Serra Pelada
    Você assistiu Serra Pelada ?

Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 22 de outubro de 2013
    Fotograficamente, é belíssimo. A direção de Heitor Dhalia é consistente. Ele é um diretor bastante correto e sabe bem o que faz. O filme, no entanto, peca muito na montagem, que é um verdadeiro desastre em certos momentos. Tenho certeza que essa história vai crescer quando transformada em minissérie, porque o filme sofre com a pouca duração que tem. Os dois protagonistas estão bem, mas quem arrasa no filme são Sophie Charlotte e Wagner Moura. Ela, por dar uma volta no cima bastante linda na carreira, entregando uma excelente performance em TV com Sangue Bom, e agora, no Cinema, ao fazer uma puta (sic) com uma entrega sensacional. Adorei o sotaque aliás, mesmo as exageradas no carioquês fizeram sentido à trajetória da personagem (vale lembrar que não conhecemos seu passado). Moura, por outro lado, destrói numa construção de personagem ímpar. Num filme onde todos os 'bad guys' fazem o mesmo tipo 'tresloucado' ele consegue reciclar o próprio estereótipo e usar a favor de si mesmo, narrativamente e interpretativamente falando. É o único personagem que transmite algum temor à plateia. Só acho que é um tantinho sabotado por um twist (extremamente mal explicado) que há no final. Mas isso é um dos problemas do filme, que raramente vai além de 'bom'.
    Marcos S.
    Marcos S.

Enviada em 27 de outubro de 2013
    Para quem aprecia um bom Filme com um ótimo roteiro, belo tratamento de imagem, ótima direção de fotografia e edição de áudio impecável deve assistir o filme. Além disso a atuação de Juliano Casarré e Júlio Andrade perfeitas. Dificilmente encontraríamos atore que ficassem tão bem nos personagens como eles ficaram. Para quem aprecia o gênero comedia Também o filme não deixa o público decepcionado a senas que rançam o risos da plateia facilmente. Contando a recente história do nosso pais o filme situa o espectador no tempo e espaço dos anos 80 sem deixar de contextualizar as mudanças que ocorreram no pais nesse período.
    Porém deixa claro que o tempo na Amazônia, Pará , não seguia o mesmo tempo do restante do pais. Com um pensamento critico a direção do filme consegue discutir as relações humanos e até quando a amizade sobrevive sendo colocada a prova diante do dinheiro e o poder. Como também questionar o quanto o home é capaz de abandonar seus valores e ideais em busca de dinheiro. Talvez o enredo peça do espectador um pouco de raciocínio, pois ao contraria das comédias baratas campeãs de bilheteria, não é um filme feito apenas para ir em quanto o espectador digere o seu jantar, mas sim propõe uma reflexão sobre o ser humano e seus valores existências em fim faz o espectador sair do cinema refletindo sobre si e sua contribuição para a mudança do nosso pais.
    William D.
    William D.

Enviada em 23 de outubro de 2013
    Filme tipicamente brasileiro, com músicas nordestinas, linguajar de baixo calão e aquilo que se espera das mazelas da sociedade regada e envolvida ao dinheiro fácil. Só que não mais um filme brasileiro, os fatos como pano de fundo da história enriquecem o conflito do filme e dão mais valor a cada personagem em si. Criatividade é o seu ponto mais forte.
    Um filme a ser visto e apreciado, tanto pela carga cultural, como pelo olhar crítico da ambição do ser humano e o mundo que envolvem em si e os molda como pessoas.
    Tiago D.
    Tiago D.

Enviada em 29 de outubro de 2013
    Miséria + poder + a utopia de ganho rápido e fácil = Serra Pelada, local onde o homem é testado até o seu limite. Bem realista o filme. Vale conferir!
    Milene H.
    Milene H.

Enviada em 30 de outubro de 2013
    um filme baseado em cenas reais sempre me prende, e não foi diferente com Serra Pelada, achei as interpretações ótimas, Juliano Cazarré está demais como o "grandão", assim como os outros atores são especiais, gostei da história, da produção, do filme todo!!!!
    Enviada em 20 de outubro de 2013
    História e ficção juntos, numa envolvente trama sobre amizade, traição e poder, com base no que foi a realidade da Serra Pelada.
    danilo s
    danilo s

Enviada em 8 de julho de 2015
    Bom filme com uma boa fotografia e atuação primorosa de Wagner Moura e Juliano Cazarre.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 24 de julho de 2015
    Bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    RonaldLuis
    RonaldLuis

Enviada em 24 de outubro de 2013
    Para quem não viveu ou era criança no início da década de 80 (meu caso), "Serra Pelada" é uma aula de história ao apresentar a serra brasileira localizada no estado do Pará, que se tornou muito conhecida durante a década de 80, quando houve uma "corrida do ouro", o que acabou tornando o local o maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro.
    O que conhecia da história de Serra Pelada, havia sido apresentado no filme "Os Trapalhões na Serra Pelada" (1982), onde a trupe dos Trapalhões aprontavam altas confusões na região. Vi este filme nas sessões da tarde quando era criança, no entanto, este longa é o décimo filme de maior público da história do cinema brasileiro.

Com um roteiro de ficção bem elaborado e uma produção digna, Heitor Dhalia nos apresenta uma possível história real de dois garimpeiros, Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade), grandes amigos que ficaram empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, e deixaram São Paulo na busca do tão sonhado ouro de Serra Pelada. Ambos vão narrando a história e nos apresentando como funcionava aquela estrutura, bem como as mudanças que foram acontecendo com o passar do tempo.

Sem perder muito tempo, chegamos ao maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. No entanto, vemos claramente a personalidade de Juliano mudando na ânsia pelo poder, enquanto que Joaquim, que era professor da rede pública e prezava por alguns valores, aos poucos vai cedendo e caindo no redemoinho de amoções provocados pela busca pela riqueza e bens materiais. O drama de Joaquim que deixou uma esposa grávida, chega a ser comovente. A amizade vai se declinando com o passar do tempo, e o roteiro conduz bem essa perspectiva.

O elenco está muito bem. Juliano Cazarré e Júlio Andrade estão em excelentes atuações. Fico imaginando o que Wagner Moura teria feito no papel de Juliano... O ator, que também produziu o longa-metragem, permaneceu no elenco, interpretando um papel menor que se adequasse dentro de sua agenda de trabalho. Seu personagem mais uma vez é icônico. Sophie Charlotte que estreia no cinema neste filme, também faz uma excelente atuação. Isso sem falar que ao todo foram usados cerca de 1600 figurantes durante as filmagens...

A produção caprichou inclusive na recriação do garimpo de Serra Pelada, na cidade de Mogi das Cruzes, em uma antiga mineradora que tinha uma cava equivalente a dois campos de futebol e com 100 metros de profundidade. Os cenários da vila, prostíbulos e bares foram filmados em Belém, no estado do Pará para prestigiar a região, muito justo por sinal. Já o acampamento dos garimpos foi rodado em um aterro sanitário localizado no pólo cinematográfico de Paulínia, São Paulo. Algumas imagens reais também foram inseridas, comprovando o cuidado que houve inclusive com as pesquisas de produção.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 21 de outubro de 2013
    É um bom filme, mas não uma superprodução. As limitações técnicas do cinema brasileiro atrapalharam. O enredo ficou um pouco truncado e, em alguns momentos faltou continuidade. Tentou-se contar tudo o que rolou em Serra Pelada e não houve espaço. Algumas cenas poderiam ser melhor desenvolvidas e outras eram desnecessárias. Vale a pena. Recomendo.