Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Êxodo: Deuses e Reis
    Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Êxodo: Deuses e Reis" e da sua filmagem!

    Filmes bíblicos

    Este é um de dois filmes de grande orçamento do Antigo Testamento a serem lançados em 2014, o outro sendo Noé.

    Uma troca de papéis

    Darren Aronofsky originalmente queria Christian Bale para interpretar o papel principal em Noé mas Bale recusou devido a conflitos de agenda. O papel eventualmente foi para Russell Crowe, um colaborador frequente nos filmes de Ridley Scott. Bale foi posteriormente escalado como Moisés, outra figura bíblica, neste longa dirigido por Scott.

    Surpresa!

    Joel Edgerton descobriu que tinha conseguido o papel de Ramsés quando recebeu múltiplos emails de parabéns de pessoas que haviam visto a escalação do elenco na internet.

    Eles disseram não!

    Oscar Isaac e Javier Bardem declaradamente recusaram o papel de Ramsés.

    Discussão polêmica

    Em uma entrevista a revista Esquire, Ridley Scott chamou religião de "a maior fonte de mal", explicando: "Todo mundo está brigando uns com os outros em nome de seu deus pessoal. E a ironia é, por definição, provavelmente eles estão adorando o mesmo deus". Em outra entrevista, Scott afirmou que ser agnóstico foi uma boa qualidade para dirigir uma história bíblica "porque eu preciso me convencer de que a história funciona."

    Filmagens

    Filmado em 74 dias.

    Adição de subtítulo

    O filme foi originalmente chamado simplesmente de "Êxodos", porém mais tarde recebeu o subtítulo de "Deuses e Reis" pois, a 20th Century Fox não poderia adquirir os direitos para "Êxodos" sem a colaboração da MGM, que detém os direitos pelo filme não relacionado Exodus (1960) .

    Antigo intérprete de Moisés

    Ben Kingsley que interpreta o personagem "Nun" neste filme, retratou Moisés no filme Bíblia Sagrada - Moisés (1995), onde Ben Kingsley resgata o povo judeu da escravidão no Egito.

    Preparo literário

    Para o preparo do papel de Moisés, Christian Bale aprendeu rapidamente o básico da escola dominical e mergulhou nas escrituras e obras literárias. Ele leu os primeiros cinco livros da Bíblia, o Alcorão, assim como o clássico de Louis Ginzberg, "Legends of the Jews" e Jonathan Kirsch "Moses, A Life".

    Outro Moisés

    Deuses e Reis também foi o nome de um outro filme de Moisés, uma vez em desenvolvimento sob a direção de Steven Spielberg.

    Intérprete de Jesus

    Além de Moisés, Christian Bale já havia interpretado outra grande figura bíblica - Jesus de Nazaré no telefilme, Mary, Mother of Jesus (1999).

    Parceria

    Primeira colaboração entre Christian Bale e Ben Kingsley.

    Homenagem

    O filme foi dedicado a Tony Scott, irmão de Ridley Scott morto em 2012.

    Moisés e Batmans

    O papel de Moisés foi anteriormente desempenhado por Val Kilmer em O Príncipe do Egito (1998). Kilmer, como Christian Bale, também interpretou Batman.

    Terceira dimensão

    Primeiro filme 3D de Christian Bale.

    Cor da pele

    Houve controvérsia em torno da cor da pele dos atores que interpretam os personagens principais. Uma vez que o filme se passa no Egito, teve rumores de que a coisa certa a se fazer, seria a de todos os atores terem pele escura.

    Pai e filho

    Christian Bale já apareceu em Treasure Island, oposto a Charlton Heston, e dirigido por seu filho, Fraser Clarke Heston. Ambos os Hestons interpretaram Moisés em Os Dez Mandamentos (1956).

    Terceira vez

    O filme é a terceira colaboração entre o diretor Ridley Scott e o roteirista Steven Zaillian. Eles já trabalharam juntos em Hannibal (2001) e O Gângster (2007).

    Ambos em Batman

    Christian Bale e Ben Mendelsohn integram o elenco de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

    Substituto

    Moisés tinha mais de 80 anos de idade quando o Êxodo ocorreu (ele tinha 40 anos quando deixou o Egito e percorreram Midia por 40 anos antes de voltar para o Egito). Desde que era um orador pobre, ele pediu a Deus para desculpá-lo da busca, mas Deus lhe disse para usar seu irmão, Aaron como pregador.

    Dobro do tempo

    Este filme é exatamente 1 hora e 10 mintues menor do que Os Dez Mandamentos (1956), que é rodado em 3 horas e 40 minutos.

    Casamento étnico

    A canção de casamento no momento de Moisés com Sapoorah é em turco. A moda nupcial é também étnica no gosto para Turco & Curdo.

    Segunda parceria

    Ben Mendelson e Joel Edgerton protagonizaram Reino Animal (2010).

    Versão lírica

    A música ouvida quando Moisés fala ao Mensageiro é uma versão ligeiramente modificada do prelúdio para a ópera de Richard Wagner "Das Rheingold".
    Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
    • Cinquenta Tons de Cinza (2015)
    • Cinquenta Tons Mais Escuros (2017)
    • Love (2015)
    • Extraordinário (2017)
    • Cinquenta Tons de Liberdade (2018)
    • Parasita (2019)
    • Vingadores: Ultimato (2019)
    • O Homem Invisível (2020)
    • Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
    • O Hóspede (2014)
    • Coringa (2019)
    • Aves de Rapina - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020)
    • A Cinco Passos de Você (2019)
    • After - Depois da Verdade (2020)
    • Jovem e Bela (2013)
    • Resgate de uma Vida (2010)
    • A Centopéia Humana (2009)
    • Corra! (2017)
    • Sonic - O Filme (2020)
    • Superação - O Milagre da Fé (2019)
    Back to Top