulo
    • Preview

O Globo

por Marcelo Janot

Ney tem consciência de sua finitude mas sabe que “o que importa é não estar vencido”. O filme encanta justamente por mostrar que o prazo de validade de sua trajetória artística não se esgotará com patrulhamentos tolos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Ao contrário da grande maioria da produção documental brasileira, "Olho Nu" foge do tradicional formato depoimentos + imagens de arquivo, mesmo sem se livrar dele. Pelo contrário, o usa para subvertê-lo...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Revista de Cinema

por Celso Sabadin

Mais que um documentário, uma experiência sensorial que assume os paradoxos de seu protagonista e evita a todo custo os depoimentos captados de forma tradicional. A ideia era evitar a hagiografia, a santificação do biografado...

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

Almanaque Virtual

por Sonia Rocha

O que salva a história são as músicas da época dos Secos & Molhados, as parcerias com os deuses da bossa nova e o corpo esguio, perfeito e malemolente, de um senhor, hoje com setenta e dois anos, e que nos brinda nu em pêlo tomando banho à beira do rio. [...] É a história de um guerreiro, mas a forma com a qual ela é apresentada não faz jus à sua trajetória de talento raro, energia transbordante e transgressão á toda a prova.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Um belo documentário de Joel Pizzini sobre Ney Matogrosso. Ou seria melhor dizer, “com” Ney, já que o cantor fica em cena o tempo todo, evita-se a presença de especialistas para “explicar” sua obra e é ela, obra, que se impõe.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Ronaldo Evangelista

Como se a câmera fosse nossa visão da plateia e Ney soubesse disso, olhando diretamente para a lente. A libido é sua arma e nós somos seus cúmplices.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O problema é que Pizzini parece pisar em ovos com a trajetória de um homem que nunca fugiu de polêmica, pelo contrário. [...] Passagens apimentadas, como a experiência com drogas e o romance com Cazuza, são praticamente ignoradas.

A crítica completa está disponível no site Preview