Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    A Memória que Me Contam
    Nota média
    3,5
    10 publicações
    • Cinema em Cena
    • A Tarde
    • Cinema com Rapadura
    • O Globo
    • Preview
    • CineClick
    • Estado de São Paulo
    • Folha de São Paulo
    • Instituto Moreira Salles
    • Zero Hora

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    10 críticas da imprensa

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    Homenagem não só à Vera Sílvia, mas a todos que enfrentaram a ditadura e foram por ela destruídos, "A Memória que me Contam" é uma pequena obra-prima que toca não só por seus méritos artísticos, mas também políticos.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    A Tarde

    por João Carlos Sampaio

    Sonhos coletivos e projeções esperançosas são os ingredientes que acabam abrindo espaço de diálogo entre estes maduros ex-militantes e seus filhos, a nova geração [...]  Força e lirismo estão entre as qualidades desta narrativa, cheia de humanismo e importantes reflexões.

    A crítica completa está disponível no site A Tarde

    Cinema com Rapadura

    por Bruno Maranhão

    Em meio ao debate sobre a falência das utopias, sobre a liberação sexual e sobre a construção de mitos, refletimos um pouco sobre um país dito sem memória e aprendemos a lidar um pouco melhor com ela por meio da dor, do amor, e do riso.

    A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

    O Globo

    por Ely Azeredo

    A cineasta não deletou suas convicções ideológicas. Porém, sem esquecer traumas da guerrilha e da repressão, dramatiza seus reflexos nas figuras (ficcionais) de companheiros que reagem de formas diversas às mutações das últimas décadas.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Preview

    por Suzana Uchôa Itiberê

    Lúcia fez uma obra intimista, em que não esconde a culpa por ser "uma sobrevivente" e ainda abre espaço para a geração seguinte, da liberação sexual e da indiferença política.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    CineClick

    por Roberto Guerra

    "A Memória que me Contam" me fez repensar em o quanto nosso cinema ainda tem dificuldades de contar a história de pessoas, seu dia-a-dia e vivências, e, ao mesmo tempo, falar de política com naturalidade e sem um tom solene e didático, que no filme de Murat é mal disfarçado.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    Como o fardo é um tanto pesado, não espanta que o filme sofra entraves em certos momentos. Mais ainda porque a autora, se tem o privilégio de conhecer por dentro todo o processo, parece às vezes ter seus problemas de distanciamento.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Em definitivo, o jogo do poder não acabou para Murat. E o cinema é um instrumento dessa luta. [...] Por vezes, no entanto, o cinema escapa a esse discurso de poder, momentos em que o filme se torna mais interessante.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Instituto Moreira Salles

    por José Geraldo Couto

    "A Memória que Me Contam" é um acerto de contas legítimo, necessário e oportuno, que traz em sua própria textura as marcas (eu quase dizia as chagas) de sua excessiva aproximação com um objeto ainda ardente, espinhoso, radiativo.

    A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

    Zero Hora

    por Marcelo Perrone

    "A Memória que me Contam" aborda temas – alguns deles de forma premonitória – quentes no Brasil contemporâneo: do episódio Cesare Battisti à Comissão da Verdade. [...] O painel de interesses do filme é amplo, e talvez resulte dessa ambição a irregularidade da narrativa.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    Back to Top