Rânia
    • Cineweb
    • Folha de São Paulo

A Tarde

por João Carlos Sampaio

"Rânia" é um filme feminino no olhar e com personagens que tratam muito deste sentido, de ser mulher, no Nordeste e oriunda da classe econômica menos privilegiada. Trata com seriedade o seu tema e com uma sinceridade gritante.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

O Globo

por Daniel Schenker

Nessa investida no terreno da ficção, a cineasta sublinha a falta de oportunidades profissionais dos jovens de periferia. Transcende, porém, essa abordagem ao mostrar, através de Rânia, a possibilidade de expressão por meio do corpo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

CineClick

por Roberto Guerra

Dirigido com delicadeza e sensibilidade, "Rânia" escorrega eventualmente na construção dos diálogos.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Alysson Oliveira

O grande acerto de Roberta Marques, em seu primeiro longa de ficção, "Rânia", é exatamente este: saber explorar o que o tema tem a oferecer e contornar as limitações, seja no tema ou no orçamento.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

Com planos que privilegiam as expressões faciais e corporais da atriz, o filme abre espaço para a alusão, para o não dito, em vez de mostrar e explicar tudo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo