Raça
    Regular
    Raça

Personagem maior que o filme

por Lucas Salgado

Com atuação marcante na TV americana, trabalhando como diretor e produtor de séries como 24 HorasCalifornicationHouse of Lies, o americano Stephen Hopkins ainda não obteve o mesmo desempenho nos cinemas. Fez vários filmes, como A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de FreddyPredador 2 - A Caçada ContinuaPerdidos no EspaçoSob SuspeitaA Colheita do Mal, mas nada que merecesse muito destaque. Agora, volta às telonas com Raça

O filme conta a história real do lendário Jesse Owens, atleta negro que brilhou nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, e acabou no que era para ser uma festa dos ideais de supremacia ariana de Hitler.

O personagem é incrível. A história é fascinante. O filme, no entanto, não é nada mais que ordinário. Tem bons momentos, alguns atores competentes, mas não oferece nada de novo. Como cinema, dá muito pouco ao seu espectador. Melhor seria ver um documentário real sobre Owens.

Race (no original) comete o pecado de tentar abraçar o mundo. Oferece tantos temas e tantas histórias, que a trama do Owens esportista acaba perdendo um pouco a força. Há uma sensação permanente de superficialidade. Passa por tudo correndo e de forma muito limpa.

Não é um filme ruim, mas também não ficará na cabeça do espectador. O elenco é bastante irregular. Stephan James está bem como Jesse Owens, mas o mesmo não se pode dizer do restante do elenco. Os veteranos Jeremy IronsWilliam Hurt surgem completamente desperdiçados, num núcleo deslocado da trama principal, que debate os debates internos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Jason Sudeikis não vai mal, mas parece em outro filme. Está sempre feliz e meio debochado. Como sempre, por sinal.

Estrela de Game of ThronesCarice Van Houten interpreta a famosa diretora Leni Riefenstahl, conhecida como a "cineasta de Hitler", figura marcante da máquina de propaganda nazista. Leni mereceria um filme só dela. Aqui, é jogada - mais uma vez - de forma superficial, que de certa forma até aliviou sua participação.

Diferentemente do feito de Owens, Raça não deixará sua marca no cinema.