Sniper Americano
    • The Guardian
    • Críticos.Com.Br

Almanaque Virtual

por Rodrigo Fonseca

O “grande filme” aqui deve ser entendido não apenas por conta das questões existenciais operacionalizadas por Eastwood mas também pelo vigor formal da narrativa. É a câmera de Eastwood que justifica a excelência deste épico bélico sobre um Moisés de farda.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Eastwood nos projeta no terrível pantanal em que os norte-americanos se afundam no Oriente Médio, um Vietnã urbano, onde nem ao menos se distingue o amigo do inimigo. Na terrível aridez de "Sniper Americano", aos gritos de "herói, herói" responde a frase [...] na guerra, o único heroísmo é sobreviver.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Um tenso, vívido e triste conto da vida breve do atirador mais realizado nos anais militares dos EUA, "Sniper Americano" é uma obra muito equivalente – em tema, trama e qualidade – a "Guerra ao Terror".

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineplayers

por Guilherme Bakunin

Eastwood modela representações norte americanas num contexto norte americano pois é a respeito da própria identidade que um artista pode, com verdadeira consciência, dissertar. Enquadrar uma história em um terreno específico não significa, nem de longe, dar as mãos a um suposto imperialismo.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

A Tarde

por Redação

[...] "Sniper Americano" cumpre o papel de uma cinebiografia e, apesar de carregar nas tintas a favor de Kyle, se destaca como um dos melhores filmes de guerra recente.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Chicago Sun-Times

por Glenn Kenny

"Sniper Americano" comprova o ditado "nunca subestime um autor" [...] Abrindo com um momento de suspense brutal e decisivo para o seu personagem-título, Chris Kyle, o filme estabelece sobre o que será – e o que não será – de forma simples, mas quase de tirar o fôlego.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Em alguns momentos, a fita lembra “Tropa de Elite”, não apenas nas sequências de treinamento para os SEALs, que remetem às do BOPE, mas especialmente ao mostrar a incapacidade Chris em desapegar da guerra e voltar de fato para casa...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Ao personalizar a luta de Kyle, criando vilões bem identificados (como o sniper que persegue o “herói”), o longa tem mais facilidade para envolver os espectadores que certamente protestariam contra a ideologia do atirador...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

[Clint Eastwood] vem problematizando certos valores centrais da cultura americana e, em particular, a figura do herói justiceiro. Seu novo filme é um passo adiante nesse processo.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Mario Abbade

A tempestade que envolve o confronto em cena reafirma como nebulosas as razões de Kyle, explicitadas em valores simplórios (Deus, pátria e família). É cinema feito nos detalhes, e sobre um assunto espinhoso, o que torna necessário abandonar visões simplistas como a de Kyle.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Natália Bridi

[Eastwood] constrói o filme como um estudo psicológico do personagem-título. Desfaz o mito para entender não o guerreiro, mas o homem disposto a sacrificar tudo pelo seu país. Troca a grandiloquência da guerra pelas observações intimistas. Ao mesmo tempo, não abandona os elementos de entretenimento.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Variety

por Justin Chang

Uma performance soberba de Bradley Cooper é a âncora da dramatização pungente e reflexiva da vida do oficial da Marinha dos Estados Unidos Chris Kyle dirigida por Clint Eastwood.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Roger Lerina

O mestre da narrativa fílmica dosa ação e reflexão com sabedoria, fazendo com que "Sniper Americano" transcenda o mero filme de guerra patriótico — apesar do debate suscitado nos EUA a respeito da maneira como contrapõe americanos e iraquianos.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Neusa Barbosa

Clint Eastwood exerce suas melhores virtudes – e, para seus críticos, alguns de seus piores defeitos. Nada que diga respeito à técnica, porém. Até detratores do filme [...] reconhecem que, em fotografia, montagem, som e tudo o mais, o filme é impecável. A divergência está na política.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Rolling Stone

por Peter Travers

[Bradley] Cooper, que dá tudo o que tem e um pouco mais, é puro músculo em sua imersão na pele de Kyle, um rapaz do Texas como qualquer outro, mas que enxerga o mal que há no mundo e decide fazer algo a respeito. Toda a dor é visível nos olhos do militar...

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

CineClick

por Daniel Reininger

[...] as cenas de combate são interessantes e o roteiro bem amarrado, mas o filme funciona melhor quando Clint Eastwood acompanha de perto os conflitos internos do protagonista. A sequência inicial, na qual Kyle decide ou não se deve derrubar um menino iraquiano, é pesada, intensa e traz todo o horror da guerra...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinepop

por Raphael Camacho

"Sniper Americano" é o tipo de filme que os americanos adoram, [...] mas que sempre deixa a desejar aos olhos atentos de muitos cinéfilos. [...] Um fato que devemos louvar é o desejo e empenho de Clint [...] A cena da tempestade de areia é brilhantemente bem conduzida, impressiona.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de Minas

por Mariana Peixoto

As cenas dos tiros abusam dos closes e das balas em câmera lenta. O rígido treinamento para entrar para os Seals, descrito com riqueza de detalhes no livro, é apresentado em cenas descuidadas.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

The Guardian

por Peter Bradshaw

Poderia ser Clean Harry o título alternativo para a sem graça, nada sutil e preocupantemente estúpida celebração de Clint Eastwood a Chris Kyle, um verdadeiro Seal da Marinha dos EUA e atirador destemido, famoso por 160 mortes confirmadas no Iraque. [...] Aqui, porém, não há nada da subversão ou sagacidade de Harry.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Críticos.Com.Br

por Marcelo Janot

No Iraque de “Sniper Americano” não há espaço para iraquianos inocentes. Civis ou militares, todos eles são maus como o diabo, como a cartilha maniqueísta de Hollywood nos ensinou em seus piores filmes.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br