A Grande Beleza
    • A Tarde
    • Cinema com Rapadura

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

O que o filme consegue é criar personagens inesquecíveis que perdurarão por muito tempo após a projeção, uma obra-prima, um banquete insaciável do qual se sai da sessão ainda sentindo todos os gostos, e até novos sabores que nem se cogitava ter experimentado na hora!

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

"A Grande Beleza" é, assim, um filme da decadência. Sobre o esplendor e a miséria da decadência, porque o ocaso de uma civilização pode ser tanto assustador como fonte de inspiração.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

O filme retrata esse vazio cheio demais, a perda de sentido coberta de interpretações, o peso da superficialidade constante nas queixas de nove entre dez adultos com quem tentamos manter esforços de diálogo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por André Miranda

Ao assistir a “A Grande Beleza” deve-se pensar se estamos diante de uma lente que amplia as idiossincrasias dos outros ou se aquelas cores todas que aparecem na tela não são apenas o reflexo de um espelho.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Acho "A Grande Beleza" um filme fascinante e o retorno da beleza às imagens do cinema italiano. Que seja bem vindo. Temos agora um novo cineasta genial para conferir.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Pierre Murat

O personagem sofre uma metamorfose, e o filme também se transforma. Sem jamais perder a ironia, Paolo Sorrentino passa insensivelmente, irresistivelmente, do excesso à moderação. E do profano ao espiritual.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weisseberg

Roma em todo o seu esplendor e superficialidade, artifício e essência, torna-se um banquete rico demais para ser digerido de uma vez só no denso e muitas vezes surpreendente "A Grande Beleza" de Paolo Sorrentino.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinepop

por Raphael Camacho

[...] criticando assiduamente a alta sociedade europeia, seus altos e baixos, [o diretor Paolo Sorrentino] coloca um recheio de exuberância, luxo, dança e glamour através do olhar do amadurecimento de um homem e seus passeios nas memórias.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

"A Grande Beleza" soa quase como uma exploração felliniana da Itália dos tempos de Berlusconi, combinando os tipos (e alguns traços de estilo) de Fellini com passagens contemplativas cujas narrações em off parecem tentar emular a sensibilidade de Terrence Malick – uma mistura que se revela mais apropriada do que poderíamos imaginar a princípio.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Estado de Minas

por Carolina Braga

O roteiro assinado por Paolo e Umberto Contarello envolve o espectador de tal modo que, pouco a pouco, nos damos conta de que nem tudo é o que parece. O estranho tem seu lugar.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Preview

por Mariane Morisawa

Em vez de fazer uma história linear, Sorrentino opta por usar pinceladas irônicas, formando um mosaico barroco da vida na cidade. É difícil de apreender tudo numa só sessão.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Lee Marshall

Embora esta releitura de Fellini proposta por Sorrentino adicione pouco conteúdo ao que o mestre já mostrou e disse muitos anos atrás, ela ainda é uma experiência cinematográfica incrível.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Um filme belíssimo, equivalente a um grande banquete composto de 78 pratos doces. Ele segue o estilo clássico de "A Doce Vida" de Fellini e "A Noite" de Antonioni, com uma melodia de tédio romântico das classes sociais que possuem a sofisticação e o tempo livre para apreciá-lo.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Bebendo na fonte dos filmes da era de ouro do cinema italiano, Sorrentino não deixa de mostrar o contraste de referências. Exibe a ruideza de uma música kitsch, cenários ao mesmo tempo opulentos e com rasgos de mau gosto.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cinema com Rapadura

por Arthur Grieser

Um roteiro irregular, entretanto, acaba por prejudicar um pouco a experiência. Recheado de diálogos excessivamente pretensiosos, o filme parece não saber exatamente qual história quer contar...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura