22 de março de 2013 No cinema | 1h 25min | Drama
    4.5
    Vou ver

Sinopse

Não recomendado para menos de 14 anos

Fortaleza, Ceará. A adolescente Rânia (Graziela Felix) passa seus dias entre a escola municipal, os afazeres domésticos e o trabalho em uma barraca. Seu grande sonho, no entanto, é de se tornar dançarina. Com sua melhor amiga, Zizi (Nataly Rocha), Rânia descobre o Sereia do Norte, regada a festas e orgias, e passa a ganhar dinheiro com a vida noturna. Quando conhece a coreógrafa Estela (Mariana Lima), a garota tem sua grande chance de enfim se tornar dançarina profissional, mas para tanto precisa enfrentar a intransigência dos pais.

Fraco

O sonho e a realidade

por Francisco Russo
    Rânia é uma garota que leva uma vida bastante parecida à de tantas outras do local onde mora. De origem humilde, divide seu tempo entre ajudar a mãe nos afazeres de casa e na labuta diária como costureira, com os estudos no colégio e trabalhando como ajudante em um quiosque na praia. Seu grande prazer é dançar; o sonho é viver da paixão. Apesar de se dedicar às aulas de dança no colégio, a única saída aparente é se apresentar em uma boate. Até o surgimento de uma badalada coreógrafa, que pode levá-la para sua companhia de dança. A história de Rânia, o filme, é um olhar sobre um momento de vida de Rânia, a personagem principal interpretada com garra por Graziela Felix. Vivendo em meio ao possível, ela aspira sonhos ao mesmo tempo em que se adequa à realidade. Há no filme um lado muito forte no sentido da denúncia, da falta de perspectiva dos jovens em um cenário de vida tão limitador. Por

Trailer

Personagem : Belga

Fotos

Curiosidade das filmagens

Festivais

Além de participar da competição oficial do festival de Roterdã em 2012, Rânia foi o vencedor da Première Brasil - "Novos Rumos" no Festival do Rio, em 2011.

Detalhes técnicos

Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

Mais filmes : Melhores filmes do ano 2012, Melhores filmes Drama, Melhores filmes de Drama de 2012.