Antes da Meia-noite
    • Cinética
    • Rubens Ewald

Chicago Sun-Times

por Pablo Villaça

Esta é a genialidade de "Antes da Meia-noite": teria sido mais fácil construir um terceiro capítulo romântico, para servir de clímax aos outros dois, mas Linklater, Delpy e Hawke escolhem tratar Jesse e Celine como um casal maduro. O filme oferece um olhar apropriado e natural à experiência do amor consumado.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Quem se dispuser a ouvir o blá-blá-blá ora cômico, ora patético, ora irritante de Jesse e Celine pode voltar a acreditar que o cinema ainda tem o que dizer.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A. O. Scott

Essa é parte da genialidade, e também da intregridade, da franquia. É difícil pensar em outro casal de amantes no cinema recente que tenha passado menos tempo tentando seduzir o público. Toda a atenção deles está voltada para eles mesmos, e nós somos testemunhas íntimas...

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Tim Grierson

Por sua estrutura, "Antes da Meia-noite" é um exercício mais difícil e sutil [que os anteriores], mostrando como a paixão pode durar apesar da dor e das decepções. Talvez por isso seja tão gratificante que este seja de longe o filme mais engraçado da série.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Justin Chang

Um dos melhores filmes de romance dos tempos modernos chega ao seu capítulo mais rico e completo com "Antes da Meia-Noite". Magnífico, melancólico, hilário e catártico...

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Cláudia Laitano

O certo é que o público, como nos filmes anteriores, sai do cinema torcendo para que Jesse e Celine continuem viajando pelo mundo, e para o futuro, levando todos nós na carona. Antes que o mundo acabe.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineplayers

por Heitor Romero

Nessa suspensão momentânea a que estamos submetidos quando analisamos uma trilogia tão bela quanto essa dirigida por Richard Linklater, o que ficam são as lembranças de ter vivido a experiência de crescer ao lado de Jesse e Celine, aprendido junto com eles e envelhecido junto com eles.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

CineClick

por Roberto Guerra

Um filme que extrai sua força e poder de atração de diálogos prolíficos que se estendem por longas tomadas.[...] Um filme para o Dia dos Namorados de quem nunca desiste de amar, mas sabe que na vida real os romances não são como nas telas de cinema.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Vigoroso, "Antes da Meia-Noite" mantém a qualidade de seus antecessores e formatando temas universais para a relação a dois. Jesse e Celine são personagens opostos e fascinantes, e o filme em que habitam é tão fascinante quanto.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Julien Marsa

Entre a perspectiva do passado e a do futuro, [...] marcada pelo prazer da narrativa no tempo presente, elabora-se esta inteligente comédia humana, mais profunda do que a simples comédia romântica que ele poderia parecer.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Mariana Peixoto

É admirável o que o diretor e a dupla de atores fizeram com os personagens: optaram pelo caminho mais difícil, que certamente não vai agradar a todos.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

O resultado é uma longa, às vezes irritante, mas sempre inspiradora DR. Romance para quem pensa e se questiona.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

O Globo

por Rodrigo Fonseca

História de amor sem idealizações, sujeita a rusgas, rugas e celulites, o filme é o terceiro capítulo (e que venham outros!) de uma trilogia iniciada em 1995.[...] Agora é hora de balanço, de avaliar o que sobrou e arriscar o que virá. Papo de quem sabe os riscos do tempo, matéria-prima do cinema lírico de Linklater.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Mariane Morisawa

"Antes da Meia Noite" é mais realista que os dois anteriores, e isso é bom. Sinal de que o diretor, atores e personagens cresceram junto com o público que os acompanha há 18 anos.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rolling Stone

por Peter Travers

No que diz respeito a comédias românticas, "Antes da Meia-Noite" está um passo à frente – é quase perfeita. [...] O roteiro, elaborado por Linklater e pelos dois atores, captura a intensidade e a evanescência do amor.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Chronic'art.com

por Yal Sadat

Decidido a colocar sentido no filme através das falas dos personagens, o autor abandona o estilo de Rohmer para reencontrar o americanismo puro. Céline e Jesse tornam-se interessantes novamente quando são fechados em um espaço e tempo limitados, exteriores ao cotidiano.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinética

por Fabian Cantieri

Dessa dialética, imposta por uma mise en scène mais naturalista que o Preminger mais natural, nasce uma combustão. E se existia um teor de espontaneidade e ineditismo na relação entre o casal nos dois primeiros filmes, neste o que sobrevem é a árdua briga com a mundanidade do cotidiano [...]

A crítica completa está disponível no site Cinética

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Acho engraçado que eles não descem a detalhes e pormenores do relacionamento, ou dificuldades objetivas. Tudo é uma conversação quase literária em que discutem genericamente sobre opções de vida...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald