Críticas AdoroCinema do filme Constantino
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Constantino

1,0

Busca pessoal
De Francisco Russo

Existe uma vertente na seara dos documentaristas brasileiros que aposta no caráter familiar em seus filmes, como se o que é interessante para si fosse também para o público em geral. Assim foram feitos Passaporte Húngaro, Diário de uma Busca e Marighella – curiosamente, todos dirigidos por mulheres. Neles a busca por algo de interesse pessoal as fez rodar um filme sobre o assunto, uns melhores e outros piores não pela proposta apresentada, mas justamente pelo que conseguiam exibir além do pessoal. Constantino, dirigido por Otavio Cury, vai pelo mesmo caminho.

O objetivo do filme é redescobrir o avô, Daud Constantino Khoury, visitando locais onde ele esteve e vasculhando vestígios deixados no Brasil e na Síria, seu país de origem. Falecido há mais de 70 anos, ele ainda jovem deixou seu país natal devido à guerra entre muçulmanos e cristãos. Deixou escrita uma peça teatral, importante na época mas que foi esquecida com o passar dos anos. Em suas pesquisas, Otávio descobre que não há nem mesmo um livro escrito pelo avô na Síria e que ninguém sabe onde fica a rua que recebeu o nome dele como homenagem. Ou seja, foi praticamente apagado.

Tudo muito interessante... para a família de Otávio Cury, com certeza. Em meio a uma narração em off bastante artificial e diversos registros do passado, a partir de fotos antigas ou até mesmo vídeos caseiros, é apresentada uma busca que soa mais como retrato do parente perdido. Para piorar, a própria pesquisa não tem um foco claramente definido. Com cenas dispersas, o filme foge da linearidade como se divagasse pela Síria atual em busca de vestígios de um suposto tesouro, cujo valor o espectador não consegue perceber.

O único atrativo de Constantino é o passeio pelas ruas da Síria, onde pode-se perceber o choque cultural em relação à realidade brasileira. Ainda assim, é muito pouco diante do que o filme apresenta e do que se propõe a ser. Fraco.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

Nossas últimas críticas
A Bela e a Fera
  3,0

Será Que?
  3,0

Ventos de Agosto
  3,5

Todas as últimas críticas
Mais Esperados
Foto : Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
1. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

De Francis Lawrence

Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson

Filme - Drama

Trailer

2. A Bela e a Fera
3. Annabelle
4. Os Vingadores 2: A Era de Ultron
5. Velozes & Furiosos 7
6. O Protetor
7. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
8. Cinquenta Tons de Cinza
9. Drácula - A História Nunca Contada
10. Sin City: A Dama Fatal

 Mais filmes