Doméstica
    • Folha de São Paulo
    • Revista Piauí

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Uma obra que sabe o tipo de descobertas que queria encontrar e acabou achando. São preciosidades cotidianas que nos aproximam de uma leitura com matizes de investigação sociológica, mas sobretudo observação humana.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cineplayers

por Rodrigo Torres de Souza

O resultado é tão satisfatório que a impressão é a de que, pela primeira vez, essas figuras enfim ganham ressonância, no cinema e na vida do espectador.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Doméstica" registra um período ainda coberto pela bruma do favor, pelas aparências – a relação de amizade, de afeto é, nem que seja num plano inconsciente, o véu que encobre o favor, a exploração do trabalho.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

CineClick

por Cristina Tavelin

A escolha da forma de narrar conferiu autenticidade ao documentário. É a realidade exibida por quem a vive, apenas moldada pelo cineasta por meio de uma edição eficiente, com respiros importantes para o espectador refletir sobre o que vê.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema com Rapadura

por Adele Lazarin

O documentário também possibilita fazer uma análise sobre a hipocrisia existente na relação empregado-patrão e conhecer a vida de pessoas que passam a maior parte do tempo conosco, mas não sabemos mais que o nome.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

O Globo

por Consuelo Lins

O que há de inédito nesse filme [é] o fato de ter capturado, com tamanha acuidade, um “tecido sensível” dificílimo de ser apreendido, constituído de variações de afeto e de intimidade e modos diversos de exploração, que se produz entre esses jovens patrões e suas empregadas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Um filme heterogêneo, irregular, mas de uma riqueza ímpar naquilo que revela da formação da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, da imensa pluralidade de experiências humanas possíveis dentro dessa sociedade.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Omelete

por Marcelo Hessel

No fim, é isso que torna "Doméstica" impactante mas tristemente insuficiente, como se fosse mesmo um filme inacabado. Na maioria das vezes, o olhar dos jovens só consegue pegar o que já lamentamos: uma dinâmica desigual de poder ...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

A montagem dessas imagens forma um mosaico que diverte e comove na mesma intensidade, e que explora a relação entre patrão e empregado em diversos níveis e classes sociais.

A crítica completa está disponível no site Preview

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

"Doméstica" [...] dificilmente, contudo, agradará quem espera do cinema uma verdadeira experiência estética. É um acidente de percurso na interessante carreira do diretor.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Revista Piauí

por Eduardo Escorel

"Doméstica" nos dá visão idealizada das relações sociais, omitindo qualquer traço da tragédia que as domina – omissão deliberada difícil de aceitar.

A crítica completa está disponível no site Revista Piauí