Sniper Americano
Bom
Sniper Americano

Com as mãos sujas

por Lucas Salgado
Sniper Americano é um filme que vem levantando polêmicas desde sua estreia nos Estados Unidos. O longa foi um sucesso imenso de público, faturando mais de US$ 300 milhões só nos EUA. Para terem uma ideia da força do número, este é maior que a bilheteria somada de todos os outros sete indicados a Melhor Filme no Oscar 2015.Por outro lado, a produção recebeu vários ataques por parte da imprensa e de grupos liberais pela forma como trata como herói seu protagonista e, principalmente, por oferecer uma visão rasa e estereotipada dos últimos conflitos militares envolvendo os Estados Unidos. Toda polêmica gera algumas perguntas, mas duas se destacam: 1) o filme é merecedor de tais críticas?; 2) o filme é merecedor de tamanho sucesso? Curiosamente, a resposta é uma só para as duas perguntas: sim!Ainda que ideologicamente falho (o que vamos discutir mais à frente), temos que reconhecer que trata-...

• ?talo G.

US$ 300 bilhões?

• Henrique Klein

Ótima crítica, também percebi o mesmo quando vi o filme.

• Sidney M.

Não. 300 milhões.

• Sidney M.

Bom filme. Cenas de ação bem trabalhadas, e um drama bem desenvolvido sem ser melodramático. Recomendo assistir no cinema.

• Ivan Sousa

Indicações jogadas no lixo...

• Luiz Claudio A.

Vou assistir mais tarde e darei minha opinião. Li sua crítica e me ajudou a decidir. Achei melhor que a do G1, que foi na mesma linha, valorizando a questão geo-política, ou melhor, desvalorizando o filme por não valorizar isto. Haja valor ou falta dele!... Lucas, estou tentando te enviar uma mensagem privada mas não encontro como. Pode me passar um e-mail ou sua conta no facebook, onde existem vários Lucas Salgado.

• Ivan Sousa

Também não...

• Celso M.

O filme é muito bom, mas não é espetacular . Obviamente os americanos foram em massa aos cinemas, pois admiram filmes de guerra, mas vamos ao filme: As atuações, principalmente de Bradley Cooper são impecáveis, o enredo interessante e causa muita tensão e repulsa em algumas cenas, mas as tomadas com dramas pessoais são extensas e entediantes. Não é um filme para agradar multidões, mas sem dúvida é uma obra bem produzida. O diretor, Clint Eastwood extendeu tanto o filme que esqueceu de terminá-lo, mas aconselho.

• Israel O.

Filme bom. Contudo a abordagem do assunto é unilateral. Clint Eastwood ainda é um diretor muito bom mais sinto saudades do tempo em que ele fazia cinema com a realidade e não "verdades" e os exemplos disso são Cartas de Iwo Jima e Conquista da Honra que abordaram em cada filme a mesma situação de perspectivas diferentes.

• Aurelio C.

Realmente uma grande decepção este panfletário e abominável patriotada do Clint que parece ter voltado a era Reagan e aqueles filmes que fez na época como o Destemido Senhor da Guerra e Raposa de Fogo e não o Clint que deu um retrato coerente e real da Segunda Guerra Mundial em A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima.
    Espero que não seja a última obra de Clint para ele ter tempo de se redimir deste amantoado de clichês e com um cortejo fúnebre no final celebrando uma insanidade.

• Advogado A.

Muito bom filme, retrata a realidade e conflitos de um herói de guerra.

• Andrew Garfield

Quando lançarem Sniper Brasileiro eu assisto.

• Mar?lia Gabriela L.

Quando o roteiro e a direção não levam a história como um todo e torna dicotômico um acontecimento que tem várias variáveis, ele empobrece sim o filme. Achei a nota do Adoro Cinema certíssima.

• Antonio F.

O livro é bom porque é franco, honesto com os fatos . O filme tem muitas distorções.

a seu zé ruela

vsfd

• miguel a.

man e muito fodá por que fala sobre um pisicopata joguem uberstrike melhor jogo do mundo