Cidade de Deus - 10 Anos Depois
    • O Globo
    • Rubens Ewald

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

[o diretor] conseguiu captar verdadeiramente os sentimentos e opiniões de seus entrevistados, sem censura. Por outro lado, embora tenha levantado temas importantes, não se aprofundou em nenhum.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Críticos.Com.Br

por Marcelo Janot

Ao mostrar os rumos tomados por aqueles meninos de favela que de uma hora para outra se viram alçados ao estrelato por um filme concorrente ao Oscar, o doc trata sobretudo de sonhos, muitos deles desfeitos pelo choque brutal com a realidade.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Papo de Cinema

por iliriana Rodrigues

O fato de dar certo como ator não é mais fator principal, e sim, o fato de dar certo na vida diante das circunstâncias nem sempre favoráveis. Para alguns, o filme foi um ritual de passagem, um impulso artístico.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

Após um início “excitante” que evoca CDD em Cannes, é como se o filme fosse aos poucos caindo na real, culminando com um libelo contra a desigualdade racial na sociedade brasileira – algo que me soa discutível quanto à adequação a este documentário.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

O Globo

por Daniel Schenker

O impacto causado pelo filme, exibido no Festival de Cannes e indicado ao Oscar, reverberou nas trajetórias dos atores. Alguns, porém, não conseguiram continuar na carreira e voltaram a enfrentar limitações econômicas.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Talvez na época em que foi rodado tivesse maior impacto, embora não passe de um making of em busca de um escândalo [...]. Não apenas deixa de lado entrevistas/depoimentos de atores importantes do elenco, como [...] principalmente os responsáveis pelo projeto...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald